quinta-feira, 27 de maio de 2010

Quem é que não é confiável?



O acordo diplomático extraordinário firmado por Brasil/Irã/Turquia e, por conseguinte, a hipótese de geopolítica mundial multipolar, foram severamente alvejados pelo velho imperialismo yanque de sanções progressivas da gestão Obama. Confira abaixo a passagem final da carta do presidente dos EUA a Lula, na qual o "irmão do norte" propõe como alternativa negociada justamente os termos consagrados pelo acordo conseguido por Lula. Como o governo democrata pratica a mesma agenda externa da Era Bush (da questão ecológica até a armamentista), para mundo faz alguma diferença?

"Existe uma solução de compromisso potencialmente importante que já foi oferecida. Em novembro, a AIEA transmitiu ao Irã nossa oferta de permitir que o Irã transfira seus 1,2 mil de LEU a um terceiro país especificamente a Turquia- no início do processo, onde ele seria armazenado durante o processo de produção do combustível como caução de que o Irã receberia de volta o seu urânio caso não viéssemos a entregar o combustível. O Irã jamais deliberou seriamente quanto a essa oferta de "caução" e não ofereceu explicação confiável quanto à sua rejeição. Creio que isso suscite questões reais quanto às intenções nucleares iranianas. Caso o Irã não esteja disposto a aceitar uma oferta que demonstre que seu LEU é para usos pacíficos e civis, eu instaria o Brasil a insistir junto ao Irã quanto à oportunidade representada por essa oferta de manter seu urânio como "caução" na Turquia enquanto o combustível nuclear está sendo produzido.
Ao longo do processo, em lugar de construir confiança o Irã vem solapando a confiança, na forma pela qual abordou essa oportunidade. É por isso que questiono a disposição do Irã para um diálogo de boa fé com o Brasil, e por isso eu o acautelei a respeito em nosso encontro. Para iniciar um processo diplomático construtivo, o Irã precisa transmitir à AIEA um compromisso construtivo quanto ao diálogo por meio de canais oficiais algo que até o momento não fez. Enquanto isso, continuaremos a levar adiante nossa busca de sanções, dentro do cronograma que delineei. Também deixei claro que as portas estão abertas para uma aproximação com o Irã. Como você sabe, o Irã até o momento vem recusando minha oferta de um diálogo abrangente e incondicional.
Aguardo ansiosamente a próxima oportunidade de encontrá-lo e discutir essas questões, levando em conta o desafio que o programa nuclear iraniano representa para a segurança da comunidade internacional, inclusive no Conselho de Segurança da ONU.
Sinceramente,
Barack Obama"
Comentário do Presidente Lula:
"Tem gente que ao invés de sentar na mesa, prefere mostrar que tem força: "ou dá ou desce. Eu não sou assim. Ninguém dá e todo mundo desce, esse é o meu lema". "No mundo tem gente que não sabe fazer política sem ter um inimigo". "Primeiro é preciso criar o inimigo e ele tem que ser ruim. Embora possa não ser, mas tem que fazê-lo ruim, a cara tem que ser feia e nós temos então que demonizá-lo".

Nenhum comentário: