sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O Produto Ilusório Bruto (PIB) de Campos, por Roberto Moraes

PIB: Produto Ilusório Bruto - o caso de Campos

Novamente surge a notícia de destaque a nível nacional, sobre a pesquisa do IBGE, a respeito dos PIBs (Produto Interno Bruto) municipais incluindo Campos dos Goytacazes como um dos maiores PIBs brasileiros entre as principais capitais dos estados brasileiros.

Os resultados divulgados pelo IBGE (aqui e aqui), mais uma vez incorrem em distorções sérias. Desde 2005, este blog comenta e questiona a divulgação dos dados do PIBs municipais que inclui os municípios produtores de petróleo, no topo da lista, por considerar como riqueza do município, o valor total do petróleo extraído do litoral, quando apenas os royalties circulam por eles.

O fato produz uma distorção descomunal a ponto de identificar, agora em 2010, o município de Campos dos Goytacazes como o 9° maior PIB entre os mais de 5 mil municípios brasileiros.

Isto nada tem a ver com a extraordinária receita dos royalties que aumenta o PIB circulante pelo município, mas é apenas parte da riqueza dos royalties do petróleo e não todo o valor dos barris de petróleo que não circula pela cidade, nem fisicamente.

Este blogueiro no dia 18 de novembro de 2006 (leia aqui) já contestava esta metodologia em artigo publicado na imprensa de Campos.

Ao contrário, a Fundação CIDE em nosso estado, ao fazer tal cálculo separa o PIB do petróleo para não cair em tal distorção. Veja aqui comentários do blog sobre o assunto em 2005 e aqui em 2006. Mais: aqui (em 2006 - sobre a análise per capita)
Postado por Roberto Moraes às 13:04

Nenhum comentário: