quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Informando e palpitando

Bombaram os comentários sobre o questionamento proposto no post abaixo pelo companheiro Gustavo "Louro" Carvalho. Então alguns informes e pitacos sobre a questão:
A Comissão Executiva Municipal do PT se reúne daqui a pouco, às 18:00 para deliberar sobre o assunto. Deve ser convocada uma reunião do Diretório para amanhã e produzido o edital convocando a Convenção que deve se realizar até o dia 19.
Na manhã de sexta voltam a se reunir dirigentes de cerca de 10 Partidos que conversaram hoje de manhã sobre as eleições. Há proposta de uma frente unitária para polarizar a eleição com o PR já no primeiro turno, mas como isso depende das deliberações de cada partido, o mais provável é que se tenha 2 ou 3 candidaturas no campo da oposição.
Respondendo a provocação do Gustavo, mesmo antes das reuniões das instâncias partidárias, posso adiantar que há um animador sentimento de unidade entre os principais grupos do nosso diretório, que deve apontar para o apoio majoritário à candidatura da Vereadora Odisséia Carvalho. Almocei hoje com ela e com os companheiros Eduardo Peixoto, presidente do DM, Helio Anomal e Marcão, secretário geral do DM. Consensuamos que o partido deve, ouvida a base, apresentar nossa candidatura, mas participar do diálogo com os demais partidos de oposição, observando na evolução dos fatos políticos nos próximos dias possibilidades de composição que possam produzir uma candidatura capaz de inaugurar um novo momento na história política dessa cidade. Responsáveis ainda com nosso papel de principal partido da frente que governa o Brasil e o Estado do Rio de Janeiro, devemos, ainda que ressaltando a independência do Diretório municipal, conduzir nossas decisões orientados também pelo diálogo com lideranças nacionais e regionais do PT, como o Senador Lindberg Faria, considerando ainda interlocução com o Governador Sérgio Cabral (PMDB), aliado do PT no Estado e forte cabo eleitoral em Campos, como revelam os números de sua votação na última eleição.

3 comentários:

Anônimo disse...

O momento é de tentar derrubar o grupo de Garotinho! Ele tem que sair do poder, para ter menos força política.
Por isso, talvez, seria hora de uma união de forças...
Seria também interessante uma terceira via com PV, PT e PPS (Odisséia, Andral e Sérgio Diniz).

Anônimo disse...

Fábio,
Não seria interessante o blog do Núcleo apresentar como sugestão uma posição no sentido de iniciar, neste pleito suplementar, uma organização de forças visando o pleto normal de 2012? Até porque, esse mandato tampão será um "Deus nos acuda", pois, como sabemos, a Prefeitura está quebrada e com o orçamento todo comprometido...
Acredito que este seria o momento ideal para chamar partidos como PPS, PV, PC do B e Psol para iniciar uma caminhada que teria mesmo a intenção de chegada ao poder em 2012. Poderíamos apresentar uma candidatura alternativa desde já, mas como o pensamento lá na frente. Este pleito serveria para apresentar o nome à população e formar uma base política sólida para 2012. Vejamos o exemplo de Dr. Aluísio em Macaé...
Abs
Paulo Sérgio

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Caro Paulo Sérgio,

O orçamento de 2011 a executar permite grande margem para realocação de recursos. Essa prática tradicional na gestão das L.O. da nossa cidade é ruim, mas circunstancialmente vai permitir ao (à) prefeito(a) eleito(a) dar um perfil próprio à gestão, orçamento previsto: R$ 2 bi!
Acredito que haja espaço para o novo já. Contudo, concordo com você que, na pior das hipóteses, as forças progressistas podem crescer eleitoralmente e avançar rumo ao próximo pleito. PPS, PV, PC do B e Psol são potenciais aliados do PT, tem bons quadros e podemos caminhar juntos na construção de um novo modelo de política na cidade. Entretanto, por uma questão de coerência com os projetos políticos nacional e regional consagrados nas urnas, e reconhecendo aqui a força eleitoral demonstrada pelo Governador Sérgio Cabral em Campos, a tendência agora é uma prioridade na aliança com o PMDB para a composição da chapa. Mas nenhum partido conseguirá governar sozinho a cidade nesse momento político histórico e crítico que vivemos. Defenderei que o PT amplie o arco de forças na medida do possível considerando as sugestões aqui apresentadas.
Abs.