sábado, 21 de agosto de 2010

Na escolha do vice, a crônica do desastre anunciado!

Apesar de considerar a revista Piauí um tanto tucana, gosto da publicação. Textos inteligentes, bem escritos, uma dose adequada de humor e pauta quase sempre pertinente. Assim, quando me sobram alguns caraminguás, costumo ler algumas edições. Foi o caso na tarde de sexta, quando adquiri um exemplar da edição do mês na Rodoviária Novo Rio enquanto aguardava o ônibus que me traria de volta a estas plagas.
Numa das matérias principais a jornalista Consuelo Dieguez - de quem me tornei fã - traça um perfil do mui digno deputado Índio da Costa (DEM-RJ), candidato a vice na chapa de José Serra, segundo a matéria, a partir de escolha do mesmo a partir de "memorável" entrevista do relator do "ficha limpa" no Programa do Jô! Ponto pro Gordo. Apontado por alguns como decadente, sua entrevista fez a cabeça de Serra. A julgar pelo texto da Piauí o barato do careca foi muito louco!
A matéria revela um personagem patético e autocentrado, e não poupa o jovem candidato a estadista do registro de algumas contradições embaraçosas constatadas pela reportagem.
Vale a pena conferir. A matéria reforça o sentimento expresso em outros posts abaixo, de que, para a oposição, "a vaca foi pro brejo". Ao final fica a sensação de que o Serra se superou: conseguiu até mesmo um vice pior que Michel Temer!

Núcleo do humor


A agonia da direita


O desespero agônico dos quadros da direita brasileira é um dos efeitos mais divertidos da virtual (e cada vez mais real!) vitória de Dilma na disputa presidencial. Veja a seguir como Míriam Leitão (no artigo O donatário do O Globo de ontem), um dos mais panfletários "intelectuais orgânicos" do débil capitalismo nacional, reconhece com "sangue na boca" as razões do sucesso do Governo do PT e do seu projeto político de continuidade (com o objetivo de decretar a sua "científica" insustentabilidade):

"O Brasil está crescendo forte, a inflação está em queda _ foi zero em julho _ o crédito se expandindo, o consumo aumentando, desemprego caindo. Alguns números são mais elevados por causa da base de comparação, mas há crescimento de fato. A cride de 2008/2009 derrubou a conomia e, da perspectiva da campanha governista no Brasil, a recuperação está ocorrendo na hora exata para ajudar o governo na campanha. Todos esses fatores são mais poderosos na definição do voto do que apelos populistas. É a sensação de conforto econômico que fortalece a campanha da continuidade."

O direito de espernear é um direito humano fundamental...

Tremei PIGs!


Noblat desespera ao constatar a inevitável derrocada da oposição:

Datafolha - Dilma dobra vantagem sobre Serra
O DataPolvo, instituto de pesquisa deste blog, informa em edição extraordinária: de 8 saltará para 16 pontos a vantagem de Dilma sobre José Serra na pesquisa Datafolha a ser divulgada nas próximas horas.
Acrescente mais um pontinho. Irá a 17.
Serra está em queda - e Dilma sobe.
A pesquisa diária feita pelo Vox Populi para consumo interno do PT fechou, ontem (sexta-feira), dando 21 pontos de vantagem para Dilma.
O Ibope ainda está em campo. Por uma projeção feita ontem com base nos primeiros dados tabulados, a vantagem de Dilma deverá ficar em 20 pontos. Mas esse número poderá mudar.
Atualização (21/08/2010 09:30h):
Dilma abre 17 pontos sobre Serra e venceria no 1º turno, aponta Datafolha
FERNANDO RODRIGUES
Na primeira pesquisa Datafolha depois do início da propaganda eleitoral no rádio e na TV, a candidata a presidente Dilma Rousseff (PT) dobrou sua vantagem sobre seu principal adversário, José Serra (PSDB), e seria eleita no primeiro turno se a eleição fosse hoje.
Segundo pesquisa Datafolha realizada ontem em todo o país, com 2.727 entrevistas, Dilma tem 47%, contra 30% de Serra. No levantamento anterior, feito entre os dias 9 e 12, a petista estava com 41% contra 33% do tucano.
A diferença de 8 pontos subiu para 17 pontos. Marina Silva (PV) oscilou negativamente um ponto e está com 9%. A margem de erro máxima do levantamento é de dois pontos percentuais.
Os outros candidatos não pontuaram. Os que votam em branco, nulo ou nenhum são 4% e os indecisos, 8%.
Nos votos válidos (em que são distribuídos proporcionalmente os dos indecisos entre os candidatos e desconsiderados brancos e nulos), Dilma vai a 54%. Ou seja, teria acima de 50% e ganharia a disputa em 3 de outubro.
Os que viram o horário eleitoral alguma vez desde que começou, na terça-feira, são 34%. Entre os que assistiram a propaganda, Dilma tem 53% e Serra, 29%.
Nos primeiros programas, Dilma apostou na associação com Lula, que tem 77% de aprovação, segundo o último Datafolha.
A petista cresceu ou oscilou positivamente em todos os segmentos, exceto entre os de maior renda (acima de dez salários mínimos).
Dilma tinha 28% de intenção de voto entre os mais ricos e manteve esse percentual. Mas sua distância para Serra caiu porque o tucano recuou de 44% para 41% nesse grupo, que representa apenas 5% do eleitorado.
MULHERES E SUL
Já entre as mulheres, Dilma lidera pela primeira vez. Na semana anterior, havia empate entre ela e Serra, em 35%. Agora, a petista abriu 12 pontos de frente nesse grupo: 43% contra 31% de Serra.
Marina tinha 11% e está com 10% entre as mulheres. A verde continua estável desde março no Datafolha. Tem mostrado alguma reação só entre os mais ricos, faixa em que tinha 14% há um mês, foi a 17% e agora atingiu 20%.
A liderança de Dilma no eleitorado masculino é maior do que entre o feminino: tem 52% contra 30% de Serra. A candidata do PV tem 8%.
Outro número bom para Dilma é o empate técnico no Sul. Ela chegou a 38% contra 40% de Serra. Há um mês, ele vencia por 45% a 32%.
Serra não lidera de forma isolada em nenhuma região. No Sudeste, perde de 42% a 33%. No Norte/Centro-Oeste, Dilma tem 50%, e ele, 27%.
No Nordeste a petista teve uma alta de 11 pontos e foi a 60% contra 22% do tucano.
Houve também um distanciamento de Dilma na disputa de um eventual segundo turno. Se a eleição fosse hoje, ela teria 53% contra 39% de Serra. Há uma semana, ela tinha 49% e ele, 41%.
Na pesquisa espontânea, em que eleitores declaram voto sem ver lista de candidatos, Dilma foi de 26% para 31%. Serra foi de 16% a 17%.

Nelson Motta é um "poeta"...

Escrevendo sobre MPB ou sobre cultura. Uma das leituras mais agradáveis que fiz nos últimos anos foi sua biografia do saudoso Tim Maia. Mas ao expressar suas preconceituosas "opiniões" políticas na edição de ontem d'O GLOBO...
Qualquer governo produz quadros oriundos da militância e do trabalho político. o que proporia nosso caro articulista? Uma gestão de tecnocratas? Tecnocratas também gostam de "vinhos e charutos", e de benesses. Conhecem esses caminhos bem melhor que gestores com origens no movimento social!
No afã - ou no desespero - em municiar o PIG, ironiza a inclusão social de setores populares. Um absurdo. Como incomoda um governo que gerou 14 milhões de empregos! O que quer Nelsinho? A perpetuação do quadro de desigualdade que Marcio Pochmann denuncia na capa da Caros amigos nas bancas? Perdeu grande oportunidade de falar de música, ou de ficar calado!

P.S. Vou tentar colaborar mais frequentemente com nosso blog. Agradeço aos parceiros, sobretudo ao Gustavo Carvalho, a Ana Paula e a Mônica a vitalidade em manter a dinâmica deste espaço de debate político.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

La Furia Roja

Vocês conhecem esta señorita?

Monumenta Goitacá

Apesar da prosódia acelerada, marco documental do período da nossa história política local. Alguns arriscam chamar o período de "A Queda".




Quanto ao teor: embora seja o julgamento de um "agravo regimental", as considerações apresentadas no voto do relator e a unanimidade da decisão reforçam a expectativa em torno da análise do mérito da questão.

Os mais excitados já regozijam a manutenção da cassação da Candidata Garotinho e querem estender a derrocada ao Marido. 

Ouçamos os jurisconsultos.

Teríamos excitação para mover os atores para alterar o tempo da planície e construir uma nova síntese?
Ou estaremos condenados a assistir a encenação do Garotismo piorado como farsa, arremedo da desgraça.

O maior problema da maré favorável é não poder fazer ela durar.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Nem toda unanimidade é burra: adeus ao Garotismo!



ELEIÇÕES JÁ!

Núcleo da Cultura: Barão de Itararé


Inspirado pela postagem da companheira Mônica, procuramos um texto ilustrativo da verve anarco-humanista de Apparicio Torelly Apporely vulgo Barão de Itararé:

"O Homem de Bem

Se Diógenes voltasse agora ao mundo começaria atirando a sua anacrônica lanterna no lixo e acabaria comprando em prestações um possante holofote, a fim de reiniciar a procura de um homem de bem.

Diógenes envelheceria novamente, projetando a luz dos refletores em todas as direções, e terminaria seus dias na mesma busca inútil que lhe consumiu a primitiva existência.

(...)

A humanidade, realmente, não presta para nada, mas não nos devemos esquecer de que nós fazemos parte dela e, portanto, não somos lá grande coisa.

Basta este raciocínio para que tenhamos uma grande dose de tolerância e de complacência para com essas pobres criaturas, cheia de imperfeições e fraquezas, pois também nós somos feitos do mesmo barro frágil e quebradiço.

(...)

O filósofo cínico não deveria projetar a luz embaciada de sua lanterna sobre os homens. Ele deveria começar voltando-a sobre si mesmo, porque, por mais patife que seja um cavalheiro, sempre tem seu lado bom. (...)

A humanidade não presta. Mas nós devemos viver reconciliados e conformados com ela. Este é o bicarbonato capaz de melhorar a nossa azia e de acalmar as náuseas totalitárias que assaltam periodicamente o nosso estômago. E, para se chegar a essa perfeição, não é necessário ser muito filósofo como Diógenes. Basta ser um pouco cínico." (1945)

Carta dos Blogueiros Progressistas


Na próxima semana é o encontro dos Blogueiros e os organizadores apresentaram algumas propostas na carta abaixo:

Do site Viomundo:

Esta é a redação inicial do documento final do 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas. Se tiver sugestões, envie e-mail para contato@baraodeitarare.org.br

A liberdade da internet é ainda maior que a liberdade de imprensa, na medida em que a imprensa compreensiva do rádio e da televisão se define como serviço público sob regime de concessão ou permissão, ao passo que a internet se define como instância de comunicação inteiramente privada”

MinistroAyres Britto, do STF

Em 21 e 22 de agosto de 2010, homens e mulheres de várias partes do país se reuniram em São Paulo, no Sindicato dos Engenheiros, com a finalidade de materializarem uma entidade, inicialmente abstrata, dita Blogosfera, a qual vem ganhando importância no transcurso desta década devido à influência progressiva que passou a exercer na comunicação e nos grandes debates públicos.

A Blogosfera é produto dos esforços de pessoas independentes das corporações de mídia, os blogueiros progressistas, designação que alude àqueles que, além de seus ideais humanistas, ousaram produzir o que já se tornou o primeiro meio de comunicação de massas autônomo. Contudo, produzir um blog independente, no Brasil, ainda é um ato de heroísmo porque não existem meios sólidos de financiamento para exercer a atividade profissionalmente, ou seja, obtendo remuneração.

Em busca de soluções para as dificuldades que persistem para que a Blogosfera Progressista siga crescendo e ganhando influencia em uma comunicação de massas dominada por um oligopólio poderoso, influente e, muitas vezes, antidemocrático, os blogueiros progressistas se unem para formularem aspirações e propostas de políticas públicas e pelo estabelecimento de um marco legal regulatório que contemple as transformações pelas quais a comunicação está passando no Brasil e no mundo.

Com base nesse espírito que permeou o 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, os participantes deliberaram em favor dos seguintes pontos:

I – Apoiamos o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), de iniciativa do governo federal, como forma de inclusão digital de expressiva parcela do povo brasileiro extemporaneamente alijada de um meio de comunicação de massas como a internet no limiar da segunda década do século XXI, o que é inaceitável e incompatível com os direitos fundamentais do homem à comunicação em um momento histórico em que os avanços tecnológicos nessa área já são acessíveis a qualquer cidadão de qualquer classe social nos países em estágio civilizatório mais avançado.

Apesar do apoio ao PNBL, os Blogueiros Progressistas declaram que, mesmo entendendo a iniciativa governamental como positiva, julgam que precisa de aprimoramento, pois da forma como está ainda oferece pouco para que a internet possa ser explorada em todas as suas potencialidades. A velocidade de processamento a ser oferecida à sociedade sem cobrança dos custos exorbitantes da iniciativa privada, por exemplo, precisa ser ampliada ou não realizará aquilo a que se propõe.

2 – Defendemos a regulamentação dos Artigos 220, 221 e 223da Constituição Federal, que legislam sobre a comunicação no Brasil e, entre outras coisas, proíbem a concentração abusiva dos meios de comunicação de massa e que dispõem sobre os sistemas público, estatal e privado.

Por omissão dos Poderes Executivo e Legislativo na regulamentação da matéria e sob sugestão do eminente professor Fabio Konder Comparato, os Blogueiros Progressistas decidem mover na Justiça brasileira uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) com vistas à regulamentação das leis que determinam profundas alterações na realidade da comunicação no Brasil supra descrita e que vêm sendo solenemente ignoradas.

3 – Combatemos iniciativas que tramitam no Poder Legislativo tais como o Projeto de Lei de autoria do senador mineiro Eduardo Azeredo, iniciativa que se notabilizou pela alcunha de “AI-5 digital” e que pretende impor restrições policialescas à liberdade de expressão na rede mundial de computadores, bem como as especulações sobre o que se convencionou chamar de “pedágio na rede”, ou seja, a possibilidade de os grandes grupos de mídia poderem veicular seus conteúdos na internet com vantagens tecnológicas como capacidade e velocidade de processamento em detrimento do que for produzido pelos cidadãos comuns e pelas pequenas empresas de comunicação.

4 – Reivindicamos a elaboração de políticas públicas que incentivem a veiculação de publicidade privada e oficial remuneradas nos blogs, bem como outras formas de financiamento que efetivamente viabilizem essa forma de comunicação representada pela Blogosfera Progressista, de maneira que possa ser produzida por qualquer cidadão que disponha de competência para explorar seu potencial econômico e comercial, exatamente como fazem os meios de comunicação de massas tradicionais com amplo apoio do Estado por meio de fartas verbas públicas que, com freqüência, são repassadas sob critérios meramente políticos e que ignoram a orientação constitucional que determina pluralidade na comunicação do país.

5 – Cobramos dos Poderes Executivo e Legislativo que examinem com seriedade deliberações da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) como a da criação do imprescindível Conselho Nacional de Comunicação.

6 – Deliberamos pela instituição de um Encontro Anual dos Blogueiros progressistas, que deve ocorrer, sempre que possível, em diferentes capitais para que um número maior de unidades da Federação tenha contato com esse evento e, em algum momento, com o universo da blogosfera.

7 – Lutaremos para instituir núcleos de Apoio Jurídico aos Blogueiros Progressistas, no âmbito das tentativas de censura que vêm sofrendo sobretudo por parte da classe política e de grandes meios de comunicação de massas.

São Paulo, 22 de agosto de 2010

Altamiro Borges

Conceição Lemes

Conceição Oliveira

Diego Casaes

Eduardo Guimarães

Luis Nassif

Luiz Carlos Azenha

Paulo Henrique Amorim

Renato Rovai

Rodrigo Vianna

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Justiça para Betinho


Comissão concede anistia política ao sociólogo Betinho

A Comissão de Anistia, do Ministério da Justiça, concedeu nesta quarta-feira anistia política ao sociólogo Hebert de Souza, o Betinho (1935-1997).
Betinho foi um dos coordenadores do Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) e levantou a campanha chamada Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, a partir de 1993.
A comissão decidiu que Betinho também terá direito a prestações mensais de R$ 2.294, além de R$ 207,7 mil como valor retroativo. Esses valores serão recebidos pela viúva do sociólogo, Maria Nakano.
Maria também foi considerada anistiada política. Ela receberá como indenização própria prestações mensais de R$ 1.205, além de R$ 109 mil como valor retroativo.
Betinho foi perseguido pela ditadura por conta de suas ações contra o regime militar. Foi afastado do cargo de coordenador da equipe técnica do MEC (Ministério da Educação), função que exercia na época. Acabou partindo para o exílio em 1970 e só voltou ao Brasil em 1979.
Maria Nakano deixou de assumir o cargo de professora porque, na época, vivia na clandestinidade. Ela deixou o país com Betinho e só retornou em 1980.
Fonte: Folha.com

Freud explica!


Realizou-se hoje o debate presidencial pela internet patrocinado pelo grupo UOL. O saldo final do debate, na avaliação dos especialistas que acompanharam o evento, foi que Dilma se saiu amplamente beneficiada. Além de melhorar o desempenho a cada embate público, ela foi favorecida pela atitude destemperada e agressiva de Serra, que no afã de reagir ao crescimento da candidata do PT só fez sintomatizar seu desespero e impotência.

Insistindo nesse estilo "macho fake", que Didi Mocó designaria "audácia da pilombeta", Serra nos brindou ainda com um autêntico sintoma freudiano, cometeu um clássico ato falho: "Em matéria de quanto pior é melhor, o DEM...o PT é o campeão”.

A essa altura deve-lhe estar pesando a consciência o medo de ser humilhado nas eleições, ou seja, em seu ocaso político deve estar temendo "sair menor do que entrou".

Agenda de campanha: Chico D'Angelo 1310



18 de agosto (4ªF)
Panfletagem UCAM 18h

19 de agosto (5ª F)
Panfletagem IFF Centro 7h e 17h30min
Agenda do candidato

23 de agosto (2ªF)
Panfletagem FDC
7h e 17h30min

24 de agosto (3ªF)
Panfletagem João Barcelos Martins (Horto)
7h e 18h

25 de agosto (4ªF)
7h - Panfletagem Anglo
17h - Anglo e Liceu

26 de agosto (5ºF)
7h e 17h30min
Universo

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Programa da Dilma -TV - 17/08 - Noite

A Dilma vem aí e o bicho vai pegar!



Vox Populi mostra Dilma com 45% e Serra com 29%

Pesquisa do instituto Vox Populi divulgada nesta terça-feira (17) no Jornal da Band, mostra a candidata petista à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff, com 16 pontos de vantagem sobre o segundo colocado o tucano José Serra. De acordo com os números, se a eleição fosse hoje, a petista seria eleita no primeiro turno já que a quantidade de votos obtida é superior à soma dos votos dos demais concorrentes.
Dilma aparece com 45% das intenções de voto, contra 29% de Serra. A candidata do PV, Marina Silva, tem 8%. Os demais candidatos não alcançaram 1% das intenções de voto.
Votos brancos e nulos somaram 5% e indecisos 12%. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual, para mais ou para menos.
Foram entrevistadas 3.000 pessoas entre os dias 7 e 10 de agosto. A pesquisa Vox Populi/Band/iG está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 22.956 /2010.
Na pesquisa anterior do Vox Populi, divulgada em 22 julho de 2010, Dilma tinha 41% das intenções de voto, contra 33% Serra e 8% de Marina. Num eventual segundo turno, a petista venceria o ex-governador de São Paulo por 46% a 38%.

