terça-feira, 23 de março de 2010

Entrevista Coletiva da ADUENF.

O blog do Núcleo esteve presente na entrevista coletiva, onde seu presidente, Dr Marcos Pedlowisk, e o tesoureiro, Dr Carlos, falaram sobre o movimento reivindicatório dos servidores daquela instituição.

Primeiro, esse blog destaca de novo a postura inovadora do movimento em convidar blogs para sua interlocução com a sociedade. Demonstra um desejo de inaugurar novas possibilidades no acesso à informação, rompendo esquemas tradicionais.

De início, os sindicalistas fizeram um panorama da situação da UENF, que acumula perdas há dez anos, e que culminaram em um índice de reposição de 82%. Esse número foi calculado com base um uma "cesta de índices", a partir do impacto das perdas em cada faixa salarial, e tomando o DIEESE como referência.

Toda a planilha de cálculos foi disponibilizada no material entregue aos presentes.

Os sindicalistas denunciam o descaso do governo atual, e os governos anteriores, que privilegiam obras desnecessárias e caras, em detrimento das salas de aula, laboratório e demais dependências destinadas a pesquisa e ao ensino.

Junto com o descaso, o governo, paradoxalmente, pressiona a Universidade a ampliar vagas e implantar outros campi na região, que acarretaria um desmonte da excelência acadêmica conquistada pela UENF se essa expansão não vier acompanhada dos investimentos corretos.

Eles citam, por exemplo, o corte de 10 milhões de reais alocados pela ALERJ, através da Comissão de Educação daquela Casa no Orçamento desse ano. O governador, de forma unilateral e autoritária teria suprimido a verba que destinaria ao pagamento dos ajustes do plano de cargos dos servidores.

Outro ponto citado pelos sindicalistas, provocados por esse blog, foi a completa ignorância do governador para os pleitos dos servidores. Junto ao material entregue, estão vários documentos que solicitam audiência com o governo, sem que até hoje fossem atendidos.

Os sindicalistas refutaram o argumento de que a redução dos royalties acarretaria dificuldade do governo em honrar seus compromissos, e informaram que os esses recursos representam apenas 10% do orçamento estadual.

Em resposta a outra pergunta, os representantes da ADUENF alegaram que a escolha dos governos em privilegiar obras de grande custo, deve-se ao fato de que folha salarial e investimentos em pesquisa não possibilitam desvios para esquemas políticos.

Enfim, traçaram um panorama sombrio para a UENF se permanecer o atual quadro de sucateamento, com perda de professores/pesquisadores experientes, queda nos índices de proeficiência acadêmica alcançado nos últimos anos, à custa do sacrifício de professores, servidores e alunos.


Pelo Blog do Núcleo: Gustavo Carvalho e Douglas da Mata.



Nenhum comentário: