quarta-feira, 3 de março de 2010

PASSANDO A LIMPO O PRETO NO BRANCO

Neste momento, está começando no STF - com típico atraso brasileiro - uma audiência pública de importantíssimo valor histórico.

Audiência Pública sobre Políticas de Ação Afirmativa de Reserva de Vagas no Ensino Superior

Serão três dias de apresentações de vários agentes (veja aqui o programa): historiadores, antropólogos, sociólogos, juristas, advogados, médicos, movimentos sociais. Tantos olhares diversos para tocar em temas fundantes do nosso estado de direito e do nosso pacto societário e de nossas históricas iniquidades sociais.

A TV Justiça transmite durante os três dias. O tema é polêmico mas incontornável. Os que conseguirem acompanhar, sintam-se à vontade para comentar aqui e compartilharmos perspectivas. 

Um comentário:

Gustavo Carvalho disse...

Nunca é demais lembrar que cabe ao DEM (os neo-escravocratas do antigo PFL, ARENA,etc) o protagonismo reacionário de cancelar esse mecanismo de restituição histórica das políticas afirmativas. Além da questão abstrata e controvertida dos princípios, estamos falando de processos já consolidados de inclusão. No caso das cotas nas universidades, pesquisa do Laboratório de Políticas Públicas da UERJ atesta: até o fim de 2009, ao menos 93 universidades já adotavam algum tipo de cota. Entre elas, as que usam cotas de recorte racial chegavam a 67.
Quem viver verá!