sábado, 14 de agosto de 2010

Maria da Conceição Tavares: 80 anos de luta!


A revista Carta Capital dessa semana presta merecida homenagem à economista guerreira, confira abaixo duas passagens marcantes:

JG: Por que a senhora entrou no PT e qual a sua participação na formação do novo programa que ali estava se construindo?

MCT: Entrei no PT para continuar a luta política pelos meus sonhos de um Brasil novo. Minha participação na formação dos programas que foram se gestando de 1994 em diante foi particularmente intensa no período 1994-2002, quando Lula, ademais de nosso candidato permanente, dirigia o Instituto da Cidadania. Uma ONG na qual participavam ativamente a maioria dos intelectuais de esquerda do Brasil e boa parte dos dirigentes partidários e dos líderes sindicalistas do próprio PT. Foi um período muito rico, uma espécie de universidade aberta para todos. O "aluno"que mais participava, com atenção extrema e perguntas provocadoras, era, sem dúvida, o próprio Lula. Suas ideias a respeito do Brasil e do mundo, sua memória e sua inquietação permanente fazem dele o maior intelectual orgânico do povo brasileiro.

JG: A senhora foi deputada federal. Quais os momentos mais marcantes do mandato?

MCT: Infelizmente, o meu mandato popular foi, sobretudo, de resistência às políticas de desmantelamento da Constituição de 1988 de todo o período FHC. Não fosse a camaradagem com a bancada do próprio PT e do PCdoB, teria "capotado" durante esse período. A nossa transição democrática, na verdade, só começou para valer, no aspecto social, no governo Lula, já que a bancada do PT sempre foi minoritária no Congresso Nacional. Em um regime presidencialista do tipo brasileiro, o peso do chefe do Estado para o destino do nosso país ganha uma importância desmedida. Espero, por isso, que ganhemos as próximas eleições da República para continuar aprofundando a transição democrática e republicana.

Momento de decisão


sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Campanha no Calçadão com o Deputado Chico D'Angelo

Atenção militância a partir das 9h vamos nos reunir no Calçadão para uma panfletagem nas ruas centrais de Campos.
Vamos contar com a presença do nosso Deputado Chico D`Angelo. A campanha tá animada!!!
Do Blog do Deputado Federal Chico D'Angelo 1310

Viva a blogosfera III !!!!


Quem quiser participar, ainda dá tempo!!

por Conceição Lemes, do site Viomundo

“A liberdade da internet é ainda maior que a liberdade de imprensa.” Ayres Britto, ministro STF.

Com esse lema, acontece na próxima semana o 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. Será em São Paulo, no Sindicato dos Engenheiros.

Show do grupo de Luis Nassif, sexta à noite, abre o evento. No repertório, choro, samba e MPB.

No sábado, as atividades da parte da manhã vão das 9h às 12h. Programação prevista:

9h, mesa de abertura: Rodrigo Vianna (SP, Escrevinhador ) e Leandro Fortes (BSB, Brasília eu vi) falam sobre os objetivos e a dinâmica do encontro.

9h30 às 12h, debate: O papel da internet e os desafios da internet, com Paulo Henrique Amorim (SP, Conversa Afiada), Luis Nassif (SP, Luis Nassif Online ) e Débora da Silva (Santos, blog do Movimento Mães de Maio). Moderadores: Rodrigo Vianna e Leandro Fortes.

No sábado à tarde, a partir das 14h, temas que envolvem o dia a dia dos blogueiros:

14h, painel: Ameaças à internet, neutralidade na rede e questões jurídicas, com o advogado e professor Túlio Vianna (tuliovianna.wordpress.com) e Paulo Rená (Hiperfície ). Moderador: Diego Casaes, Global Voices Online.

15h, painel: Como financiar a blogosfera, com Geórgia Pinheiro (Conversa Afiada) e Leandro Guedes (Café Azul Agência Digital). Moderador: Renato Rovai (revistaforum.com.br)

16h, oficina: Narrativas na internet (blogs, twitter,tvweb), com Luiz Carlos Azenha (Viomundo), Conceição Oliveira (Maria-frô) e Emerson Luis (Nas Retinas). Moderador Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania)

No domingo, as atividades também começam às 9h. O objetivo é a troca de experiências. Os participantes serão divididos em seis grupos. Cada um terá dois moderadores, que relatarão seus trabalhos, abrindo espaço para que outros blogueiros façam o mesmo, debatam e proponham sugestões.

