
sexta-feira, 2 de julho de 2010
"Nunca vi uma dor igual a essa!"

Os cidadãos de Campos e a instabilidade política
O diagnóstico diferencial

A perseguição não pára
Depois do que acabou de acontecer agora à pouco, talvez alguns compreendam a minha decisão de ontem. O ministro do TSE, Marcelo Ribeiro, que me concedeu a liminar cassou o mandato da minha esposa Rosinha Garotinho, da prefeitura de Campos.
Núcleo da Copa (?)

A pesquisa foi feita nos dias 30 de junho e 1 de julho e foram ouvidas 2.658 pessoas (1.291 homens e 1.367 mulheres), em 163 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Desde que assumiu a equipe brasileira há quatro anos, Dunga conquistou todos os títulos que disputou, com exceção dos Jogos Olímpicos de Pequim, quando o time ficou com a medalha de bronze.
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Núcleo da Campanha

O desfecho do processo de escolha do candidato a vice-presidente na chapa do PSDB não teve propriamente vencidos e vencedores. Todos perderam.
Mesmo com seu irmão ainda sendo o candidato a vice-presidente de Serra, na noite de terça-feira, dia 29.jun.2010, Osmar Dias anunciou ser candidato ao governo do Paraná, com o apoio do PT –e apoiando a petista Dilma Rousseff para presidente.
Escolha o filme


Duas notícias que "abalaram" o dia hoje: a desistência do ex-tudo, Anthony Garotinho, para a disputa ao governo do Estado (será uma benção?) e o pretenso ou possível vice de Serra. Qual real significado dessas escolhas? Infelizmente, em política, tudo pode acontecer, para o bem ou para o mal. No primeiro caso, ainda estou na dúvida se é bom ou ruim, afinal, nunca sabemos o que passa na cabeça desse pessoal da Lapa. Interessante que há uns dois meses uma fonte (muito fidedigna) havia me revelado que o ex-tudo não iria se candidatar ao Governo, o que duvidei. Então, a única certeza que tenho é que a decisão não foi tomada há alguns dias e muitos fatos ocorridos agora já eram esperados pela Turma da Lapa, inclusive as decisões jurídicas.
O segundo caso, me parece, mais para o bem, porque denota que a oposição está perdida e atordoada depois dos recentes resultados das pesquisas de intenção de voto favorecendo a candidata do PT, e não há ninguém para salvar a candidatura do PSDB. Do blog, Tijolaço, de Brizola Neto, sobre o critério de escolha do vice:
“O deputado democrata de primeiro mandato Indio da Costa (RJ) acordou nesta quarta-feira candidato a deputado federal e vai dormir postulante a vice-presidente na chapa de José Serra (PSDB) sem nunca ter conversado por mais de 15 minutos com o candidato. Aos 39 anos, disse que sua missão nesta campanha será conseguir o apoio do eleitorado jovem do país. A única vez que trocou palavras com Serra foi na estreia do Brasil na Copa contra a Coreia do Norte, neste mês, quando os dois falaram das necessidades do Estado do Rio. Quando o deputado Fernando Gabeira (PV) estava em dúvida se concorria ao governo do Estado do Rio, o ex-prefeito Cesar Maia (DEM) cogitou a indicação de Indio da Costa. O deputado então enviou a Serra um texto de duas páginas com propostas para o Rio e uma apresentação pessoal. Após a definição de Gabeira pela candidatura ao comando do Estado, Indio da Costa recebeu de um emissário um comentário de Serra de que tinha achado o aliado um jovem de ideias modernas.”
Logo, resta saber em qual categoria se enquadram - drama ou comédia - esses velhos filmes que vamos ficar cansados de assistir.
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Núcleo da Campanha

"Anthony Garotinho desiste de se candidatar a governador do Rio e disputará vaga de deputado federal."
"Rosinha afirma que Garotinho foi 'vítima de linchamento político'."
"Álvaro Dias diz que foi usado."
Núcleo da Campanha

O PT homologou oficialmente nesta terça-feira (29) o apoio à reeleição do governador Sérgio Cabral (PMDB) e escolheu a dupla de suplentes de seu candidato ao Senado, o ex-prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias. O primeiro suplente, escolhido em votação acirrada por 25 a 23, será José Bonifácio, presidente estadual em exercício do PDT, que também compõe a coligação. O segundo será o sociólogo Emir Sader, do próprio PT.
Cotado para a vaga de primeiro suplente, o ex-prefeito de Niterói, Godofredo Pinto (PT), ficou de fora. Segundo o deputado federal Luiz Sérgio, presidente estadual do PT, "a inclusão de José Bonifácio não cria isolamento político à candidatura de Lindberg". Godofredo, porém, teve suas contas julgadas irregulares pelo TCU (Tribunal de Contas da União) e foi incluído em uma lista entregue ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, podendo se tornar inelegível por oito anos.
Sader também foi condenado, em 2006, por injúria, por acusar o senador Jorge Bornhausen (DEM-SC) de racismo. Como a condenação foi por um único juiz, entretanto, ele não é preterido pela Lei Ficha Limpa, que torna inelegíveis somente pessoas condenadas por órgãos colegiados - ou seja, mais de um juiz.
O PT aposta em Benedita da Silva para puxar os votos a deputados federais e em Carlos Minc para os estaduais.
Núcleo da Copa XXIV

“Onde está a magia brasileira? Posso entender por que Dunga chamou alguns desses jogadores, mas cadê o armador, a habilidade no meio-campo?”, questionou o ex-jogador do Barcelona, comandante do “carrossel holandês” de 1974, lembrado como um dos melhores de todos os tempos.
“Eu não acho que nenhum espectador gostaria de pagar para ver esse time. Eu nunca compraria um ingresso”, disparou Cruyff, que considera o Brasil de 2010 “apenas um time como qualquer outro”, diferente de outros Mundiais.
“Eles têm jogadores talentosos, mas jogam de uma maneira defensiva e pouco empolgante. É uma vergonha para o torneio. Os torcedores sempre querem apreciar o futebol brasileiro, a fantasia que eles trazem para a Copa do Mundo, mas não terão nada disso agora”, completou Cruyff.
Paul Krugman: sinais de uma terceira depressão

terça-feira, 29 de junho de 2010
TSE suspende ineligibilidade de Garotinho

O tribunal carioca confirmou ontem decisão de maio de torná-lo inelegível até 2011 por abuso de poder econômico nas eleições de 2008. O TRE-RJ julgou improcedente um recurso do ex-governador (1999-2002).
Na noite desta terça-feira, porém, Ribeiro suspendeu essa sentença o que, na prática, permitirá a Garotinho fazer o registro eleitoral.
Está marcado para esta quarta-feira a convenção partidária do PR e Garotinho é um dos pré-candidatos ao governo do Rio. Essa suspensão permite que ele oficialize sua candidatura, que poderá ser derrubada caso o TSE entenda, no julgamento de mérito, que a inelegibilidade deve ser mantida.
Núcleo da Eleição

"Postura de Chefe de Estado"
"Candidata do governo à Presidência passa em difícil teste e revela postura de chefe de Estado."
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Nota oficial do TRE-RJ (reformulada)

O TRE-RJ rejeitou os embargos de declaração que buscavam modificar as sentenças que cassaram a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, e tornaram inelegíveis, além da prefeita, o ex-governador Anthony Garotinho, Arnaldo Viana e Alexandre Mocaiber. A decisão vai ser informada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que a Corte superior possa julgar a medida cautelar impetrada por Anthony Garotinho. O cumprimento da sentença é imediato. Assim, mesmo um eventual recurso especial ao Tribunal Superior Eleitoral não produz efeito suspensivo.
Para permanecer no cargo, a prefeita Rosinha Garotinho deve entrar com medida cautelar e obter uma liminar junto ao TSE. Caso contrário, assume a Prefeitura de Campos o presidente da Câmara Municipal. O casal Garotinho foi punido por uso indevido dos meios de comunicação, ao utilizar o jornal e a rádio do grupo O Diário durante a campanha eleitoral, em 2008. Arnaldo Viana e Alexandre Mocaiber ficaram inelegíveis pela mesma irregularidade, quando o candidato derrotado a prefeito Arnaldo Viana foi beneficiado pelo grupo de comunicação Folha da Manhã. Além disso, ele foi favorecido por contratações irregulares da Prefeitura, na gestão de Mocaiber.
O relator, juiz Luiz Márcio Pereira, rejeitou os 12 argumentos sobre possíveis imprecisões, omissões ou obscuridades na sentença do Colegiado do TRE-RJ contra o casal Garotinho. O principal questionamento era de que teria havido supressão de instância, uma vez que o juízo eleitoral de Campos de Goytacazes não havia julgado o mérito das ações. Para o juiz-relator Luiz Márcio Pereira, o Colegiado agiu corretamente ao decidir sobre o mérito porque “estavam presentes todos os elementos indispensáveis à apreciação do fato”.
O casal Garotinho também alegou que a decisão do colegiado do TRE-RJ contrariava decisões anteriores, em que programas de rádio comandados por Anthony Garotinho e Linda Mara não foram julgados irregulares. A procuradora regional eleitoral, Silvana Batini, sustentou que a decisão do Colegiado do Tribunal agora não era sobre fatos isolados. Ao contrário, a Corte levou em conta o conjunto de irregularidades dentro do contexto histórico, que inclui o resultado das eleições. O juiz-relator teve o mesmo entendimento e, em todos os embargos, houve unanimidade na manutenção das sentenças.
Perdeu!! E quem vai ganhar??
Nesta hora, o PT de Campos tem que demonstrar a sua capacidade de mobilização dos atores locais e de articulação regional e nacional. Até aqui os interlocutores tem sido excessivamente cautelosos e as conversas decisivas tem sido adiadas. Estarão minimamente preparados para a tarefa?
Vovô já dizia: - "Em política, não há segredo."
Ele estava errado e certo. Errado porque há segredo sim, falsidade, mentira e - por que não - verdade.
Certo porque não há vazio de significado. O que não se sabe, se imagina e, se houver ousadia, se aposta.
Portanto: - Façam as suas apostas!
O declínio do homem público

