domingo, 27 de junho de 2010

O Dunga é apenas um babaca...

Acabo de ver a entrevista coletiva do técnico brasileiro. Nenhuma novidade! Deixo claro, de saída, que, apesar das minhas opiniões, torço pro seu sucesso, torço pro Brasil.
A minha querida Ana Paula Motta repercutiu em post abaixo a "onda pró-Dunga" que assola a blogosfera. Acho realmente compreensível que este metiê colha a oportunidade apenas cricunstancial que colocou o anão num papel que converge com nossos interesses: o de antagonista da vênus platinada, principal componente do PIG. Mas repito o que já disse em comentário a um outro post abaixo, não concordo que o transformemos em nosso "Sassá Mutema" - pra quem é mais novo, personagem de Lima Duarte em telenovela da própria Globo que se transforma em instrumento da oposição na luta contra oligarcas e traficantes que controlavam o poder na fictícia cidade de Tangará.
Dunga não tem dimensão ética e atitude política pra desempenhar o papel que nossos companheiros querem atribuir a ele. Não há intencionalidade crítica em seu embate com a Globo. Age intuitivamente e de forma arrogante, para afirmar seu ego e suas convicções pouco democráticas no que se refere a preparação de um time de futebol - pra não entrar aqui no debate de suas convicções táticas defensivas que definitivamente não me agradam, questão de preferência pessoal, admito.
Seu êxito no comando do escrete canarinho é inegável. Tem resultados - embora pra mim, e para boa parte da torcida, futebol não seja só resultado! Mas é uma figura pública polêmica e controversa. Pessoalmente, acho que ele é apenas um babaca. Mas espero e torço sinceramente pra que ele continue sendo um babaca bem sucedido, o que é facilitado pela qualidade e experiência do material humano sobre seu comando. Eu particularmente preferia que fosse mais gostoso, mais bonito de se ver e com mais atacantes e gols. Mas estou resignado e espero que o futebol show de Argentina e da Alemanha de Özil fique pelo caminho, ou, no máximo, com os prováveis vice e terceiro lugar, atrás do nosso combativo escrete canarinho à feição do seu técnico. Já este, definitivamente não é o "capitão" do time desta rede, dos adversários do PIG. Em outra circunstância, certamente, venderia seu passe à Globo, como vendeu a Ricardo Teixeira, que deve estar arrependido desta contratação.

5 comentários:

Gustavo Carvalho disse...

Compadre Fabito, sinceramente não consigo entender tamanha hybris direcionada para um personagem secundário como Dunga. É verdade que ele é tosco, grosseiro e ignorante, contudo é um cara que se garante e até peitou o esqueminha de exclusividade da Globo com a CBF. Como não consigo entender sua energia agressiva gasta um personagem secundário, espero que vóis micê empenhe sua energia crítica e verve agressiva contra quem realmente importa atacar: os protagonistas do nosso atraso político local, os garotinhos e sucedâneos do mesmo gênero!
Abç

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Caro irmão,
Não se trata de hybris, é apenas opinião...
Quem bancou Dunga foi Ricardo Teixeira, "sócio" da Globo, logo, eles que se entendam...
Para mim esse debate nada tem a ver com política, até porque Dunga é despolitizado!
Na verdade, como já disse, não há antipatia, assim como não vejo sentido na idolatria pseudopolitizada de Dunga.
Só não perdôo uma seleção brasileira com três meias recuados numa copa onde até a Alemanha joga pra frente e vários times jogam com três atacantes! Especialmente quando dois deses meias são os brucutus Gilberto Silva e Felipe Melo! Pra mim o pecado de Dunga é deixar no banco Ramires e Nilmar, e fora da convocação Ronaldinho Gaúcho, Ganso e Neymar! Por isso pra mim ele é um técnico limitado e covarde. E pela arrogância e grosseria - que talvez revele insegurança - ele é um babaca. Mas são só opiniões pessoais. tomara que apesar dele sejamos campeões. Torço mesmo por isso, apesar de ter gostado muito mais de ver Alemanha X Inglaterra e Argentina x México do que Brasil X Portugal. Espero que Brasil X Chile seja melhor!!!

Gustavo Carvalho disse...

Saravá meu velho!

Ana Paula Motta disse...

recFabito, em nenhum momento eu o editorial afirmamos ser o Dunga politizado ou o personagem ideal para fazer o confronto com as Organizações Globo, o que coloquei foi que apesar da grossura e do testempero do técnico brasileiro ( e de várias opiniões contrárias em relação à convocação do elenco canarinho)a discussão ao vivo com a toda poderosa emissora lavou a alma de muita gente e tomou grandes proporções. Afinal em época de copa a paixão nacional pelo futebol foi combustível para a insatisfação há muito guardada na garganta.

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Ok Aninha,
Como já disse, acho compreensível a onda que se formou na rede em função do que você tornou a expor em suas ponderaões e entendo a oportunidade e sentido de sua intervenção no debate por aqui.
Meu post não quis contestar nada disso. Apenas manifestar um outro ponto de vista particular sobre o "personagem símbolo", trazendo-o de volta para seu universo - o futebol - e criticando aí suas limitações e equívocos, mais uma vez em perspectiva pessoal.
Bj.