
sábado, 29 de maio de 2010
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Democratização do acesso à internet
Núcelo setorial: cultura

OS OLHOS ABERTOS DE THEMIS, A DEUSA DA JUSTIÇA
Themis, a deusa grega da Justiça, filha de Urano e Gaia, sem venda, era representada portando uma balança na mão direita e uma cornucópia na esquerda. Símbolo da ordem e do Direito divino, costumava-se invocá-la nos juramentos perante os magistrados. Por isso, consideravam-na a Deusa da Justiça.
A venda foi invenção dos artistas alemães do século XVI, que, por ironia, retiraram-lhe a visão. A faixa cobrindo-lhe os olhos significava imparcialidade: ela não via diferença entre as partes em litígio, fossem ricos ou pobres, poderosos ou humildes, grandes ou pequenos. Suas decisões, justas e prudentes, não eram fundamentadas na personalidade, nas qualidades ou no poder das pessoas, mas na sabedoria das leis.
Hoje, mantida ainda a venda, pretende-se conferir à estátua de Themis a imagem de uma Justiça que, cega, concede a cada um o que é seu sem conhecer o litigante. Imparcial, não distingue o sábio do analfabeto; o detentor do poder do desamparado; o forte do fraco; o maltrapilho do abastado. A todos, aplica o reto Direito.
Mas não é essa a Justiça que eu vejo. Vivo perante uma Justiça que ouve falar de injustiças, mas, por ser cega, não as vê; que, sufocada pelo excesso da demanda, demora para resolver coisas grandes e pequenas; condenando-se pela sua própria limitação. Uma Justiça que, pobre e debilitada pela falta de recursos, não tem condições materiais de atualizar-se. Uma Justiça que quer julgar, mas não pode.
Fonte: Damásio de Jesus
Que a justiça seja feita. Amém!
Prudência e caldo de galinha...
A Prefeita, que ameaçou Veradores(as) de oposição com processos no início da semana, numa reação a sua incapacidade de informar à sociedade aspectos relevantes - e obscuros - de seu governo, ocupa agora a mídia nacional na condição de ré condenada e cassada em seu mandato.
Contudo, o velho ditado que diz "prudência e caldo de galinha nunca são demais" deveria ser lembrado pelos fogueteiros reais e virtuais, para melhor análise das consequencias imediatas da decisão para a política local, sem entrar no mérito da condenação imposta à Prefeita pelo TSE. O fato é que a decisão de ontem parece ter mais consequencias para o pleito de outubro, do que para a sucessão municipal. Garotinho sim, hoje está inelegível, e tem alguns prazos exíguos para tentar reverter a situação. Não é à toa que já correu a público com sua velha cantilena de eterna "vítma de perseguições". Arnaldo Vianna (PDT-RJ), apontado como principal candidato à sucessão de Rosinha em qualquer circunstância se fizesse mais de 60 mil votos no próximo pleito por um experiente analista político com quem conversei nesta semana, também foi condenado em outro processo pelo mesmo TRE e está temporariamente sem condições de buscar a reeleição - ainda que tenha experiência em concorrer inelegível!
Quanto ao afastamento da Prefeita e a marcação de um novo pleito para o executivo local - que seria o quarto em seis anos, algo temerário para a estabilidade democrática ao criar um calendário alternativo no "tapetão", paralelo aos resultados eleitorais, goste-se deles ou não - a experiência recente mostra que não devemos ter muitas expectativas quanto a celeridade no processo. A Prefeita tem o conforto de recorrer no exercício do cargo, o recurso funcionando automaticamente como efeito supensivo até a decisão do TSE. Outros prefeitos do RJ e da região condenados e "cassados" no ano passado recorreram e continuam plácidos e aparentemente estáveis em seus cargos. Apesar da decisão apertada no TRE (4 a 3) e da decisão diferente na primeira instância, é possível que, de fato, venhamos a ter no TSE a confirmação de novo pleito local, como em 2006. Mas, ao contrário de uma anônima "Mãe Diná" que anda plantando suas especulações ou "informações de cocheira" na blogosfera campista - veja aqui - creio a princípio que esse possível reflexo da decisão da tarde de ontem não deve ter efeitos tão imediatos.
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Detalhes da cassação de Rosinha
Prefeita Rosinha cassada
Quem é que não é confiável?

Ao longo do processo, em lugar de construir confiança o Irã vem solapando a confiança, na forma pela qual abordou essa oportunidade. É por isso que questiono a disposição do Irã para um diálogo de boa fé com o Brasil, e por isso eu o acautelei a respeito em nosso encontro. Para iniciar um processo diplomático construtivo, o Irã precisa transmitir à AIEA um compromisso construtivo quanto ao diálogo por meio de canais oficiais algo que até o momento não fez. Enquanto isso, continuaremos a levar adiante nossa busca de sanções, dentro do cronograma que delineei. Também deixei claro que as portas estão abertas para uma aproximação com o Irã. Como você sabe, o Irã até o momento vem recusando minha oferta de um diálogo abrangente e incondicional.
Aguardo ansiosamente a próxima oportunidade de encontrá-lo e discutir essas questões, levando em conta o desafio que o programa nuclear iraniano representa para a segurança da comunidade internacional, inclusive no Conselho de Segurança da ONU.
Sinceramente,
Barack Obama"
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Novas descobertas de petróleo na bacia de Campos

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras informou nesta terça-feira que encontrou duas novas acumulações de óleo leve (29 graus API) em reservatórios do pós e do pré-sal em águas profundas da Bacia de Campos.
As descobertas foram feitas no poço 6-CRT-43-RJS, conhecido como Carimbé, localizado no Campo de Caratinga, a cerca de 106 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro, em lâmina d'água de 1.027 metros, informou a companhia.
De acordo com a estatal, as descobertas do pós-sal estão localizadas a 3.950 metros de profundidade e estimativas preliminares apontam volumes recuperáveis de cerca de 105 milhões de barris de óleo equivalente.
Na camada do pré-sal, as descobertas estão a 4.275 metros de profundidade e podem estar relacionadas à acumulação identificada em fevereiro pelo poço 6-BR-63A-RJS, no Campo de Barracuda, quando estimativas apontavam para cerca de 40 milhões de barris de óleo equivalente.
"Caso a ligação entre essas duas acumulações se confirme, dados preliminares do novo poço indicam volume conjunto recuperável potencial de 360 milhões de barris de óleo equivalente", disse a Petrobras em comunicado.
A companhia informou que testes estão previstos para "avaliar a produtividade desses reservatórios, e a análise da interligação do poço à plataforma P-48, atualmente em operação no Campo de Caratinga", aproveitando a infraestrutura já instalada na área.
25/05/2010 - 20h33
terça-feira, 25 de maio de 2010
Do blog Rede de Comunicadores Pela Reforma Agrária
Mídia oculta os crimes dos ruralistas
Por Altamiro Borges
No Blog do Miro
Centro de Estudos Barão de Itararé

Para marcar o início das atividades foi realizado um seminário com alguns jornalistas que se destacam na internet, como Paulo Henrique Amorim e Leandro Fortes. Aqui você pode assistir a palestra do seminário.
Essa é uma boa nova para a sociedade. Inclusive, um dos objetivos do Centro é contribuir na formação de agentes da mídia alternativa para colaborar na democratização da comunicação. Porém, isso só foi possível devido a democracia existente na internet que permite expressões variadas de ideologias, sentimentos, e, até pornografia, cada um no seu nicho, para o bem ou para o mal.
A rede facilitou a integração entre as pessoas, nela podemos encontrar amigos e inimigos, dos quais nunca saberíamos notícias se não fossem as redes socias, além disso podemos fuçar a vida alheia, dizer impropérios e tudo o que queremos e mais um pouco. Que bom que muitos a utilizam para educar, esclarecer e ampliar o conhecimento do seu público.
Aliás, a minha curiosidade é saber quem é nosso público. Sempre penso sobre isso, para quem a gente escreve, qual é nosso ibope? No quesito audiência os blogs são iguais a mídia clássica, todos queremos saber se temos leitores, se somos acessados diariamente, amados ou odiados, não importa sobre o que se escreva. Essa curiosidade não passa necessariamente pela vaidade (no meu caso, pelo menos), mas pela alegria de saber das concordâncias e discordâncias, das dúvidas e, fundamentalmente, da contribuição que deixo para a sociedade quando informo ou emito minhas opiniões.
O principal, no entanto, para quem escreve é saber equilibrar tudo isso a fim de que essa mídia também não se transforme em "dona da verdade". Acredito na força da mídia alternativa, mas tudo isso só é possível porque todos têm liberdade para escrever e os leitores escolhem o que querem ler.
Realmente é muito difícil ser imparcial, mas temos a opção de sermos éticos.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Os Desafios do Brasil na Era Pré-sal

Todos os presentes receberão certificados de participação ao final do evento.
Arrogância Imperial

domingo, 23 de maio de 2010
Oportunidades e custos

A situação do emprego na região

A importância do trabalho partidário de formação política.
Este núcleo se fez representar por seus membros que compõem o Diretório Municipal - este blogueiro e a professora Norma Dias - pelo seu coordenador, Gustavo Lopes e pelo companheiro Gustavo Carvalho, mais assíduo colaborador deste blog. Além disso, lá estavam outros companheiros que compuseram conosco a chapa "Reconstruindo o partido" no último PED, como o Davi, destacado militante da luta pela reforma agrária e o líder estudantil Marcel Cardoso.
Apoiamos integralmente o companheiro André "Periquito", secretário de formação da executiva municipal, e o Presidente Eduardo Peixoto no desenvolvimento destas iniciativas a fim de fortalecer e qualificar a intervenção de nossa militância na luta política em Campos. O Núcleo Lenilson Chaves e este blog se propõem a intensificar sua colaboração neste sentido.