"Nós dependemos de emprego como qualquer outro trabalhador do Brasil, para colocar comida em nossos pratos. A gente não se enriqueceu na política, a gente vive do nosso trabalho".
Postado por Rose David no Blog da Jane Nunes http://www.estouprocurandooquefazer.com/
Audiência Pública discutirá Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher
- as mulheres continuam sendo as maiores vítimas de lesão corporal dolosa (88% do total de vítimas), estupro (73% do total de vítimas) e a ameaça (66% do total de vítimas);
- em relação aos 50,2% dos registros de ameaça e aos 51,9% de lesão corporal, os acusados foram identificados como companheiros ou ex-companheiros das vítimas;
- nos estupros, 29% eram pais, padrastos ou parentes das vítimas e, se ainda somarmos os companheiros, ex-companheiros e pessoas conhecidas, é possível concluir que, em 49,3% dos estupros registrados, a vítima conhecia o acusado;
- já em relação aos 30,3% dos registros de tentativa de homicídio e 11,3% de homicídios dolosos, os acusados também eram companheiros ou ex-companheiros das vítimas.
- a nossa Campos dos Goytacazes esteve entre as áreas que apresentaram as maiores concentrações de mulheres vítimas de tentativa de homicídio doloso no ano de 2009.
- Alan Turnoski, Chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro e Delegado de Polícia;
- Hudson Rocha, Secretário de Estado de Obras (RJ);
- Marta Rocha, Diretora da Divisão de Policia de Atendimento a Mulher e Delegada de Polícia;
- Cesar Campos, Administrador e Coordenador Geral do Programa Delegacia Legal.
domingo, 27 de junho de 2010
Deputada Cida Diogo faz reunião pública em Campos
.jpg)
A Deputada Cida Diogo, membro da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal convida a população de Campos para reunião pública:
Núcleo da Copa XXI

O maior jogo, o maior erro e o maior banho tático
Alemanha e Inglaterra fizeram o melhor jogo do Mundial, com direito ao maior erro de arbitragem registrado até agora. A bola de Lampard, da entrada da área, caiu dentro gol. Seria o empate, que poderia ter mudado o rumo do confronto histórico.
Núcleo da Copa XX

É claro que aqui vou correr sempre o risco da ignorância e de alguma dose de preconceito contra línguas e culturas diferentes - sendo a segunda hipótese absolutamente involuntária!
Esclareço então que o critério aqui utilizado é apenas o estranhamento que certos nomes causam a meus ouvidos. Por exemplo, o ganês Mensah. Nada demais, a princípio. Mas considerando o tamanho do africano, causou-me desconforto a flexão do nome próprio para o aumentativo...
Dos 88 titulares e mais alguns reservas que entraram em campo nos jogos desse fim-de-semana - assisti todos - seguramente o mais feio é o do norte-americano Cherundolo, compatível com o futebol de seu companheiro Altidore!
Mas especialmente engraçados são os nomes de alguns mexicanos, que mais uma vez sucumbiram frente a Argentina - será que nem assim eles desistem de entrar de penetra na Libertadores?
Senão vejamos: Torrado, seria como o Tocha-humana é chamado nos quadrinhos dos quatro fantáticos vendidos pela Marvel na terra dos aztecas? Salcido seria um molho de tomate temperado com salsa à venda nas mercearias mexicanas? E a especulação mais divertida: onde estaria o "Guardado" (foto)? No "armário"?
Deputado Rodrigo Neves prestou contas de seu mandato em Campos

O deputado é o presidente da Comissão das Obras no PAC na ALERJ. Principal programa do Governo Federal no segundo mandato do presidente Lula, o Programa de Aceleração do Crescimento está sendo executado pelos governos Federal, Estadual e Municipais.
O Rio foi o estado que mais recebeu investimentos em todo país e vários projetos como o COMPERJ, o Arco Metropolitano, projetos para a Indústria Naval, recuperação desassoreamento nas Baixadas Fluminense e Campista,Angra III, e o PAC das Comunidades e Favelas.
A Comissão Especial fiscaliza o cumprimento do cronograma das obras, realiza audiências e visitas em todo o Estado,como em Campos onde as obras do PAC foram amplamente discutidas com a sociedade.
Rodrigo Neves falou da importância do governo Lula para a história do país e também que o Brasil vai continuar avançando com a eleição de Dilma Rousseff para a presidência, com grandes perspectivas de crescimento e desenvolvimento social.
O Dunga é apenas um babaca...
A minha querida Ana Paula Motta repercutiu em post abaixo a "onda pró-Dunga" que assola a blogosfera. Acho realmente compreensível que este metiê colha a oportunidade apenas cricunstancial que colocou o anão num papel que converge com nossos interesses: o de antagonista da vênus platinada, principal componente do PIG. Mas repito o que já disse em comentário a um outro post abaixo, não concordo que o transformemos em nosso "Sassá Mutema" - pra quem é mais novo, personagem de Lima Duarte em telenovela da própria Globo que se transforma em instrumento da oposição na luta contra oligarcas e traficantes que controlavam o poder na fictícia cidade de Tangará.
Dunga não tem dimensão ética e atitude política pra desempenhar o papel que nossos companheiros querem atribuir a ele. Não há intencionalidade crítica em seu embate com a Globo. Age intuitivamente e de forma arrogante, para afirmar seu ego e suas convicções pouco democráticas no que se refere a preparação de um time de futebol - pra não entrar aqui no debate de suas convicções táticas defensivas que definitivamente não me agradam, questão de preferência pessoal, admito.
Seu êxito no comando do escrete canarinho é inegável. Tem resultados - embora pra mim, e para boa parte da torcida, futebol não seja só resultado! Mas é uma figura pública polêmica e controversa. Pessoalmente, acho que ele é apenas um babaca. Mas espero e torço sinceramente pra que ele continue sendo um babaca bem sucedido, o que é facilitado pela qualidade e experiência do material humano sobre seu comando. Eu particularmente preferia que fosse mais gostoso, mais bonito de se ver e com mais atacantes e gols. Mas estou resignado e espero que o futebol show de Argentina e da Alemanha de Özil fique pelo caminho, ou, no máximo, com os prováveis vice e terceiro lugar, atrás do nosso combativo escrete canarinho à feição do seu técnico. Já este, definitivamente não é o "capitão" do time desta rede, dos adversários do PIG. Em outra circunstância, certamente, venderia seu passe à Globo, como vendeu a Ricardo Teixeira, que deve estar arrependido desta contratação.
Núcleo da Copa XVIII
Ao contrário do escrete celeste, que já está nas quartas de final após derrotar ontem os coreanos na arbertura das oitavas, o bandeirinha Mauricio Espinoza protagonizou agora há pouco uma lambança monumental ao não assinalar o evidente gol do inglês Lampard que empataria o jogo agora no intervalo.
Assistindo a partida pela TV nem precisei de replay para ter certeza que a bola entrou - e muito - caracterizando o gol que determinaria o empate na partida. O elogiado árbitro Larrionda também foi omisso pois em lance tão evidente o juiz deve chamar pra si a responsabilidade!
Sigo torcendo pra Inglaterra, pois, apesar do Dunga, acredito no Brasil e acho a Alemanha um adversário mais chato num possível confronto na final. Ademais, nosso retrospecto com os ingleses em Copas é animador!
ATUALIZAÇÃO às 13:20
Terminada a partida a Alemanha segue na Copa (4X1), assim como o Uruguai, mas o trio de arbitragem liderado por Larrionda deve voltar pra casa após a enorme falha do bandeirinho meridional. Em que pese o maior volume de jogo dos prussianos, que reencontraram o bom futebol da estréia, o erro de arbitragem foi decisivo para o resultado, já que os gols marcados pelos vencedores no segundo tempo foram ocasionados por contra-ataques quando a Inglaterra pressionava tentando a reação.
Continuo achando que a Alemanha e a Argentina são os piores adversários para nós numa eventual final. Jogam um futebol técnico, envolvente e ofensivo, como eu gostaria de ver o escrete canarinho atuando, com Ramires e mais um atacante no time titular. Melhor torcer pro vencedor do emparceiramento Paraguai x Japão e Espanha X Portugal, provavelmente ESPANHA, que apesar de também jogar bonito é reconhecidamente pipoqueira.