quarta-feira, 10 de março de 2010

Não passará!

Pronunciamento do líder do governo na Câmara, Deputado Candido Vaccarezza (PT-SP) neste exato momento, na sessão do Congresso que discute a emenda Ibsen Pinheiro, antecipa a posição do governo LULA em vetar a proposta que deve ser aprovada nos próximos minutos.
Vacarrezza afirmou que a proposta não tem base constitucional, pois mexe em contratos em vigor, e assim, o Presidente não tem como sancionar a emenda.
"Não é possível comprar terreno na Lua!" alertou o líder do governo a claque de prefeitos que, tais quais aves de rapina, lotam as galerias da Câmara apoiando a proposta casuísta.

8 comentários:

Anônimo disse...

Será que Lula permanecerá no cargo para vetar tal emenda Ibsen e contrariar os prefeitos deste país ou decidirá por uma saída estratégica para subir nos palcos de Dilma livremente sem contrariar os municípios não produtores?? De fato hoje o Líder da Base Governista pediu a não aprovação da Emenda Ibsen, mas contraditoriamente, a base Governista, juntamente com o Dep. José Genuíno, parecia não seguir a orientação do Presidente.

É esperar para ver...

douglas da mata disse...

É claro que um tema como esse, que mobiliza os eleitores das bases dos parlamentares, não teria como ser tratado com posição fechada de bancada.

Seria como tentar tapar rachadura de represa com band-aid.

Mas o veto é certo, pelos mnotivos apresentados, e que nós já havíamos mencionado nesse blog:

As receitas de royalties estão empenhadas com a dívida do Estado com a União.

Anônimo disse...

Caro Douglas, a pergunta é a seguinte: Com Lula na presidência o veto é certo como previsto por vocês, mas tal situação ocorreria se o Lula se licenciar para a campanha presidencial de Dilma? Será que o Sarney, eventualmente ocupando a presidência, vetaria??
Não descarto esta hipótese estratégica...

douglas da mata disse...

Caro comentarista,

A questão tem vários pontos:

1-O governo tem "pressa" na aprovação do marco regulatório do pré-sal, onde está "entranhada" a emenda Ibsen. O deputado gaúcho sabia disso, e foi por isso que emprenhou o projeto original.Logo, se tudo correr como analisamos, Lula vetará logo, para resolver a questão.

2-O governo confirmou que Lula não deixará o cargo. Isso foi mais um "factóide" criado pelo PIG. Quem deixaria o governo agora, quando tudo está tão certo, para se arriscar a ter Sarney, bombardeado diariamente?
A tese é louca. Ele só tem a perder se sair, enquanto se ficar, seu lucro é certo!

Um abraço, e obrigado pela participação.

Anônimo disse...

Caro Douglas, espero que você esteja certo e que realmente o Lula não se licencie e vete tal emenda Ibsen... Mas, em se tratando de campanha presidencial, tudo pode ocorrer, até mesmo um pedido ao Senado para atrasar tal votação e deixá-la para depois das eleições, evitando-se desgastes com os municípios,o que, ai sim, facilitaria o veto pelo Lula...

Também espero que uma vez passado este susto com a derrubada desta emenda, a sociedade civil organizada de nossa Campos exija melhor aplicação destes recursos em prol de nossa população, pois CPI, se criada, provavelmente terá o mesmo destino das demais até então criadas...

Um abraço.

douglas da mata disse...

Caro comentarista,

A grande questão de qualquer medida ou CPI que procure dar transparência a gestão dos royalties é a prticipação popular.

Veja que nas outras oportunidades, como você bem observou, não deu em nada, e por que?

Faltava mobilização.

Creio que dessa vez será diferente, como sempre aconteceu, historicamente, em todas as CPIs que tiveram pressão popular.

Um abraço.

Anônimo disse...

O grande problema é que a pressão popular em Campos é a famosa "pressão coca-cola": só dua dois dias e depois cai no esquecimento... Além da CPI, que também entendo deva ser criada, deveria haver um movimento definitivo (e não provisório) da sociedade organizada através de um observatório (como o que vem sendo criado pelo Movimento Nossa Campos, liderado pelo Cientista Político Prof. da UENF, Hamilton Garcia)para fiscalizar diretamente tanto o Executivo, quanto a Câmara de Vereadores.

Trata-se de movimento legítimo de toda sociedade, independentemente de partido político e crença ideológica, cujo objetivo comum é a fiscalização do dinheiro público e conferir sugestões de novas poíticas públicas clamadas pela sociedade.

Acho que chegou a hora de conclamarmos o Movimento Nossa Campos, que, inclusive, já está em fase final de implantação.

douglas da mata disse...

Caro comentarista,

Obrigado pela participação.

Todos os movimentos organizados são bem-vindos nessa luta.

Um abraço.