Grupo 1: Altino Machado (AC, altinoblogspot.com e Blog da Amazonia, no Terra Magazine) e Claudia Cardoso (Dialógico)

Grupo 2: Antonio Mello (RJ, Blog do Mello) e Lola Aronovich (CE, EscrevaLolaEscreva).

Grupo 3: Lucio Flávio Pinto (AM, Jornal Pessoal) e Carlos Latuff (RJ,
latuff2.deviantart.com).

Grupo 4: Leonardo Sakamoto (SP, blog do Sakamoto) e e Daniel Pearl Bezerra (CE, Dilma 13 e Desabafo Brasil).

Grupo 5: Emílio Gusmão (BA, Blog do Gusmão) e Cloaca (RS, Cloaca News)

Grupo 6: Helio Paz (RS, Helio Paz) e Rogério Tomaz Jr (BSB, Brasília-Maranhão).

Desde já, convidamos você a visitar esses blogs, para conhecer um pouco mais os nossos palestrantes. Tem de tudo: economia, política, direitos humanos, meio ambiente, mulher, questões jurídicas, movimentos sociais, internet. No início da próxima semana, postaremos um texto com mais informações sobre eles.

Aliás, neste final de semana, postaremos a proposta inicial da Carta dos Blogueiros. Leiam, comentem, façam sugestões.

HOSPEDAGEM E ALMOÇO GARANTIDOS; ESTUDANTES PAGARÃO 20 REAIS

Como dissemos desde o início, a comissão organizadora faria de tudo para garantir a participação de blogueiros de fora da capital paulista.

Pois – felizmente!!! – com as cotas de patrocínio vendidas esta semana, temos ótimas notícias.

Primeira: vamos bancar a hospedagem dos blogueiros do interior de São Paulo e dos demais estados. Será no hotel Braston, da rua Augusta. São quartos com duas camas. O café da manhã está incluído no pacote.

Segunda: a comida está garantida. No sábado, será um almoço num restaurante próximo ao Sindicato dos Engenheiros. No domingo, haverá um superlanche, que incluirá frutas, sucos, lanches naturais. Ele será antes da plenária, quando serão lidos os relatórios dos grupos da manhã. Em seguida, será votada e aprovada a Carta dos Blogueiros.

Terceira ótima notícia: todo estudante pagará 20 reais. Atendendo à reivindicação de vários blogueiros, o desconto não será exclusivo aos alunos de comunicação. Quem pagou além, terá o dinheiro devolvido.

Importante: as inscrições devem ser pagas IMPRETERIVELMENTE até segunda-feira, 16 de agosto.

24 AMIGOS DA BLOGOSFERA

Tudo isso só se tornou possível graças ao apoio financeiro dos Amigos da Blogosfera. São estes:

Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo)

CUT (Central Única dos Trabalhadores) nacional

CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil)

CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil)

Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo

Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo)

Federação Nacional dos Urbanitários (FNU)

Federação dos Químicos de São Paulo

Força Sindical

Fundação Maurício Grabois

Fundação Perseu Abramo

Agência T1

Café Azul

Carta Capital

Carta Maior

Conversa Afiada

Opera Mundi

Rede Brasil Atual

Revista Fórum

Seja Dita a Verdade

TVSL

Viomundo

No domingo, no final da plenária, faremos a prestação de contas. Ela será também postada na internet para que todos podem acessá-la.
* Comissão Organizadora: Luiz Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim, Luis Nassif, Altamiro Borges, Conceição Lemes, Eduardo Guimarães, Conceição Oliveira, Rodrigo Vianna, Renato Rovai e Diego Casaes.

* O Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo fica na rua Genebra, 25. É onde ocorrerão os trabalhos dos dias 21 e 22 de agosto. O show do Luis Nassif será na Regional Paulista do Sindicato dos Bancários: rua Carlos Sampaio, 305.

Datafolha - Dilma, 41%; Serra, 33%


A herança maldita de Serra: FHC e o elitismo tucano!




A ausência de Fernando Henrique Cardoso na campanha tucana de José Serra tem uma explicação técnica.
Pesquisas feitas por encomenda do comitê de campanha de Serra conferem a FHC a incômoda condição de aliado-problema.
Repete-se em 2010 um fenômeno que já havia atormentado o tucanato em 2006, quando o presidenciável do PSDB era Geraldo Alckmin.
Oito anos depois de ter deixado o poder, FHC é mais associado aos problemas de seu segundo mandato do que às virtudes do primeiro.
A maioria do eleitorado vincula-o às crises econômicas que desaguaram no desprestígio do ocaso, em 2002.
Pouca gente liga a imagem de FHC à interrupção do ciclo superinflacionário, uma realização de seu primeiro mandato.
Perdeu-se no tempo a memória do Plano Real, Um feito que FHC alicerçara como ministro de Itamar Franco, solidificara como presidente e usara para se reeleger.
As conclusões saltam de pesquisas qualitativas. Diferem das quantitativas no método e nos objetivos.
São feitas em reuniões de pequenos grupos de eleitores. E não visam a obtenção de índices de intenção de voto. Buscam identificar o pensamento médio do eleitor.
É como se os pesquisadores enfiassem uma sonda no cérebro dos pesquisados, sugando a percepção de cada um acerca dos temas submetidos a debate.
Guiando-se pelas sondagens qualitativas, o QG de Serra mapeou os “pontos fortes” e as “debilidades” da campanha de Serra e da candidatura rival de Dilma Rousseff.

- Sobre Serra: Concluiu-se, em essência, que seu principal cacife é a biografia. Curiosamente, a passagem pela Esplanada de FHC obtém especial relevo.
Permanecem frescos no imaginário do eleitor os programas que Serra se jacta de ter posto de pé na pasta da Saúde –especialmente a disseminação dos genéricos.
O principal flanco do presidenciável tucano são as companhias. Afora o desapreço que o eleitor devota a FHC, também o PSDB é visto com um pé atrás.
A legenda de Serra é associada nas pesquisas qualitativas a conceitos “elitistas”.
Dito de outro modo: salta dos grupos de discussão a ideia de que o tucanato preocupa-se mais com os “ricos” do que com os “pobres”.

- Sobre Dilma: Tomada pelos relatórios que resumem os achados das pesquisas qualitativas do tucanato, Dilma tem em Lula sua principal arma eleitoral.
O pedaço do eleitorado simpático à candidata do PT credita a sedução principalmente ao fato de ela ser a escolhida do presidente.
O calcanhar de Aquiles de Dilma emerge dos grupos de discussão na forma de pontos de interrogação.
Boa parte dos eleitores ainda rumina dúvidas quanto ao passado da candidata e à capacidade de presidir o país e de se impor sobre o PT.
Os dados das pesquisas qualitativas ajudam a entender o vaivém dos candidatos na cena sucessória.
No último lance, executado na entrevista ao “Jornal Nacional”, Serra levou ao ar uma sucessão de frases emblemáticas.
Coisas assim: 1) FHC e Lula “governaram em períodos diferentes, em circunstâncias diferentes”. 2) “O Lula não é candidato a presidente”...
...3) “Eu estou focado no futuro”. 4) “Não há presidente que possa governar na garupa, ouvindo terceiros ou sendo monitorado por terceiros”.
Em resposta, Dilma, que também é municiada pelas pesquisas de seu comitê, apressou-se em grudar FHC no rival.
Disse: 1) "O meu adversário tem um medo enorme da comparação entre o governo dele, que é o do FHC, e do meu, que é do presidente Lula...”
...2) “Ele não pode estar na garupa do presidente FHC, porque aí é até uma covardia".
É esse quadro, circunscrito pela moldura das pesquisas, que será levado à propaganda eleitoral a partir da próxima terça-feira (17).
Serra, em peças solitárias, tentará realçar a própria biografia. Para atenuar o elitismo atribuído ao PSDB, realçará a preocupação social.
Dilma vai à TV com duas preocupações: sugar ao máximo o prestígio de Lula sem permitir que a imagem do presidente se sobreponha à sua própria figura.

Escrito por Josias de Souza

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Mais do mesmo II


Como era esperado, o casal 20 aliviou José Serra. Poucas interrupções, ele falou do jeito que quis. Aliás, todos nós já sabíamos. Isso é uma afronta a inteligência alheia. O Paulo Henrique Amorim tem razão:

A visita do jenio ao jn foi o de sempre: ele não tem nada a declarar. Nada de novo, nada de original. Ele apresentou, porém, duas novidades interessantes. Trocou a camisa azul pela branca. E deu ao dedo anelar direito um movimento autônomo, inusitado. É como se o dedo tivesse vida própria. Sobre o conteúdo da entrevista. Ele disse que fez os genéricos e o combate à AIDS. É do conhecimento do mundo mineral – diria o Mino – que isso é uma mentira. É uma apropriação do trabalho alheio. O combate à AIDS é do Adib Jatene. E os genéricos do Jamil Haddad. Tomara que o Adib Jatene não tenha visto o jn. Por que a Fatima e o Bonner não disseram que ele mentia ? Por que se calaram ? A mentira só reforça a certeza de que Serra, numa eleição, é baixaria, com certeza. Especialmente diante da audiência do jn. (Isso não comporta uma ação na Justiça Eleitoral ? Mentir ?) O jenio não defendeu Fernando Henrique e tentou tirá-lo do pescoço. Também não falou mal do presidente Lula. Embora o tenha chamado de cavalo, ou jegue. Porque deu a entender que a Dilma está na garupa do Lula. O que é um lapso ou grosseria, mesmo. Embora ele tenha dito isso duas vezes. Defendeu os pedágios de São Paulo. Jogou o aliado Thomas Jefferson às feras. E se beneficiou do fato de a Fátima lembrar que o Índio tirou o leite da merenda das crianças do Rio, segundo vereadora do PSDB, Andrea Gouvêa Vieira. No mais, comprovou-se que Serra não tem o que dizer. Ele é o fim do paulistismo na política brasileira. O jn jogou fora doze minutos – e ele ultrapassou o tempo combinado. Não deu tempo de falar da Mooca e do pai feirante. Antes, o jn espinafrou o ENEM. Como o PiG (*), o jn tem pavor do ENEM. (A Folha (**) gosta de imprimir e deixar vazar as provas. Mas espinafra o ENEM.) Por que ? Porque o ENEM permite que o pobre e o negro entrem na universidade pública. Que horror !

Também o site Brasil Atual:

Serra é poupado no Jornal Nacional

Por: Ricardo Negrão, Rede Brasil Atual


São Paulo - O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, foi o terceiro entrevistado no Jornal Nacional, da Rede Globo. Antes, passaram pela bancada Dilma Roussef (PT) e Marina Silva (PV).

Ao contrário das concorrentes, Serra não teve perguntas "pesadas" e quando questionado sobre se levaria o modelo de privatização das estradas paulistas para o governo federal, ele contornou a resposta. "Esse modelo que diminuiu [o valor da cobrança em algumas praças da rodovia Ayrton Senna] pode ser adotado, porque você tem critérios para ser examinados."

A íntegra da matéria pode ser lida aqui.

A gente já sabia.

Maquiavelianas I



"Deve-se atentar para o fato de que os homens devem ser amimados ou liquidados, pois que se vingam das pequenas afrontas e das graves não podem fazê-lo. Em razão disso, o agravo que se faz a um homem nunca deve deixar margem a vinganças."


"Aquele que conquista um principado estrangeiro deve fazer-se chefe e defensor dos vizinhos menos poderosos, envidar esforços para enfraquecer os fortes e estar atento para que, por nenhuma desventura, nele ingresse um forasteiro tão poderoso quanto ele."


"É coisa realmente muito natural e comum o desejo de conquista, e, sempre que a realizem os homens aptos para tanto, eles serão louvados. Porém, quando, mesmo sem podê-lo, eles sem mesura a anseiam, incorrem em erro e cabe a reprovação."

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Dilma cresce com o voto das mulheres



Dados processados pelo Datafolha com exclusividade para o Instituto Patrícia Galvão, e analisados por Fátima Pacheco Jordão, apresentam novos ângulos para explicar a tendência de crescimento da candidata Dilma Rousseff (PT) e de queda do candidato José Serra (PSDB).

Volatilidade do voto continua alta
Quando indagados sobre a intenção de voto presidencial, grande proporção de eleitores não declara voto espontaneamente, o que significa que ainda não há uma forte convicção na preferência por algum candidato. O patamar de volatilidade do voto permanece elevado, assim como a diferença entre os sexos. A maior taxa de indecisão de voto na resposta espontânea para presidente está entre as mulheres. Segundo a pesquisa Datafolha de 23 de julho, 59% das mulheres não citam candidatos; já entre os homens, os indecisos são 39%.
Da mesma forma, na intenção de voto estimulada os homens apontam seus candidatos em uma proporção maior que as mulheres, que mantêm a tendência histórica de definir o voto à medida que o processo eleitoral avança, ancoradas nas informações recebidas em cada estágio da campanha, até o final.
No gráfico a seguir, pode-se observar quais são os segmentos de mulheres que menos definem candidato/a espontaneamente: são as eleitoras das regiões Norte/Centro-Oeste (63%), dos estados do Paraná (64%) e Rio de Janeiro (62%) e do Distrito Federal (62%).
Com relação a aspectos demográficos, as que menos indicam espontaneamente sua intenção de voto são as jovens de 16 a 24 anos (64%) e as que apresentam escolaridade fundamental (66%). É interessante verificar que, mesmo no segmento de escolaridade superior, as mulheres também se diferenciam dos homens: 42% delas não apontam candidato/a espontaneamente, contra 25% dos homens. Estes segmentos femininos serão os mais visados pelas campanhas durante a propaganda eleitoral.

Serra perde votos entre mulheres, segundo datafolha
José Serra –que manteve vantagem entre as mulheres ao longo do primeiro semestre, chegando a cravar uma boa distância de Dilma Rousseff em junho (Serra 45% x Dilma 30%; Datafolha, 1º/7)– no mês de julho foi perdendo força entre o eleitorado feminino, caindo sete pontos, de 45% para 38% (Datafolha, 23/7).
Dilma Rousseff mantém a liderança na intenção de voto do eleitorado masculino, vencendo Serra neste segmento desde maio (Dilma 42% x Serra 36%). Apesar do crescimento de Dilma, persiste a distância de sua votação entre homens e mulheres, como revela o Datafolha.
Leia a íntegra do artigo em Dilma cresce com o voto das mulheres

Fátima Pacheco Jordão é socióloga e especialista em pesquisas de opinião. Fundadora do Instituto Patrícia Galvão, é assessora de pesquisa da TV Cultura.
Este documento foi elaborado no contexto do Projeto Mulheres em Espaços de Poder do Instituto Patrícia Galvão, que tem o objetivo de analisar a percepção das mulheres enquanto eleitoras, com base nos levantamentos sobre intenção de voto realizados por institutos de pesquisa de opinião.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Dilma 2010!!




Os âncoras do JN entrevistaram Dilma, hoje. Contrariamente ao que pensavam, ela se superou!! Depois do aparente nervosismo durante o debate na Band, a candidata do PT à presidência, mostrou o porquê de ser a escolhida do presidente Lula: ela tem a capacidade de se superar, ao contrário do que insistem em dizer, de antipática não tem nada! Segura, conseguiu responder afirmativamente as perguntas do casal e não se deixou intimidar, inclusive, não deixou os dois interromperem seu raciocínio e não evitou reconhecer o suposto erro do PT quando questionada sobre o porquê do partido aceitar apoio de José Sarney e Fernando Collor.
Vamos esperar para ver a do Serra.

Veja a entrevista do site G1.