sexta-feira, 4 de junho de 2010

Por que lutar contra o garotismo?


A vereadora Odisséia Carvalho (PT) argumenta sobre o dever político de lutar contra o "garotismo", seus nefastos métodos de poder e perverso legado coletivo:


Nos últimos anos, a política de Campos tem vivido os momentos mais trágicos de toda a história da cidade. Uma tempestade de denúncias sobre corrupção e abuso do poder econômico, operações policiais e decisões judiciais que indicam que a política campista está muito doente.

Diariamente sou indagada: “- E agora vereadora, o que vai acontecer? Mudam os prefeitos, mas continua a mesma vergonha!” Respondo que ao invés do desânimo o que temos que ter é coragem e esperança, é um modo de fazer política que está moribundo e agonizante.

A obscuridade dos gastos públicos municipais, os valores escandalosos e a falta de publicidade eficiente dos atos administrativos, tais práticas têm que morrer.

O escárnio com a educação municipal, o abandono e fechamento de escolas, o loteamento clientelista dos cargos de direção de escolas, as escancaradas manipulações das firmas terceirizadas, contratos suspeitíssimos, estas práticas devem ser extintas.

A precarização do atendimento de saúde, os vergonhosos contratos de aluguel de ambulâncias, o abandono do Programa Saúde da Família estas escolhas são insustentáveis.

O desordenamento do espaço público, o trânsito caótico, os riscos para pedestres, a falta de apoio para os ciclistas, o enfeiamento da cidade, a sujeira e o total abandono das praças, obras superfaturadas que são feitas, refeitas e ficam mal feitas, este modo de gestão está no fim.

Nós queremos construir o novo, mas este novo projeto para a cidade não será efetivado pelos grupos que têm compactuado com os métodos perversos que têm dominado a política municipal nas últimas décadas. Na sua história secular, os campistas demonstraram o seu vigor na luta contra abusos dos poderosos. Desafiaram uma das famílias nobres mais poderosas de todo o Império Colonial Português. Lutaram contra a mais renitente elite escravagista do país. A nossa tarefa agora é libertar a nossa cidade do perverso legado político do Garotismo.

11 comentários:

Carlos José disse...

Caro Gustavo,

Acho interessante sua tese, concordo com a maioria do texto, mas me fica uma dúvida:
Por que o PT de Campos gosta tanto de Arnaldo Vianna? Por que o PT de Campos se encantou com o senhor Mocaiber? Olha, nós gostamos do Partido dos Trabalhadores e temos as nossas diferenças com o casal Garotinho, temos que primeiro responder a sociedade campista o nosso envolvimento com pessoas corruptas e nocivas a administração pública. A partir do momento que conseguirmos nos explicar e nos desculpar aos valores eleitores campistas, talvez consigamos lutar para o fim do garotismo na nossa cidade.

Um abraço de um petista desiludido,

Carlos José - Pecuária

Gustavo Carvalho disse...

Camarada Carlos José, tirando o aspecto pessoal das afinidades (afinal, gosto não se discute ...), concordamos que a aliança firmada com essa facção do garotismo (mesmo em nome do anti-garotismo!) é um dos principais sintomas de decadência política do PT local. Para não incorrer nos mesmos erros históricos precisamos de participação e compromisso com o futuro. Portanto, supere a atitude contemplativa e volte a ativa.
Abç

Anônimo disse...

Carlos José,
a sua desilusão é também minha mas se ainda acreditamos que existe possibilidades de romper com os ranço do "garotismo" que uma parte dos petistas adquiriram numa aliança
desprovida de comprometimento de mudanças e outros fatores que não quero aqui citar, é o momento de arregaçarmos as mangas (e as idéias!) e unir forças para recuperar o pouco que resta do partido em Campos. Ficar de fora criticando, vendo os erros, é claro que é um direito de quem o faz, mas não contribui muito. Temos que voltar a fazer esse exercício dentro do partido e sermos maioria pela moralização e retomada do partido com um projeto para esta cidade tão espoliada. Não cabe aqui alijar ninguém, mas que os métodos viciados sejam substituídos por práticas democráticas saudáveis.
A próxima reunião do partido será dia 10 próximo, às 19:00 na sede do partido. Apareça!!!
Saudações petistas!

Anônimo disse...

Òtimo texto! Vamos Odisséia, força e corangem, o povo está com você!

Anônimo disse...

Estou com vc Odisséia, belo texto, mas seu nome e sua voz tem que chegar no povão. Na semana passada em reunião com alguns amigos, falei em seu nome, e poucos souberam de quem se tratava. Imagine isso nas periferias, onde poucas pessoas tem acesso aos jornais e as informações.

Anônimo disse...

Garotinhoé o mal desta cidade. O PT vai precisar de muitos aliados para derrotá-lo.

douglas da mata disse...

Caro Gustavo,

Não entrarei aqui no aspecto "pessoal" de nossas limitações, você as conhece tão bem quanto eu, e concordamos, quase em totalidade, sobre o efeito nefasto que elas detêm sobre o poder de mobilização coletiva-social.

Ainda que entenda, como bem preconiza o Gustavo cabeça Lopes que as coisas vão se movimentando, e portanto, não caberia desespero algum, permita-me apresentar alguns problemas:

1. Está nítida a tentativa(penso que sincera)da vereadora e da presidência do partido(afinal, não há como separar as coisas, e isso nem é ruim, ou não deveria)em recolocar seu discurso para a sociedade.

2. Mas essa tentativa, desprovida de senso prático, ou seja, de ações que corroborem tal formulação, soam como falsas. O mandato ainda está "preso", em sua estrutua orgânica a questões que contradizem as suas novas intenções, por exemplo.

3. Não me parece que haja um esforço de inserir o PT local no contexto regional e estadual da luta que se aproxima, com as possibilidade que a candidatura Lindberg e outras trazem. Fica tudo restrito a relações para-institucionais, ou o popular, compadrio paroquiano.

4. Essas relações se reproduzem na cena local. Já não passou a hora de formalizar uma frente ampla de debates em favor d cidade, com viés multipartidário(nunca supra, como querem alguns)e interinstitucional?

5. Quais são os projetos de lei que a vereadora apresenta ou apresentará para dar "contornos" aos debates de políticas públicas que pretendemos?

6. A frente de oposição será protagonizada pelo vereador Marcos Bacellar?

São apenas perguntas, sem intuito provocativo. São preocupações sinceras de quem espera que vocês tenham sucesso.

Um abraço.

Anônimo disse...

As alianças pontuais (ressalte-se) com Arnaldo e Mocaiber foram na tentativa de liquidar de vez com Garotinho, mas infelizmente não deu certo.
Agora, é hora de nos reunimos juntar nossas idéias, debater nossos erros e formular uma proposta alternativa para esta cidade, inclusive somando forças com lideranças de outros partidos que também tem este objetivo.

Anônimo disse...

Odisséia está se mostrando uma vereadora corajosa e atuante. Acredito que esteja sendo difícil aturar certos funcionários de Garotinho lá na câmara, que só fazem o que o chefe manda, como por exemplo Albertinho e Magal, mas ela tem que continuar na luta. Campos precisa desta voz contrária ao "garotismo".

Anônimo disse...

Gostei muito do texto, vamos tentar colocar a Odisséia em uma rádio, isso dará mais abrangência ao seu discurso. Outra coisa, ela poderá discorrer sobre os vários programas do governo Lula e do PT para as classes menos favorecidas, que é onde Garotinho tem mais voto.

Anônimo disse...

Primeiramente, parabenizo o artigo da vereadora Odisséia, ela foi muito feliz em muitas colocações. Depois, acho que o PT de Campos, e aí o blog do Núcleo poderia dar uma ajudinha, deveria resgatar alguns eternos petistas históricos à voltarem à arena política de nossa cidade, até para que este movimento que o partido está tentando dar - de se tornar uma alternativa aos grupos de Garotinho e Arnaldo, com os valores e ideais da construção do partido - possa se fortalecer, e como consequência, convencer a população dessa cidade sobre este objetivo.
As dúvidas e perguntas levantadas pelo Carlos José da Pecuária podem ser a de muitos campistas, portanto, o partido poderia apresentar também outros sinais e ações que indicam esta volta às origens.
Vamos convocar à participar desta nova fase do partido os militantes Antônio Carlos Rangel, Silvano e Luciano DÁngelo, por onde eles andam?
abraço
Felipe (Parque Califórnia)