domingo, 7 de março de 2010

"A mulher quem diabo sabe o que é?"

Em homenagem ao centenário do Dia Internacional da Mulher (08 de março), recorremos ao talento poético do mestre dos mestres. Dostoiévski, em Os Irmãos Karamázovi, faz Dimitri explicar para o seu irmão mais novo, Alieksiéi, a natureza de sua paixão por Gruchenka. Esse é o contexto da seguinte narrativa:
"Que Deus te preserve de pedir alguma vez perdão a uma mulher amada! (...) Porque a mulher, meu irmão, quem diabo sabe o que é? Eu, em todo caso, conheço as mulheres! Tenta pois reconhecer teus erros: 'É culpa minha, perdão, desculpa-me', sofrerás um saraivada de censuras! Jamais um perdão franco, simples; começará por humilhar-te, envilecer-te, censurar-te-á agravos imaginários, só então te perdoará. E ainda é a melhor dentre elas! Não te perdoará as menores coisas. Tal é a ferocidade de todas, sem exceção, desses anjos sem os quais não conseguimos viver! (...) Não, reparei meus agravos a Gruchenka, mas sem pedir-lhe perdão. Venero-a mas pensa que nunca a amo bastante. Antes, sofria eu com suas sinuosidades pérfidas, agora formamos uma só alma e por ela tornei-me um homem. Ficaremos juntos? Se não, morrerei de ciúme..."

Nenhum comentário: