sexta-feira, 9 de julho de 2010

Núcleo mundo cão

Os novos amigos de Bruno o aguardam ansiosamente...

4 comentários:

Anônimo disse...

Adriano, Vagner Love... até que o flamengo é um time bom! Bruno é o que mata...

Saudações.

Djamilla Olivério disse...

Caro Gustavo,
Acompanho este blog desde que vocês o criaram e muitas discussoes dele são esclarecedoras. Não vou entrar no mérito do Bruno ser culpado ou não por este crime que tem chamado a atencao de todos principalmente como a forma brutal com que essa moca provávelmente foi assassinada. Essa discussao, cabe à justica fazer usando de todos os recursos disponíveis para que este caso seja esclarecido.
O que me chamou atencao na postagem é que a foto é bastante reveladora. A foto (que eu não sei quem foi que fez a montagem) e a postagem revelam algo que não me agrada. Bruno sendo esperado por seus novos colegas de prisao, todos negros e jovens. A foto por si só aponta para a realidade de que homens negros são os mais presos do que brancos, sejam eles ricos ou pobres. O fato de o criador tê-la escolhido, na minha opniao revela o que há de mais perverso no desdobramento do pensamento racista: atribuir à um tipo de gente, sempre o lado degradante da moral e das práticas sociais. E, não por acaso, negros levam a pior neste história, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos (juntamente com os demais latinos), desde que foram escravizados e mesmo depois de sido considerados “livres”. Se você pesquisar os dados das Nacoes Unidas sobre desigualdade no Brasil, verá que até no imaginário escolar, o negro é desqualificado e visto como bandido. E postar esta foto no blog é na minha opniao corroborar com este pensamento que degrada a figura do negro, apesar de parecer só brincadeira... (é justamente assim que todo o tipo de preconceito e violência vingam, ou seja, na suavidade)
O Brasil precisa mudar, as pessoas precisam construir a consciência de que “bandido” e “negro” não são sinônimos (assim como exitem muitos outros sinônimos a serem desfeitos), e eu como leitora do blog espero ver em outras ocasioes uma atitude que caminhe em direcao à esta nova construcao, que nos leve país cade vez menos desigual.
Um abraco.

Gustavo Carvalho disse...

Cara Djamilla, obrigado por se posicionar nesse espaço. Na verdade, de imediato quando vi a montagem me fixei no grotesto da brincadeira (além de potencialmente racista, também é proto-fascista e sexista!). Portanto, de modo refletido concordo plenamente contigo e vou retirar montagem. Contamos com sua presença mais vezes. Abç

Djamilla Olivério disse...

Gustavo, parabéns pela atitude. Na verdade é muito difícil percebermos as brincadeiras como algo que pode ter algo ruim escondido. Mas quando elas aparecem temos a chance de refletir e aprender. Foi um aprendizado para mim, como parece ter sido para você.
Pode deixar que eu participarei outras vezes. Abc