"machiavelic toys"

Nas conversas com os velhos e novos camaradas, há uma consenso perturbador.
"Como faltam virtude e fortuna na política da planície goitacá para os que buscam a superação do monstruoso garotismo!"



A partir daí, o consenso se dissipa... por imobilismo...
Deprimente?? Bastante.
Parece que os atores dessa peça tem superado uma certa anomia da política local se dedicando as campanhas eleitorais e às suas militâncias e compromissos na sociedade civil. A partir da conclusão do pleito eleitoral, as conversas deverão ser retomadas "à vera".
Argumentam: - Isso é pouco e insuficiente!!!

A tênue mobilização da "Frente Democrática" é uma interessante sinalização mas ainda é pautada pelo que pretende superar. Insisto: não tenhamos ilusões ou "açodamentos", as conversas somente avançarão após o resultado do TSE e das eleições.

Concordo: -É muito pouco e insuficiente!

Mas ativismo irritadiço não garante mais resultado positivo do que um possível imobilismo.

Se o caso for de fazer algo para aplacar a fúria opinativa recomendo terapia ocupacional.
Para isso, aproveito o mote "arqueiro" do meu camarada e xará Carvalho e indico os brinquedinhos abaixo.

Divirtam-se.


Jogar Monster Hunter.
Jogos de Tiro e mais no Sitedegames.com!


A agenda de campanha do PT



A agenda do PT para a campanha majoritária:


DATA LOCAL Horário


16/08 Calçadão 16:00
UFF(Universidade Federal Fluminense) 18:00

17/08 Universidade Estácio de Sá 07:00


Terminal Urbano 17:00

Universidade Estácio de Sá 19:00


18/08 IFF (Instituto Federal Fluminense) Todo dia


19/08 Adesivagem (Jardim São Benedito) 08:00


Adesivagem (Super Bom - 28 de Março) 12:00

Ronda Noturna (bares) 20:00


20/08 FDC (Faculdade de Direiro de Campos) e ade- 07:00

sivagem no sinal


Adesivagem na Avenida Pelinca 14:00

Universidade Universo 18:00


21/08 Caminhada no Centro 09:00


Reunião de Agenda (PT) 16:00

Shopping 28 e Av. Pelinca (rodada noturna) 20:00


22/08 Bom Dilma (Rio de Janeiro) Manhã

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O ururau abriu a boca


Ibope: Dilma dispara e amplia para 11 pontos a vantagem sobre Serra

A candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, ampliou a vantagem e poderia ganhar a eleição para presidente da República já no primeiro turno. Segundo pesquisa Ibope divulgada na noite desta segunda-feira (16) pelo Jornal Nacional, da TV Globo, a candidata petista tem 51% das intenções de votos válidos.
Na simulação de primeiro turno, Dilma recebeu 43% das intenções de voto e está 11 pontos percentuais à frente do adversário José Serra (PSDB), que tem 32%. Já a candidata Marina Silva (PV) continuou com 8% da preferência do eleitorado.
As intenções de voto em Dilma subiram 4 pontos percentuais em relação à última pesquisa Ibope, divulgada no início de agosto, enquanto José Serra perdeu 2 pontos. Naquele levantamento, Dilma tinha 39% das intenções de voto e Serra, 34%.
Num eventual segundo turno, Dilma venceria a eleição com 48% dos votos dos eleitores contra 37% de Serra. O Ibope ouviu 2.506 pessoas entre os dias 12 e 15 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Maquiavelianas II






Para o sábio florentino, a passagem de homem (privado) a príncipe (ator protagonista) não se sustenta com os meros acasos da fortuna (sorte) pois depende essencialmente do exercício da virtù política. Na passagem a seguir ele explica porque os "grandes" são dignos de admiração e devem ser "imitados":

"Ora, visto que os homens avançam quase sempre por caminhos traçados por outros homens e que dirigem seus atos com base na imitação _ ainda que sem poder trilhar a mesma via nem alcançar o mesmo mérito (virtù) dos que lhe servem de modelo _, o homem prudente deverá constantemente seguir o itinerário percorrido pelos grandes e imitar aqueles que se mostram excepcionais, a fim de que, caso seu mérito ao deles não se iguale, possa ele ao menos recolher deste uma leve fragância: procederá assim agindo como o prudente arqueiro, que, sabendo da distância que a qualidade (virtù) do seu arco permite-lhe atingir, e reconhecendo como demasiado longínquo o alvo escolhido, fixa a pontaria num ponto muito mais alto que o estipulado, esperando, não que a sua flexa uma tamanha altura, mas poder, ajudado pela mira mais alta, atingir o ponto visado.

Digo, então, que a dificuldade em conservar-se um principado novo sob a autoridade de um novo príncipe será maior ou menor de acordo com o caráter mais ou menos virtuoso daqueles que conquistou. E dado que este evento da passagem de homem (no sentido privado) a príncipe pressupõe que este possua méritos (virtù) e muita sorte (fortuna), fica a impressão de que uma ou outra dessas duas condições podem, em parte, atenuar muitas dificuldades. Todavia, o príncipe que depende menos da fortuna mantém-se por mais tempo enquanto tal. (...)

Examinando os feitos e trajetórias dos grandes, não podemos concluir que da fortuna eles hajam recebido mais do que a ocasião que a materialidade das suas vidas ofereceu-lhes de poderem nela mesma introduzir a forma que lhes parecia justa. Sem esta ocasião suas virtudes espirituais ter-se-iam perdido, e, sem essas virtudes, a ocasião haveria sido vã."

Dilma é pop!!


Essa é do blog O esquerdopata.

Viva Andy Warhol!

domingo, 15 de agosto de 2010

Dissecando o panfleto psdebista


O assunto deste fim de semana chuvoso foi a matéria do panfleto Época, muito previsível, por sinal. Nada me estarrece nesta matéria, ao contrário, me faz admirar muito mais essa mulher: essa sim é exemplo de resistência, luta e dignidade. Quanto a foto de Dilma, se quiseram associar a imagem dela ao Che Guevara, acho que foi mais um tiro no pé. Há muito tempo a imagem de Che Guevara já deixou de significar "um comunista comedor de criancinhas", aliás, acredito que existam poucas pessoas tenham medo do comunismo (talvez a Regina Duarte?).
A matéria, propriamente dita, é assunto requentado. O grande mote são os boxes apresentando a documentação e aquelas dúvidas imbecis, afinal, muita gente não tem paciência de ler a matéria toda. Na minha opinião, essas são as questões subliminares:

- Dilma foi denunciada por chefiar greves e assessorar assaltos a banco (será que significa que ela pode "assaltar" sua poupança? Afinal, Collor já o fez uma vez)

- Com o dinheiro fornecido pela VAR Palmares, Dilma comprou um fusca 66 (mau uso do dinheiro público)

- A VAR Palmares durou apenas três meses. Rachou por divergências de orientação (no caso, a líder era Dilma, logo ela não sabe liderar)

- Dilma e o ex-marido costumavam se encontrar no pátio para "visitas higiênicas" (ou seja, ninfomaníaca, não se importava de transar com o EX-marido na frente de todos)

- Dilma não tinha nenhum talento na cozinha, diz uma colega de presídio ( é inerente à mulher saber tudo sobre serviços domésticos ou como uma mulher que nem sabe cozinhar, vai governar um país?)

Como se não bastasse, as matérias que seguem a principal completam a lavagem cerebral: o colonista Guilherme Fiúza levanta dúvidas sobre competência do presidente Lula; depois detonam o ministro Joaquim Barbosa, o candidato Netinho, os problemas para a Copa de 2014, o caos aéreo, last but not least, o Dunga!!

Não sobra nada de útil nesta leitura. Ainda bem que eu tenho cachorro, uso a revista para fins mais higiênicos.

Quem renega o passado não tem futuro

O que os nossos grandes grupos de comunicação fazem, muito frequentemente, não é jornalismo. É campanha política. Seria totalmente legítimo, se o assumissem. Mas fingem uma neutralidade que não existe e, por isso, são cínicos.

Não param por aí, porém. São covardes, porque buscam descontextualizar a informação, como se aquilo que ocorreu sob um regime bárbaro, onde pessoas eram torturadas sadicamente, onde eram levadas à loucura e à morte. É isso o que faz a revista Época, na edição desta semana.

Continue a ler no link abaixo do Tijolaço.


Quem renega o passado não tem futuro

Campanha cidadã

Recebi esse texto por e-mail enviado pela Norma Dias.


Campanha cidadã de informação dos eleitores

Emir Sader

Quando o quadro eleitoral vai ganhando um formato que dificilmente parece poder ser alterado significativamente, o único fator que pode alterá-lo vêm, não da esfera das opiniões dos cidadãos, mas de uma lei absurda, aprovada e sancionada, que obriga os eleitores, para poderem votar, portar um outro documento, com foto. Independentemente da intenção de evitar os votos fraudados, a decisão é sumamente discriminatória, afetando diretamente a milhões e milhões de eleitores mais pobres, que não dispõem da informação e/ou de documento com foto ou de possibilidade de se deslocar de novo até suas casas para poder retornar a tempo de votar.

A falta de campanha maciça de informação por parte das autoridades responsáveis pelo processo eleitoral só agrava a situação, revelando má fé ou falta de consciência das conseqüências da lei e dos danos que ela pode causar no exercício do direito de voto por milhões de cidadãos brasileiros.

Na primeira eleição de Evo Morales, na Bolívia, centenas de milhares de pessoas não puderam votar por uma decisão de que os que não tinham votado na eleição municipal anterior, teriam que se reinscrever. A informação circulou pouco e justamente eleitores pobres, do Evo, não puderam exercer seu direito de voto. Felizmente a maioria obtida pelo Evo foi suficiente para que triunfasse com a maior votação que um presidente havia obtido, mas o MAS deixou de eleger a governadores e a uma bancada parlamentar maior por essa circunstância.

No Brasil, até hoje ainda há setores significativos da população – basicamente mais pobres, grande parte deles vivendo no campo – que querem votar no candidato do Lula, mas que só agora, lentamente, vão canalizando esse voto para a candidata do Lula, Dilma. Podemos imaginar a dificuldade para que esses setores possam ser informados da necessidade de portar documento com foto para votar. Muitos sequer têm esse documento, seja por falta de recursos para tirá-lo, seja por falta de consciência da importância e falta de tempo de providenciá-lo.

A imprensa, alinhada maciçamente com o candidato da direita e consciente de que os setores mais diretamente afetados são bastiões de voto do governo e da Dilma, nem tocam no tema, em atitude que revela, mais uma vez, como não apenas informam mal e errado a população, como também desinformam pelo silêncio.

Não podemos contar com esses meios. Temos que organizar, desde já, uma ampla campanha cidadã de massas para fazer chegar essa informação a todos os eleitores, de que necessitam indispensavelmente levar um documento com foto para poder votar. É responsabilidade da imprensa pública, de todas as organizações democráticas e populares, de todas as candidaturas desse campo e de toda a militância, organizar formas de difusão ampla dessa informação, com criatividade e com eficácia, para evitar que uma determinação absurda e a irresponsabilidade dos setores que deveriam encarregar-se da informação do eleitorado, falseiem a vontade dos eleitores brasileiros.

Do Blog do Emir