quarta-feira, 9 de junho de 2010

A geopolítica da estupidez






O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (9) que considera "um equívoco" a aprovação de sanções contra o Irã pelo Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas). "O conselho de segurança jogou fora uma oportunidade histórica de negociar tranquilamente o programa nuclear iraniano e ao mesmo tempo discutir com mais tranquilidade a desativação [do arsenal] dos países que têm bombas nucleares", afirmou Lula, durante uma cerimônia pública em Natal (RN).

"É um episódio que enfraquece o CS das Nações Unidas (...) Isso foi uma vitória de Pirro", criticou Lula. O órgão da ONU é composto por Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China e outros 10 países rotativos. Ao todo, 12 nações foram favoráveis à punição, com uma abstenção --do Líbano --e dois votos contrários, do Brasil e da Turquia.

Em maio, os dois países intermediaram um acordo com o governo iraniano para tentar evitar sanções dos Conselho de Segurança por conta do programa nuclear desenvolvido pelo país persa. "Às vezes me dá a impressão [de ser] aquele pai duro que se vê obrigado a dar a palmada no filho mesmo que o filho não mereça, só para dizer: 'eu sou o pai'", afirmou o presidente.

"Quando eu fui ao Irã muita gente dizia que o Irã estava nos enganando. O que aconteceu? O Irã se comprometeu a cumprir aquilo que era o desejo do Conselho de Segurança da ONU. Lamentavelmente, desta vez quem queria negociar era o Irã, e quem não queria negociar eram aqueles que acham que a força resolve tudo", disse Lula.

Nenhum comentário: