sexta-feira, 12 de março de 2010

Ciência uma hora dessas?

Marcelo Gleiser, grande pesquisador e divulgador da ciência, acaba de lançar mais uma instigante obra: A Criação Imperfeita (Ed. Record). Nessa novo livro, ele critica alguns pressupostos metafísicos da ciência e afirma que a busca por uma teoria unificada de toda natureza possui semelhanças com o monoteísmo. Confira abaixo algumas das mais interessantes passagens de sua entrevista ao jornal F. de S. Paulo (12/03/10):

F. S. P.: Por que o senhor não acredita que toda física possa ser unificada em uma única teoria? É uma questão de limitação técnica ou o senhor acredita que não exista uma natureza única subjacente a tudo?
M. G.: Existe um lado pragmático nessa pergunta, porque as informações que nós temos do mundo dependem daquilo que podemos medir. E o que podemos medir é limitado, pois nossos instrumentos têm precisão e alcance limitados. Então, sempre haverá algo sobre o mundo natural que não saberemos. (...) O que eu tento dizer é que não há razão concreta empírica para a gente acreditar em uma unidade por trás de todas as coisas. (...) Existe outra maneira de pensar o mundo que não é por simetrias. É justamente o oposto: mostrar que as assimetrias é que são importantes. Issocria toda uma nova estética da natureza. (...)Meu livro não é contra a simetria. Isso seria errado. A ideia de busca pela unificação pode continuar a funcionar e a inspirar muitas pessoas, mas é um erro transformar essa noção em dogma.

Nenhum comentário: