segunda-feira, 3 de maio de 2010

Mais da mídia


Não há dúvidas sobre a influência da mídia tradicional no dia-a-dia do cidadão, principalmente a TV. Marcelo Salles, no site Fazendo Media, destaca em seu artigo: "A mídia é, hoje, a instituição com maior poder de produzir e reproduzir subjetividades. Ou seja, a mídia é essencial para determinar formas de sentir, pensar, agir e viver tanto de indivíduos quanto de instituições. No caso brasileiro, temos apenas sete emissoras de televisão para uma população de 190 milhões de habitantes. Dessas sete, seis são comerciais e estão a serviço do lucro a qualquer preço, da exploração do nosso povo e do assalto às riquezas nacionais." Neste mesmo artigo ele destaca que apenas 26% da população entende o que lê. Portanto, quantos são capazes de compreender o debate sobre o socialismo, o papel do estado na vida das pessoas e qual real papel da mídia nesse contexto. Comecei a pensar nisso devido a entrevista do diretor do Vox Populi, Marcos Coimbra, ao Jornal da Noite, da Band. (aqui). De uma forma totalmente parcial, os jornalistas Boris Casoy e Fernando Mitre, tentam, ainda bem, em vão, direcionar as respostas do convidado!!!! Cada vez mais a mídia consegue demonstrar sem o mínimo pudor como se manipula a informação. Ou seja, o tempo em que as mensagens eram subliminares já passou. Agora a mídia é descaradamente partidária.
Aprendi na faculdade que o jornalista deve apresentar a notícia com imparcialidade, pelo menos, o BOM jornalista. Isso é uma vergonha!

Um comentário:

Gustavo Carvalho disse...

É camarada Mônica, os PIGs sabem que a próxima eleição presidencial vai ser estratégica para impor a hegemonia centro-direita. Eles sabem que o próximo governo federal vai surfar num cenário de grande desenvolvimento econômico-social e prosperidade. Além disso, já tremem de terror frente a "Lula 2014: o retorno"!
Abç