segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Das baixarias ao cinismo demagógico.

O título do post absolutamente nada tem a ver com a ilustração. Mas com todo o respeito à memória deste ícone da cultura brasileira, a imagem de Serra no debate de agora há pouco me lembrou sistematicamente a figura de Raul Cortez. Não exatamente pela vaga semelhança física, mas pela insistência do tucano em representar um personagem, sem o habitual brilhantismo do saudoso ator é bom que se diga! Pois não tendo o talento de Cortez - que aliás o apoiou em outra jornada mal sucedida - Serra é sofrível e canastrão quando tenta representar. É um mau político, e é ainda pior ao apelar pra pantomimas.
A referência ao recurso à arte dramática se justifica pela insistente postura de frieza e falsa serenidade buscada pelo candidato da campanha que optou pela calúnia, mesmo quando foi claro seu desconforto frente questões que propunham o debate franco sobre temas inadequados pautados pelo desespero de seus marqueteiros e apoiadores e sobre as fraquezas e prioridades antipopulares das gestões de seu partido.
Além desta postura, que podemos classificar como cínica, a campanha do PSDB apela fortemente para a demagocia e o oportunismo na tentativa de virar a tendência que até o Datafolha, em sua "confusão metodológica" aponta: a da confirmação do favoritismo de Dilma.
Aí instala-se o vale tudo, apontado pelas baixarias difundidas nos primeiros dias da campanha do segundo turno e confirmado pelo discurso cínico e demagógico apresentado pelo candidato agora há pouco. Convenhamos que "propostas" como o salário mínimo de R$ 600, o aumento linear de 10% para todos aposentados no próximo ano e a criação do Ministério da Segurança - que imagino seria instituído por uma PEC, já que invade atribuições constitucionais dos Estados - são tão consistentes e factíveis quanto o VLT de Arnaldo Vianna nas últimas eleições locais e tão sólidas quanto as bases do viaduto do Rodoanel do próprio Serra! Propostas descartáveis, típicas de um candidato fadado a derrota, e logo sem compromisso com o dia seguinte, ou de um mentiroso que haveria de iniciar um hipotético governo se explicando por falsas promessas.
Felizmente Dilma adotou postura firme e vigorosa, que há de contagiar nossa militância para a disputa de cada voto contra o discurso do ódio, das calúnias, das mentiras e da demagogia fácil. Vamos pras ruas garantir a vitória do projeto de LULA. E quanto a Serra, se tivesse algum talento, restaria alguma chance de estrelar algum remake de Nosferatu.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é... Já a simpatia de Dilma é........ super natural.