sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A crença dos ateus


4 comentários:

Roberto Torres disse...

Boa gustavo. Ta na hora de levantar essa bola. Eu nao sou ateu, mas essa investida fundamentalista e intolerante que vem se montando precisa ser enfrentada.

Gustavo Carvalho disse...

Pois é Roberto, acho que a defesa da pluralidade de valores e estilos de vida torna-se cada vez mais urgente nessa atual ofensiva anti-iluminista e fundamentalista (vide o epílogo da última campanha presidencial). O grotesco da situação atual é tão grande que a peça publicitária em questão, patrocinada pela associação dos ateus, depois de ser contratada e paga acabou censurada pelas empresas de publicidade! Para além do tom proselitista (na pior versão tipo Dawkins), parece relevante, e pedagógico do ponto de vista democrático, a manifestação pública de posições sobre valores que não dependam de fundamentos "transcendentes" (Kant/Nietzsche) mas reflitam o consenso racional substantivo.
Abç

Roberto Torres disse...

Foi censurada pra Tv?

Gustavo Carvalho disse...

Lei municipal impede campanha de Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos na Capital

Não é permitida publicação nos chamados "busdoor" de peças contendo manifestações religiosas, entre outros
A campanha da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, que seria veiculada em ônibus de Porto Alegre, foi suspensa.

Segundo a Associação dos transportadores de passageiros, uma lei municipal impede a publicação nos chamados "busdoor" de peças contendo pornografia, bebida alcoolica, manifestações religiosas, entre outros.

Os cartazes continham frases como "Religião não define caráter" e "A fé não dá respostas. Ela só impede perguntas". No site da associação, uma mensagem informa que a mesma campanha também foi suspensa em Salvador.

A entidade diz que estuda medidas legais, e que parte dos recursos arrecadados para a campanha será destinada a ações jurídicas.

No site a associação também afirma que o objetivo da campanha é diminuir preconceito contra ateus.