segunda-feira, 7 de junho de 2010

Brasil: futebol e diplomacia

Nascido na Índia, criado nos Emirados Árabes e na Alemanha, o cientista político Parag Khanna tornou-se consultor de política externa de Barack Obama. Para Khanna, o Brasil passou por um processo de evolução diplomática. Um bom exemplo desse processo, seria a liderança assumida na coalizão do G-20, com a China, a África do Sul e a Índia. O Brasil seria o "capitão de um eixo comercial"

No seu livro "O Segundo Mundo: Impérios e Influência na Nova Ordem Global", publicado em 2008, Khanna cria uma curiosa analogia entre o futebol brasileiro e o sucesso tupiniquim nas negociações internacionais.  

"O Brasil transformou o futebol numa arte, e não surpreende, que saia assim tão bem em negociações às vezes comparadas à simultâneos jogos de futebol num mesmo campo, sem que ninguém saiba a quantas anda o placar e em meios a constantes mudanças de time, embora, com toda exaustão todos continuem jogando."

O PIG de cá e a durona Hillary são incapazes de entender esta semi poesia. Alguns companheiros não se sensibilizaram mas já vesti meu ufanismo tosco: 
- BRASIL will will will...  

Nenhum comentário: