terça-feira, 9 de março de 2010

O PIG dos PIGs

Professores costumam acreditar que o senso comum informado é melhor do que a ignorância sólida dos replicadores de preconceitos. Ora, nada mais interessante do que a oportunidade de rever velhas crenças com novos olhos! Pois foi essa oportunidade que a Globo e seus tentáculos nos proporcionou. Vamos aos fatos: em decisão surpreendente, a Organização Mundial do Comércio (OMC) condenou os EUA por exercer protecionismo injustificado, por isso autorizou o Brasil a retaliar os yankes sobretaxando mais de 102 itens de sua pauta de exportação. Pois bem, as organizações Globo resolveram dar sua interpretação para esses fatos noticiados em todo mundo. Vamos à "visão de mundo" dos Marinho:
"O país dos impostos
Em contraste com outros portais e telejornais brasileiros, na manchete do G1 e depois do 'Jornal Nacional', a retaliação ao protecionismo americano foi noticiada como 'aumento de impostos' determinado pelo governo Brasil. Relacionou-se a notícia, na cobertura, ao aumento no preço dos remédios."
Fonte: coluna do Nelson de Sá: Toda Mídia (F. de S. Paulo; 09/03/2010)

3 comentários:

Luciana disse...

Até mesmo as notícias que não davam como "aumento de impostos" as manchetes induziam à ideia de que o governo "mais uma vez" (em referência ao Irã) adotava política-econômica externa inadequada.
Nem uma palavra sobre a prática anti-neoliberal de subsídios agrícolas dos EUA, apesar do que pregam - e impõem - ao resto do mundo.

Mônica Athayde disse...

Aproveitanto o post, o Paulo Henrique Amorim divulgou no site Conversa Afiada, que o PT entrou com um processo contra a revista Veja e o Estadão. Segue o link www.paulohenriqueamorim.com.br

Gustavo Carvalho disse...

Oi cara colega e "observadora", os "caras" estão perdendo o bom senso. Com relação às relações diplomáticas com Irã, eles até aventaram uma triangulação segundo a qual o governo brasileiro enviaria ao Irã urânio enriquecido da França p/ o Irã fazer a famigerada bomba! Enquanto isso, os EUA querem vetar nossa relação com eles mas defender esse "privilégio" para China. Enfim, "é nóis"!