sábado, 19 de junho de 2010

Capitalismo - Uma História de Amor

Em tempos de euforia com o desenvolvimento brasileiro e com a ampliação da classe média, pode ser muito "inspirador" assistir o último filme do provocador cineasta Michael Moore. Grande crítico da sociedade estadunidense e das relações umbilicais das grandes corporações com o governo dos EUA. Moore apresenta uma história do capitalismo nos EUA das últimas décadas e a devastação social é acompanhada pela corrosão das características do sonho americano: Emprego, casa, carro, férias, saúde, previdência, competição, consumo, consumo e consumo.

Nas palavras de um desolado trabalhador aposentado que perdeu a sua casa hipotecada:
"- Vai haver uma rebelião entre os que tem tudo e os que não tem nada. Não entendo. Já não há nada entre eles. Aqui estão os que têm tudo e os que não têm nada”.

Crise social e devastação moral.

Há alguma solução política? Este é o desafio.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Saramago em "Janelas da Alma"

A atenta e atenciosa amiga Walnize Carvalho brinda-nos com a dica do depoimento de Saramago no documentário "Janelas da Alma".
O áudio não está muito bom, mas o esforço é recompensador.

Livros para desassossegar

"De forma serena e tranquila" : Adeus a um grande humanista!


"Hoje, sexta-feira, 18 de Junho, José Saramago faleceu às 12.30 horas na sua residência de Lanzarote, aos 87 anos de idade, em consequência de uma múltipla falha orgânica, após uma prolongada doença.
O escritor morreu estando acompanhado pela sua família, despedindo-se de uma forma serena e tranquila."

Fundação José Saramago
18 de Junho de 2010




quinta-feira, 17 de junho de 2010

Núcleo da Copa IX


VIVA MÉXICO!

Um dia interessante para a Copa da África com um salto considerável da média de gols: Argentina (confirmando seu status de favorito!) 4x1 Coreia do Sul; Grécia 2x1 Nigéria e por último, mas não menos importante, México 2x0 França.

Núcleo da Copa VIII


Para descontrair o dia e como não tenho know how suficiente para analisar partidas de futebol, vamos aos bastidores da Copa. Já é divulgada na própria Rede Globo, a campanha, CALA A BOCA, GALVÃO!
Obviamente, a Globo, preocupada em não levar mais uma bola nas costas, saiu em defesa do seu principal comentarista de esportes (?!!) e, para variar, resolveu distorcer o intuito da campanha. Fez uma matéria sem mostrar (como de costume), o verdadeiro objetivo, que é achincalhar o apresentador, e ainda, ressaltou que ele entrou na brincadeira.
Claro, em frente as câmeras ... Mas que ele deve estar p...da vida, deve. E que os colegas da editoria de esportes devem estar rindo muuuuito. Isso tenho certeza!!
O site Conversa Afiada, ainda destaca:

Estatísticas Galvão Bueno

Depois da dificílima vitória sobre a tradicional Coréia do Norte, lhes mando as estatísticas do narrador que calado é um poeta:

Foram apenas 14 narrações informativas, no formato: “jogador A passa para jogador B”.

Sendo TODAS elas em jogadas no Brasil. Ou seja, nem no gol dos coreanos ele narrou direito a jogada.

No primeiro tempo ele foi mais atento e, destas 14, fez seu trabalho em 9 oportunidades. As outras 5 foram na segunda etapa, tempo com 3 gols e muita ladainha.

Salvei também duas pérolas:

“Recebe Michel ALVES”

“Empate mais cedo entre Portugal e COSTA RICA”

Que beleza, amigos, haja coração e saco para aguentar tal tagarelante narrador.

Não à toa há o clamor nacional: CALA, BOCA GALVÃO!


Em tempo: Poderíamos lançar a campanha, CALA A BOCA, GAROTINHO!! Acho uma boa idéia. Quem vai aderir?

quarta-feira, 16 de junho de 2010

A "covardia" do "processinho"


Um evento de massa (anabolizado por diversos "e$tímulo$ seletivos") avaliado em 2000 pessoas pela PM pode ser considerado um sucesso? Mesmo aceitando a versão oficial garotista que garante ter contado 10000 presentes, a inconsistência dos discursos (meramente reativos à derrota iminente), a defesa patética da famiglia e a triste bonomia da multidão (a conferir na foto!) denunciam categoricamente: é o fim!

E para completar, o dedicado e impoluto deputado sobremesa comete um gesto temerário de fidelidade: desafia o TRE denominando a decisão judicial em questão de "processinho"! Bem, deve ser o hábito de pensar em diminutivo!

Com a palavra o TRE.

Convite aos "Desocupados"

"OS BLOGUEIROS DESOCUPADOS CONVOCAM....











... para o ENCONTRO DOS BLOGUEIROS DESOCUPADOS, dia 18/06 (sexta-feira) às 20 horas, no mais novo point de Campos, o MPBar situado à rua Alonso Coelho da Silva, nº 34, esquina com a rua major Euclides Maciel sob direção de Lolô e Patrícia Bueno, a Lindinha aqui do Estou Procurando o que Fazer."

A nota foi roubada lá da minha querida amiga Jane Nunes.

Com certeza vamos passar por lá, afinal a primeira Lindinha fui eu.

Núcleo da Copa VII



A quarta-feira de Copa comprova a tese de que o futebol é universo total ou uma realidade a parte com leis próprias. O resultado inesperado de 1x0 dos suíços sobre os representantes da fúria corrobora, além da luta organizada dos suíços e do preciosismo estético dos espanhóis, a irrefutável lei férrea do "viril esporte bretão": quem não faz...

Parabéns à Celeste Olímpica que se impôs à ingênua equipe da Africa do Sul: 3x0.

O escravo e o bobo da corte



Todos sabemos que a vida social campista (não confundir com coluna social campista!) é marcada por uma esfera pública fraca e incipiente. Nesse ambiente hostil ao debate de ideias e ao confronto de argumentos, só prospera o precário maniqueísmo e o faccioso posicionamento político dos codependentes do garotismo. Como na trivial codependência psicológica, tanto os usuários (adeptos) como os que combatem (opositores) são envolvidos e amesquinhados. A metáfora é imperfeita pois nossa "patologia" é mais grave e difícil "tratamento". Na vida coletiva democrática o bem comum não é construído pelo "triunfo da vontade" dos indivíduos isolados e dos grupos desesperados. Se a lógica da "correlação de forças" da política local atualiza a dialética do senhor e do escravo, devemos lembrar que mesmo a revolta mais legítima do escravo só confirma a força do senhor.

Nesse processo de degradação da cultura política local só cabem manifestações públicas como essas patrocinadas pela prefeita e seus asceclas, no qual os "métodos" de arregimentação mais bestiais se tornam banais. E um dos ingredientes viciados desse falso drama é a tentativa ridícula dos pretensos opositores que, se comportando por imitação, acabam pautados pela lógica da ação do adversário. Ou seja, o incentivo do "confronto" com os manisfestantes pró-garotinhos no evento deles é não só irresponsável (por envolver integridade física das pessoas) como igualmente patética e ridícula (para não dizer inócua, pois decidida na esfera jurídica!). Campos merece mais do que aplausos remunerados dos bobos da corte e vaias impotentes dos escravos do garotismo!

Portanto, se o desespero da gestora cassada é tamanho, nós opositores políticos não devemos nos pautar por esse desequilíbrio e açodamento. Um projeto político alternativo a tudo isso que representa o garotismo, não pode corroborar com essa medíocre concepção de participação política.

É com nosso trabalho de organização e convencimento que poderemos propor uma alternativa real e democrática ao garotismo. E uma das formas de contribuir com essa aspiração é exercitar o bom senso e o senso de ridículo que faltam aos atuais mandatários municipais.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Núcleo da Copa VI


Ontem (14/06/2010) a Itália provou do próprio veneno com o Paraguai: retranca clássica (catenaccio) e para empatar em 1x1 teve que "suar sangue".

Hoje, Portugal e Costa do Marfim confirmaram a previsão de Beckenbauer sobre a simetria tática do "soma zero", resultado: 0x0!

A vitória magra (2x1) da Seleção sobre a semi-amadora Coreia do Norte foi útil pelos 3 pontos e pela liderança do grupo. Contudo, o fraco desempenho ofensivo (com a sintomática ausência de gols de atacantes), baixa movimentação e o precário estado físico-técnico de Kaká preocupam deveras.
Após a derrota, o técnico coreano Kim Jong Hun declarou: "Se você me viu feliz quando marcamos o gol é porque eu fiquei satisfeito em saber que podemos marcar contra uma equipe como o Brasil e isso é algo para se orgulhar".
"Sigamos em frente!"
Confira abaixo as notas do PVC (ESPN):

Júlio César - 5
Maicon - 7,5
Lucio - 5
Juan - 7
Michel Bastos - 5
Gilberto Silva - 5,5
Felipe Melo - 6
Elano - 6,5
Kaká - 4,5
Luis Fabiano - 5
Robinho - 7
Daniel Alves - Pouco tempo, sem nota
Ramires - Pouco tempo, sem nota
Nilmar - 6
Dunga - 4,5

É dia de futebol!


No dia da estréia da Seleção na Copa da África cabe celebrar nossa paixão coletiva maior e prestar homenagem ao nosso delírio. Na sequência confira o insólito diálogo entre dois amantes do "Jogo do Povo", o escritor (e torcedor do Totteham) Salman Rushdie e o poeta vascaíno de coração Carlos Drummond de Andrade que dialogam sobre a impossibildade de "explicar" a condição do torcedor de futebol:

No contexto da Copa de 1994, Rushdie levanta a questão:

“Como transmitir a idéia de beleza, aplicada a um esporte que interessa tão pouco aos americanos? Como explicar as relações entre times de futebol e caráter nacional? Qualquer torcedor sabe o que significa jogar como os brasileiros (com estilo, elegância e ritmo intoxicante), como os alemães (com disciplina, força física incansável e determinação de ferro) ou como os italianos (na defesa, mas com repentinos e devastadores contra-ataques). Como explicar não só os mistérios do jogo, mas uma condição que ultrapassa todos os limites do esporte _ a de ser um torcedor?”

Pois Drummond, em O Mistério da Bola, reflete:

“(...) Fico imaginando que há no futebol valores transcendentes, que nós, simples curiosos, não captamos, mas que o bom torcedor vai intuindo com a argúcia apurada em uma longa educação da vista. Confesso que o futebol me aturde, porque não sei chegar até o seu mistério. Entretanto, a criança menos informada o possui. Sua magia opera com igual eficiência sobre eruditos e simples, unifica e separa como as grandes paixões coletivas. Contudo, essa é uma paixão individual mais que todas. (...) A estética do torcedor é inconsciente; ele ama o belo através de movimentos conjugados, astuciosos e viris, que lhe produzem uma sublime euforia, (...). Finalmente, grande ilusão do gol confere alta dignidade à paixão popular, que não visa a um resultado positivo ou duradouro no plano real, mas se satisfaz com uma abstração: 22 homens se atiram uns contra os outros, e era de se esperar que os mais combativos ou engenhosos, saindo triunfantes, deixassem os demais no campo, arrebentados. Não. O objeto de couro transpõe uma linha convencional, e o que se chama de vitória aparece aos olhos de todos com uma evidência corporal que dispensa imolação física. Não podemos acusar de primitivismo aos que se satisfazem com esse resultado ideal.”

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Viva a blogosfera!


Finalmente chegou a hora! Impulsionados pelo aumento da audiência, os blogs mais expressivos da internet brasileira estão se organizando para promover um Encontro Nacional. A ideia partiu do Luiz Carlos Azenha, do blog Vi o mundo. Jornalista experiente, com antecedentes em várias redações do PIG, ele tem condições de criticar e analisar as manipulações da mídia. Com a palavra, Luiz Azenha:

"Tratamos de uma ideia que não é necessariamente nova, nem original: da convocação de um Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas.

Pode não ser nova, nem original, mas acho que a hora é essa. A blogosfera brasileira já atingiu a massa crítica de leitores que justifica o encontro.

Nossa inspiração é, mais ou menos, o Netroots dos Estados Unidos, que nasceu com outro nome. Hoje trata-se do maior e mais importante (politicamente) encontro nacional de blogueiros do planeta. Nossa pretensão é muito mais modesta, mas o objetivo é mais ou menos o mesmo. São dois, na verdade:

Um: agora que temos leitores, do mesmo jeito que aconteceu nos Estados Unidos, um país de dimensões continentais, acreditamos na necessidade de um encontro presencial entre blogueiros. Para que as pessoas se encontrem e se conheçam. Para que troquem informações e telefones. Para que se agreguem ou desagreguem. Uma coisa é trocar informações, como fazemos, via e-mail. Outra coisa é você conhecer pessoalmente alguém com o qual tem ao menos algumas ideias em comum.

Por isso a definição suficientemente vaga: blogueiros progressistas, que tenham compromisso com a ampla democratização da sociedade brasileira, em todos os sentidos.

Não será um encontro político-partidário, mas pretendemos incluir nele debates sobre políticas públicas que digam respeito diretamente à blogosfera, como o Plano Nacional de Banda Larga.

Paralelamente a isso — ao fortalecimento dos laços entre blogueiros e ao debate de políticas públicas –, pretendemos aproveitar o encontro para promover oficinas em que os blogueiros troquem informações sobre todas as ferramentas da era digital. Como usar o twitter? Como usar o facebook? Como aumentar a audiência de seu blog? Como produzir vídeos para o seu blog (eu, como repórter de TV, me candidato a participar dessa oficina)? Como medir a audiência de seu blog?

Em resumo, em um encontro de dois dias teríamos essas atividades. Ou seja, se você está começando agora na blogosfera, terá contato com os “veteranos” do ramo (Paulo Henrique Amorim já se comprometeu a dar uma das palestras), se engajará em um movimento que pode ajudar a mudar os rumos da mídia brasileira e ainda aprenderá com gente experiente a respeito das últimas novidades do setor.

O encontro também será aberto a internautas, já que um de nossos objetivos é transformar todos vocês em blogueiros.

Por isso, antes de avançar na organização, estamos publicando esse texto à espera de sugestões de todos os leitores em relação a, entre outros, programaçao, convidados, local, data e forma de viabilização financeira do encontro.

Com essa iniciativa, também vamos poder dizer: YES, WE CAN!!!

"É trabalho meu filho!"


Muitos analistas se perguntam (muitos atônitos, outros resignados) por que Lula é "o cara"? Quais são as razões de sua popularidade e excelente avaliação do Governo do PT? Como explicar esse extraordinário fenômeno de transferência de (intenções) votos para Dilma? Será fruto do "aparelhamento" da máquina pública pelos fanáticos militantes do PT? Ou efeito colateral de sua liderança de tipo carismático?

A oposição está perdida. Como todos sabem, num jogo estratégico é condição para poder vencer o reconhecimento das propriedades do adversário. Na verdade o Serra sabe e seu discurso como candidato pós-Lula (e não anti-Lula) prova isso. Por tudo isso podemos repetir a categórica resposta de Muricy (tri-campeão brasileiro pelo S.P.) que, quando questionado sobre os motivos da seus êxitos seguidos, reagia de modo definitivo: "É trabalho meu filho!"

Caso haja alguma dúvida com relação à produtividade da gestão Lula é só confirir: Entre 2002 e este ano, o salário mínimo pulou de US$ 80 para US$ 280; o Produto Interno Bruto (PIB) foi de US$ 500 bilhões para US$ 1 trilhão; e 30 milhões de pobres ascenderam à classe média.

domingo, 13 de junho de 2010

Para o Brasil seguir mudando: Dilma 13


Foto Valter Campanato

Núcleo da Copa V


Deutschland über Alles: Alemanha 4 x 0 Austrália!

Notícias da Convenção Nacional do PT

FOTO: Roberto Stuckert Filho (Dilma na Web)

Aconteceu neste final de semana em Brasília (sexta-feira e sábado) o Encontro Nacional de Mulheres do PT.
Mais de 300 mulheres se reuniram com a participação de militantes de todo Brasil, a vereadora Odisséia Carvalho foi a representante de Campos.

Participaram a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire, o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, a secretária nacional de Mulheres do PT, Laisy Moriére, as ex-ministras Benedita da Silva e Matilde Ribeiro, a deputada federal Emília Fernandes (PT-RS), a deputada Estadual Teresa Leitão (PT-PE), a prefeita de Lauro de Freitas (BA), Moema Gramacho, e Márcia Campos, presidente da Federação Democrática Internacional das Mulheres (Fedim).

Na ocasião a Ministra da Secretaria Especial de Política para Mulheres, Nilcéa Freire falou da importância de ter uma mulher na presidência:"Quando Dilma subir a rampa do Planalto,será cada uma de nós que o fará."

Hoje, domingo, aconteceu em Brasília, no Centro de Convenções Unique Palace a Convenção Nacional do Partido dos Trabalhadores, com a presença do Presidente da República,Luiz Inácio Lula da Silva, da primeira-dama Marisa Letícia, do Vice-presidente, José Alencar e da mulher Mariza Silva, além do Presidente Nacional do PSB, Eduardo Campos.
Na Convenção foi oficializada a candidatura da ex-Ministra Dilma Rousseff à presidência da república e lançado o slogan : Para o Brasil seguir mudando, Dilma 13.

Núcleo da Copa IV

A "JABURU" DEFINE JOGOS!

Júlio César sabe das coisas! Pois com seis jogos disputados, numa Copa até aqui de confrontos equilibrados e poucos gols, a Jabulani - bola oficial da Copa - apelidada por ele de "jaburu" anda aterrorizando goleiros e definindo partidas.
Foi assim no lance protagonizado pelo inglês Green, definido aqui pelo Gustavo como "(...)o maior frango de todos os tempos em uma Copa(...)". Agora há pouco, foi a vez do argelino Chaouchi entregar o ouro! Outros lances observados por este blogueiro, onde o próprio arqueiro da Argélia e outros, como o argentino Romero, optaram por afastar socando bolas à princípio fáceis de serem agarradas, confirmam a dificuldade de se encaixar a bola.
Vamos torcer para que após a vanguarda na "denúncia", nosso goleiro esteja pronto a buscar a melhor forma de impedir que a imprevisível bola alcance as redes canarinho!