sexta-feira, 2 de abril de 2010

Núcleo setorial: cultura


A postagem cultural de hoje tem a satisfação de promover o encontro de duas almas atormentadas e brilhantes: em comum, o sentimento do caráter agonístico da vida.

"A vontade de poder como vida
O ser humano não procura o prazer e não evita o desprazer. Agrado e desagrado são meros fenômenos secundários, _ o que o ser humano quer, o que cada partícula de um organismo vivo quer é um a-mais de poder. (...) Partindo de tal vontade, ele busca resistências, ele precisa de algo que se contraponha. (...) O ser humano não foge a isso; pelo contrário, ele tem nisso algo continuamente necessário: toda vitória, toda sensação de prazer, todo acontecer pressupõem uma resistência vencida."

Friedrich Nietzsche (Fragmentos Finais. Trad. Flávio Kothe).


"Angústia
Será possível que Ela me faça perdoar as ambições continuamente esmagadas, – que um final feliz compense os anos de indigência, – que um dia de sucesso adormeça sobre o vexame de nossa fatal incompetência.

(Ó aplausos! diamante! – Amor! força! – maiores do que glórias e alegrias! – de qualquer jeito, por toda a parte, – demônio, deus – Juventude deste ser; eu!)

Que os acidentes de feitiços científicos e os movimentos de fraternidade social sejam queridos como a restituição progressiva da sinceridade primeira?...

Mas a Vampira que nos faz gentis nos manda divertir com o que ela deixa, ou então que fiquemos mais malandros.
Rolar até ferir, pelo ar e mar exaustos; até os suplícios, pelo silêncio do ar e das águas mortais; até as torturas que riem, em seu silêncio atrozmente encrespado."

Arthur Rimbaud (Illuminations. Trad. Rodrigo Garcia Lopes e Maurício Arruda Mendonça).

5 comentários:

douglas da mata disse...

essa é uma referência autobiográfica?

faz sentido!

Gustavo Carvalho disse...

Menino Douglas, realmente, faz sentido... Segundo Nietzsche só niilistas passivos Têm estranhamento com esse argumento...

douglas da mata disse...

estranhaento seria como se falássemos de outra pessoa, ou na terceira pessoa, como vc fez?

niilista passivo, uiiii que mêda! ah, já que você já escolheu, eu quer ser o ativo!

primeirão da fila!

Gustavo Carvalho disse...

Camarada, não venha com manobras diversionistas, nós sabemos que os verdadeiros passivos/parasitários (niili$ta$) são esses canalhas da política campista...

douglas da mata disse...

ahhh, "menino" gustavo, finalmente chegamos a um consenso mínimo sobre o "quê", ou sobre "quem" falamos.

saudações, camarada!