sexta-feira, 5 de março de 2010

Negociar é preciso!

O decano dos blogueiros campistas e arguto analista da política, professor Roberto Moraes, toca no cerne da questão dos royalties:

"Sobre os royalties: é preciso encontrar espaço para negociação!

É natural na democracia o projeto do deputado gaúcho, Ibsen Pinheiro, e também a manifestação dos municípios (não necessariamente suas comunidades) em defesa do que foi conquistado em 1985, consolidado em 1988 e depois 1996.
Como já se falou bastante nos últimos dias, a discussão da chamada compensação é, de certa forma contraponto de uma questão tributária, que é a não cobrança do ICMS na origem para a extração de petróleo.
É evidente que a primeira questão entrou na ordem do dia, por conta da descoberta do pré-sal e do justificado regime de partilha.
Já a oportunidade (para os outros) de rediscutir isoladamente a redivisão é fruto do espaço da política, amplificada, não apenas pelos justificados, olhos gordos de quem busca recursos, como do mau uso difundido exaustivamente em casos sucessivos, em que Campos, queiramos ou não, gostemos ou não, excedeu a todos os limites possíveis, impossíveis e acima de tudo, inimagináveis!
Pois bem, visto isso, um grito aqui, outro acolá, nos diversos municípios do litoral norte do estado, em nada produzirá mudanças, se não for construída uma alternativa que até aqui não foi negociada. Todos já sabem dos limites políticos e legais de um veto total ou parcial no Congresso Nacional.
Por conta disso, não dá mais - e o blog fala disso há tempos - que, se for necessário (e é), melhor seria entregar os anéis, a parder os dedos, de ambas as mãos e ainda da dupla de pés. Só quem esteve perto do quadro pior pode saber a importância do menos ruim.
Insisto que é preciso uma solução negociada. Nos últimos dias, surgiu uma nesga de possibilidade. Diz-se em Brasília, que alguns deputados que defendem a emenda de repartição total para todos os municípios brasileiros, do deputado Ibsen Pinheiro, sabem que há risco, de também ficarem sem nada, com uma eventual decisão do STF, favorável à manutenção da atual situação, por conta da questão da arguição da constitucionalidade.
Em sendo assim, nada mais propício, do que se entabular uma negociação em que, quem esperava aganhar tudo, fique com algo, e quem corria o risco de perder tudo, mantenha parte do seu quinhão.
Feito isso, com habilidade que só a política pode viabilizar, o trauma pode ainda deixar um saldo positivo: o de ter permitido à população regional compreender a importância do exemplo do bom uso deste dinheiro, assim como, da sua real finitude, não apenas por conta da exaustão das jazidas, mas, por uma nova e não tão eventual assim, mudança dos ventos na política.
Para um desfecho deste tipo, resta que as disputas sejam postas, mesmo que parcial e temporariamente de lado, caso contrário... a Inês será morta!
Reflitamos mais profundamente sobre o caso em busca de uma negociação. Atos públicos, manifestações e reinvindicações só fazem sentido, se houver algo ou algum instrumento de negociação."

6 comentários:

Anônimo disse...

O Roberto Moraes realmente é muito bom!

Anônimo disse...

Roberto Morais, Odisséia, Antônio Carlos Rangel, Douglas da Mata, Félix Manhães, Fabiano Rangel, o PT de Campos tem ótimos componentes, como é possível este partido estar fora do jogo político desta cidade???

Anônimo disse...

É preciso que parem de ficar competindo entre sí, quem é mais vaidoso (a), traçar um objetivo comum, respeitar as diferenças, se darem conta que o inimigo não está entre eles, mas em volta, e irem à luta...

douglas da mata disse...

Comentaristas,

Pelo elegio obrigado.

Agora vamos a parte que trata das "brigas" como impossibilidade de crescimento do PT.

Não é só isso, e mais, ainda que em alguns momentos os conflitos "travem" certas ações partidárias, é verdade que em outros momentos, esse conflito enriquece e possibilita que o partido seja consistente em sua ações.

Veja, esse é o "ônus"(para mim, vejo como bônus)de ter um partido sem caciques, onde cada conflito deve apontar para soluções políticas.

É verdade que nos últimos anos, quer seja por afastamento de uns, quer seja pela ocorrência de certos episódios, o PT se esvaziou.

Mas veja, foi nesse período que ele teve mais "paz" interna, ou seja, essa "paz"(ausência de confllito"esvaziou sua legitimação.

Some-se a isso o fato de fazermos política em uma cidade polarizada, onde a prefeitura (orçamento)monopolizou a luta política, e ainda a questão do garotismo, que, gostemos ou não, mobiliza e imobiliza a nossa cena partidária.

Mas são outros tempos. De novo teremos conflitos, mas de novo ofereceremos a essa cidade uma alternativa.

É só vir com a gente, pois sozinho não dá.

Um abraço

Anônimo disse...

Um anônimo acima citou alguns nomes do PT de Campos que são bons, e que eu concordo, mas gostaria de lembrar também de dois nomes que eu muito admiro, que são o Silvano (que há muito não tenho notícias) e o Renato Gonçalves, conhecido também como Renatão.
Forte Abraço.

Anônimo disse...

Esse blog está mostrando que além de Roberto Moraes, o PT tem ótimos quadros. Vocês tem é que aprecer mais, fazer a população conhecer vocês.
Chega dessa oposição que tem gente como Ilsan, Marcos Bacelar, Claudecir, Arnaldo Viana e Mocaiber.
Parabéns, estou muito impressionado com este blog, ele está ótimo.