segunda-feira, 22 de março de 2010

Na executiva, com legitimidade e pela unidade!

Na semana passada reunião extraordinária do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores elegeu a nova comissão executiva municipal do partido, a partir da proporcionalidade indicada pelo PED de novembro. Esse blog, do Núcleo Lenilson Chaves - instância de base do PT prevista no estatuto do partido - registrou em post do companheiro Douglas da Mata a composição indicada pelas chapas para se somar ao Presidente Eduardo Peixoto e à Vereadora Odisséia Carvalho no exercício da responsabilidade de estar a frente do partido, organizando estratégia e tática para a eleição de Dilma e para o pleito local de 2012.
Foi com estranheza, embora sem surpresa, que recebi dois telefonemas no último fim de semana de companheiros que militam conosco no PT e compuseram também a chapa "Reconstruindo o partido" no último PED, intrigados com manifestação maliciosa e descontextualizada identificada por ambos em entrevista publicada em um blog de um jornal local, onde a questão da composição da executiva do PT era mencionada de contrabando na matéria cuja pauta se referia à ação parlamentar da companheira Odisséia, especificamente no episódio da CPI proposta por ela para investigar a destinação das receitas dos royalties nas recentes gestões do município.
Apenas por respeito a estes companheiros e ao conjunto de militantes do PT de Campos que, eventualmente, também tenham identificado a semente da maldade na infeliz e desrespeitosa referência, esclareço neste post que a cadeira que ocupo na executiva municipal foi legitimamente conquistada pela chapa que encabecei, não sendo fruto de qualquer concessão ou acordo. Não obstante, a construção da unidade partidária em torno da defesa do mandato do PT exercido por nossa companheira Vereadora Odisséia e da construção de um projeto de poder para esta cidade liderado por nosso partido, conduzida pelo companheiro Eduardo desde o dia da sua eleição, realmente vem produzindo bons frutos ao longo dos últimos três meses, o que talvez incomode candidatos a lua preta de nossa parlamentar. Falta a estes conhecimento maior sobre o PT para dar seus infelizes pitacos!
Vale ainda ressaltar que a tática que orientou a participação dos membros deste núcleo no último PED não foi unânime. O companheiro Douglas, por defender a priori a composição ampla e unitária que agora vimos construindo no atual Diretório, propondo que esta se refletisse já então numa chapa de unidade, não participou do pleito, embora tenha participado ativamente do processo político interno nos meses que antecederam o PED, quando foram articuladas as chapas que se apresentaram na oportunidade.
Assim, repilo qualquer insinuação transversa de oportunismo em nossa ação política, reafirmo a legitimidade de nossa participação minoritária na direção partidária, mas também nosso compromisso com a unidade partidária em torno de um novo projeto político para Campos, o que talvez incomode aqueles que, apesar da retórica, se costumaram a conviver intimamente - e a se favorecer - com o modelo que o "garotismo" instalou na gestão deste município nas últimas décadas.

4 comentários:

douglas da mata disse...

Caríssimo Fábio,

A demora de suas participações são compensadas pela extrema qualidade dessas intervenções.

Sabes que não sou chegado a "jogar confetes".

Agora, engraçado que você citou um fato que até eu tinha esquecido, embora estivesse, intimamente, envolvido.

Vejam que paradoxo:

Eu fui um dos que defendi ardorosamente uma chapa única no PED anterior, e por motivos alheios e inerentes a esse processo saí derrotado, e me retirei das discussões.

E aí, fiquei "isolado" porque defendia a união, que hoje se configura.

Realmente a política partidária do PT tem meandros que não insondáveis para os nossos subprojetos de merval pereira.

Definitivamente, a política não se enquadra sob esse olhar de senso comum rasteiro.

Um abraço.

Gustavo Carvalho disse...

Essa corja que figura na esfera (e blogosfera) pública somente pela prorpriedade dos meios de comunicação (ou por serem lacaios dos mesmos) e não possui nenhum MÉRITO PRÓPRIO, deve ser colocada no seu insignificante lugar. Com o ocaso do garotismo (pelo qual lutamos!), e sem a necessidade de falsos antagonistas (na verdade sempre "mais do mesmo"), esse tipo de profissionalismo da informação não terá financiamento (como a mesadinha de "Juninho Play") e será extinto.
Vá de retro coisa ruim chafurdar numa "festa do porco"!

Anônimo disse...

Fábio, se o pt pensa em construir um projeto e um nome para 2012, não seria o momento de lançar alguém do partido aqui de campos para deputado estadual e federal?
Acho que além de fazer um projeto, tem que ter alguém conhecido para levar isso para o povo, senão, vai ficar só o discurso.

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Caro comentarista,

O quadro que se colocava como candidato natural a Deputado Estadual era o falecido companheiro Renato Barbosa. Há ainda a pré-candidatura do companheiro Helio Anomal, que não sei se será confirmada, na medida que o companheiro, por hora, pleiteia a vaga de suplente de senador na prévia do próximo domingo.
A Vereadora Odisséia começa a estruturar seu mandato após assumi-lo inesperadamente, em trágica e lamentável circunstância.
Outros quadros eleitorais locais não se encontram mobilizados para o pleito deste ano.
Penso contudo que é possível mobilizar o partido e a militância em torno da campanha da Dilma e de candidatos com raízes e trabalho em Campos, como o Deputado Federal Chico D'Angelo por exemplo.
O exercício do mandato nos próximos dois anos pode credenciar mais Odisséia como liderança e porta-voz de um novo modelo de gestão local do que alguns meses de campanha entre julho e outubro. Ela já ocupa espaço de destaque nesta blogosfera e na mídia impressa, mas precisa de fato se tornar mais conhecida do "povão". Algumas estratégias de mídias mais populares podem ser pensadas neste sentido para aumentar a interlocução de nossa vereadora com todos segmentos sociais.