domingo, 6 de junho de 2010

As "vastas emoções e pensamentos imperfeitos" da direita


De acordo com Freud, o inconsciente é o "lugar" no qual condensamos, recalcamos e reprimimos os desejos mais primitivos. Esse império dos sonhos sem compromisso com a realidade e não regulado pelo tempo, foi assim definido pelo criador da psicanálise: "É um mundo arcaico de vastas emoções e pensamentos imperfeitos"!

As diferentes interpretações sobre o Governo Lula e seu legado são próprias da vida democrática e esse dissenso é fundamental para a vitalidade do debate público. Contudo, algumas análises, se conseguem escapar do puro exercício de má-fé, beiram ao delírio onírico tamanha a discrepância irracional com relação aos dados do real. Pois bem, para exemplificar esse raciocínio confira a passagem final do artigo Os números e o que eles não dizem (O Estado de S. Paulo 08/06/2010), do professor emérito da USP José de Souza Martins:

"Muito antes da eleição de Lula, o PT já havia criado uma poderosa máquina de poder, baseada na lealdade religiosa dos grupos de base que o esvaziaram como partido para transformá-lo em seita. No poder, esse exército de adeptos recrutados nas igrejas, nos sindicatos e nas universidades tratou de montar a máquina da permanência e do continuísmo, a estratégia da estagnação política, econômica e social. É o retrocesso desse autoritarismo e não o carisma de Lula que move para cima a candidata do lulismo."

O mais bizarro desse "argumento" é que mesmo que esse regime arcaico e autoritário fosse real, teríamos uma falha fundamental: o exercício democrático do sufrágio universal! Ou então podemos combinar assim: o sucesso do PT em (re)eleger o Presidente se deve à democracia como "ditadura da maioria" e para a direita voltar a fazê-lo podemos realizar um plebiscito par re-instaurar o voto censitário ou o despotismo esclarecido.

2 comentários:

Brand Arenari disse...

Muito boa Gustavo.
Esse pessoal precisa de tratamento urgente, antes que tenhamos que gastar nosso dinheiro público com “casas de repouso” para eles.
A psicologia e a psiquiatria têm longa literatura que nos mostra que perdas muito grandes levam a processos de loucura e até alucinações, como essa aí. Essa gente ta perdendo tudo, o “mundo” em que eles acreditavam desabou muito rápido, não deu tempo para psique digerir, afinal o tempo dela é outro.
Na mesma linha deste texto foi o de FHC neste domingo, se auto-elogiando e dizendo que sua política externa era melhor. Alguém precisa protegê-lo, ele não merece este fim.
Abraço.

Gustavo Carvalho disse...

Camarada Brand, a gravidade do delírio é radicalizada se retomamos a proposta original do texto e suas pretensões intelectuais: como cientista social ele tenta formular uma "análise qualitativa" a partir dos dados das pesquisas de intenção de voto! Pois é, com casos "limítrofes" não se deve brincar: no estilo garotista, podemos propor "manicômio a 1 R$"!
Abç