sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Odisséia Carvalho: O meu país, a minha cidade

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgada essa semana revela o aumento de empregos formais e de renda em 2009. Quase 60% por cento dos empregados do país e a entrada de quase meio milhão de trabalhadores entraram na formalidade no ano passado.
Outro dado significativo foi a diminuição do trabalho infantil e o aumento da escolaridade dos trabalhadores além do aumento de consumo de bens duráveis. Questões fundamentais como o acesso a serviço como abastecimento de água, energia elétrica e coleta de lixo também apresentaram mudanças positivas e ainda o crescimento do acesso à internet.
As mudanças no país são inegáveis, embora boa parte da mídia tenda a ignorar os avanços e criar factóides como uma cortina de fumaça em face aos avanços do Brasil nesses últimos anos, que além de criar melhores condições de vida para a população ainda apresenta um protagonismo internacional.
O desafio de mudar esse país não é fácil e é uma conquista diária, o desafio de mudar nossa cidade também é possível. O que não é mais possível é conviver com a forma de fazer política que trouxe como conseqüência a passagem de nove prefeitos nos últimos seis anos. Uma situação absurda e inimaginável até para um ficcionista dos mais criativos.
O que não é mais possível é conviver com ônibus em número insuficiente, transporte irregular e em péssimas condições, escolas onde os diretores são indicados e não eleitos, hospitais onde falta manutenção de equipamentos, farmácias públicas sem medicamentos básicos, ruas esburacadas, filas gigantescas para consultas em ambulatórios, uma prefeitura sem transparência nos gastos públicos que não pode receber verbas de diversos programas federais por irregularidades na prestação de contas.
Uma outra realidade é possível. O Brasil vai seguir mudando e Campos precisa começar a mudar.

Nenhum comentário: