domingo, 22 de agosto de 2010

O "Grande Medo": a onda vermelha em SP


No século XVIII, o "Grande Medo" acossava a aristocracia européia decadente: o agravamento da questão social, com a exasperação dos pobres e famélicos, fortalecia o espectro da revolta popular e da revolução social. No Brasil do séc. XXI, São Paulo, a última cidadela da direita brasileira volta a sentir o atávico temor dos "de cima" frente aos "de baixo", agora com o poder de decidir o futuro coletivo pelo sufrágio universal. É assim que podemos interpretar o sentimento de fundo da reportagem de capa da Folha de S. Paulo de hoje:

Lula prepara ofensiva para tentar mudar eleição em SP

A pesquisa Datafolha que mostra a candidata Dilma Rousseff (PT) com 47% das intenções de voto contra 30% do tucano José Serra transformou as eleições para o governo paulista em prioridade para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com o objetivo de tentar inverter a desvantagem do petista Aloizio Mercadante --que tem 16% das intenções de voto, contra 54% do peessedebista Geraldo Alckmin--, o presidente cobrou da campanha urgência na criação de "fatos políticos".

Nenhum comentário: