domingo, 27 de junho de 2010

Núcleo da Copa XX

NOMES ESQUISITOS!

Já chegamos à metade das oitavas-de-final e ontem comecei a me atentar pra algo sempre pitoresco em futebol, especialmente no Brasil: nomes "esquisitos" de jogadores de futebol.
É claro que aqui vou correr sempre o risco da ignorância e de alguma dose de preconceito contra línguas e culturas diferentes - sendo a segunda hipótese absolutamente involuntária!
Esclareço então que o critério aqui utilizado é apenas o estranhamento que certos nomes causam a meus ouvidos. Por exemplo, o ganês Mensah. Nada demais, a princípio. Mas considerando o tamanho do africano, causou-me desconforto a flexão do nome próprio para o aumentativo...
Dos 88 titulares e mais alguns reservas que entraram em campo nos jogos desse fim-de-semana - assisti todos - seguramente o mais feio é o do norte-americano Cherundolo, compatível com o futebol de seu companheiro Altidore!
Mas especialmente engraçados são os nomes de alguns mexicanos, que mais uma vez sucumbiram frente a Argentina - será que nem assim eles desistem de entrar de penetra na Libertadores?
Senão vejamos: Torrado, seria como o Tocha-humana é chamado nos quadrinhos dos quatro fantáticos vendidos pela Marvel na terra dos aztecas? Salcido seria um molho de tomate temperado com salsa à venda nas mercearias mexicanas? E a especulação mais divertida: onde estaria o "Guardado" (foto)? No "armário"?

Nenhum comentário: