sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Reflexão para o dia do professor


Acho muito interessante o período eleitoral, o mote das campanhas são sempre os mesmos: educação, saúde, emprego, moradia etc. Porém, o que mais me impressiona é a falta de divulgação do que foi feito em prol da educação no Governo Lula.
Para quem não sabe, o (des) governo FHC criou uma lei na qual o Governo só poderia criar escolas técnicas naqueles estados que, como São Paulo, pagassem sua construção, salários, manutenção e administração. Assim, o artigo 47 da lei 9649, dizia que: "A expansão da oferta de educação profissional, mediante a criação de novas unidades de ensino por parte da União, somente poderá ocorrer em parceria com Estados, Municípios, Distrito Federal, setor produtivo ou organizações não-governamentais, que serão responsáveis pela manutenção e gestão dos novos estabelecimentos de ensino."

O Governo Lula derrubou esta lei e implantou 38 escolas técnicas (na verdade, Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia) distribuídos em, praticamente, todos os estados brasileiros, o que se traduz em 214 escolas que, até o final do ano serão em torno de 300. Além disso, criou mais 14 novas universidades.
Qual a diferença de escola técnica para Instituto Federal? Não foi apenas uma troca de nomenclatura, foi o estabelecimento de uma garantia de educação verticalizada, ou seja, os Institutos podem oferecer educação de nível médio/técnico - onde se prepara o aluno para o mercado de trabalho - até a graduação e pós-graduação.
Outro ponto importante é que os Institutos são construídos em cidades interioranas, onde o acesso a educação superior, por exemplo, nem sempre é viável. Isso significa que foram criadas muitas oportunidades para os jovens conseguirem estudar sem sair do lugar onde mora.
Outro ponto positivo foi o aumento da empregabilidade de centenas de professores, mestres e doutores, que, talvez, viessem a sair do Brasil em busca de oportunidades e salário justo. Isso realizado da gestão do competente ministro Fernando Haddad, que infelizmente só aparece no PIG, quando ocorre problemas com o ENEM.

Parabéns ao professores pelo seu dia!!


Manifesto dos reitores de algumas dessas universidades, em defesa do Governo Lula.


Da pré-escola ao pós-doutoramento - ciclo completo educacional e acadêmico
de formação das pessoas na busca pelo crescimento pessoal e profissional - consideramos que o Brasil encontrou o rumo nos últimos anos, graças a políticas, aumento orçamentário, ações e programas implementados pelo Governo Lula com a participação decisiva e direta de seus ministros, os quais reconhecemos, destacando o nome do Ministro Fernando Haddad.

Aliás, de forma mais ampla, assistimos a um crescimento muito significativo do País em vários domínios: ocorreu a redução marcante da miséria e da pobreza; promoveu-se a inclusão social de milhões de brasileiros, com a geração de empregos e renda; cresceu a autoestima da população, a confiança e a credibilidade internacional, num claro reconhecimento de que este é um País sério, solidário, de paz e de povo trabalhador. Caminhamos a passos largos para alcançar patamares mais elevados no cenário global, como uma Nação livre e soberana que não se submete aos ditames e aos interesses de países ou organizações estrangeiras.

Este período do Governo Lula ficará registrado na história como aquele em que mais se investiu em educação pública: foram criadas e consolidadas 14 novas universidades federais; institui-se a Universidade Aberta do Brasil; foram construídos mais de 100 campi universitários pelo interior do País; e ocorreu a criação e a ampliação, sem precedentes históricos, de Escolas > Técnicas e Institutos Federais. Através do PROUNI, possibilitou-se o acesso ao ensino superior a mais de 700.000 jovens. Com a implantação do REUNI, estamos recuperando nossas Universidades Federais, de norte a sul e de leste a oeste. No geral, estamos dobrando de tamanho nossas Instituições e criando milhares de novos cursos, com investimentos crescentes em infraestrutura e contratação, por concurso público, de profissionais qualificados. Essas políticas devem continuar para consolidar os programas atuais e, inclusive, serem ampliadas no plano Federal, exigindo-se que os Estados e Municípios também cumpram com as suas responsabilidades sociais e constitucionais, colocando a educação como uma prioridade central de seus governos.
Por tudo isso e na dimensão de nossas responsabilidades enquanto educadores, dirigentes universitários e cidadãos que desejam ver o País continuar avançando sem retrocessos, dirigimo-nos à sociedade brasileira para afirmar, com convicção, que estamos no rumo certo e que devemos continuar lutando e exigindo dos próximos governantes a continuidade das políticas e investimentos na educação em todos os níveis, assim como na ciência, na tecnologia e na inovação, de que o Brasil tanto precisa para se inserir, de uma forma ainda mais decisiva, neste mundo contemporâneo em constantes transformações. Finalizamos este manifesto prestando o nosso reconhecimento e a nossa gratidão ao Presidente Lula por tudo que fez pelo País, em especial, no que se refere às políticas para educação, ciência e tecnologia. Ele também foi incansável em afirmar, sempre, que recurso aplicado em educação não é gasto, mas sim investimento no futuro do País. Foi exemplo, ainda, ao receber em reunião anual, durante os seus 8 anos de mandato, os Reitores das Universidades Federais para debater políticas e ações para o setor, encaminhando soluções concretas, inclusive, relativas à Autonomia Universitária.

Alan Barbiero - Universidade Federal do Tocantins (UFT)
José Weber Freire Macedo [UTF-8?]– Univ. Fed. do Vale do São Francisco (UNIVASF)
Aloisio Teixeira - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Josivan Barbosa Menezes - Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA)
Amaro Henrique Pessoa Lins - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Malvina Tânia Tuttman [UTF-8?]– Univ. Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Ana Dayse Rezende Dórea - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Maria Beatriz Luce [UTF-8?]– Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
> Antonio César Gonçalves Borges - Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
> Maria Lúcia Cavalli Neder - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
> Carlos Alexandre Netto - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
> Miguel Badenes P. Filho [UTF-8?]– Centro Fed. de Ed. Tec. (CEFET RJ)
> Carlos Eduardo Cantarelli [UTF-8?]– Univ. Tec. Federal do Paraná (UTFPR)
> Miriam da Costa Oliveira [UTF-8?]– Univ.. Fed. de Ciênc. da Saúde de POA (UFCSPA)
> Célia Maria da Silva Oliveira [UTF-8?]– Univ. Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
> Natalino Salgado Filho - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
> Damião Duque de Farias - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
> Paulo Gabriel S. Nacif [UTF-8?]– Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
> Felipe .Martins Müller - Universidade Federal da Santa Maria (UFSM).
> Pedro Angelo A. Abreu [UTF-8?]– Univ. Fed. do Vale do Jequetinhonha e Mucuri (UFVJM)
> Hélgio Trindade [UTF-8?]– Univ. Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
> Ricardo Motta Miranda [UTF-8?]– Univ. Fed. Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
> Hélio Waldman [UTF-8?]– Universidade Federal do ABC (UFABC)
> Roberto de Souza Salles - Universidade Federal Fluminense (UFF)
> Henrique Duque Chaves Filho [UTF-8?]– Univ. Federal de Juiz de Fora (UFJF)
> Romulo Soares Polari - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
> Jesualdo Pereira Farias - Universidade Federal do Ceará - UFC
> Sueo Numazawa - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
> João Carlos Brahm Cousin - Universidade Federal do Rio Grande [UTF-8?]– (FURG)
> Targino de Araújo Filho [UTF-8?]– Univ. Federal de São Carlos (UFSCar)
> José Carlos Tavares Carvalho - Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
> Thompson F. Mariz - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
> José Geraldo de Sousa Júnior - Universidade Federal de Brasília (UNB)
> Valmar C. de Andrade - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
> José Seixas Lourenço [UTF-8?]– Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
> Virmondes Rodrigues Júnior [UTF-8?]– Univ. Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
> Walter Manna Albertoni - Universidade Federal de São Paulo ( UNIFESP)




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