sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Executiva do PT de Campos se reúne com Odisséia.

Por absoluta falta de tempo registro com atraso aqui a oportuna reunião entre a Vereadora Odisséia Carvalho, única parlamentar do PT local, e a Executiva municipal do partido na última quarta-feira.
No encontro, a companheira reafirmou aos membros da direção partidária os informes e argumentos manifestados em contatos telefônicos, inclusive com este blogueiro, previamente à eleição para a mesa diretora da Câmara, na terça-feira.
Não houve entre os membros da executiva presentes contestação à tática adotada pelo mandato da petista em conjunto com a bancada de oposição, que permitiu a manutenção do vereador Rogério Mattoso (PPS) na vice-presidência e, em função do contexto político, no comando da Casa.
Foi também consensual a interpretação de que não é pertinente confundir nossa intervenção na conturbada conjuntura política municipal com a movimentação do mandato da Vereadora na dinâmica da Câmara, onde a "bancada" do PT se resume a uma parlamentar e a oposição é minoria. Sobre isso, foi importante a observação de Odisséia no sentido de reafirmar sua presença na provável eleição extraordinária para a Prefeitura de Campos. Segundo ela isso é questão fechada e não abre mão de colocar seu nome para representar o partido no caso da marcação do pleito.
Ao fim e ao cabo, o mandato do PT ganha capacidade de articulação política com apresença da companheira Odisséia na Mesa diretora. Além disso, a bem sucedida mobilização da oposição na disputa interna do Legislativo dividiu a base governista e o próprio PR.
Em que pese o envolvimento de todos dirigentes partidários com as campanhas nas quais estão engajados, foi ponderada a necessidade de dinamizar as reuniões da executiva, até em função do apelo feito pelo Presidente Eduardo Peixoto para que as candidaturas proporcionais possam confluir em uma agenda das campanhas de Dilma e Lindberg. Sugeri ainda a Odisséia que após as eleições de outubro o mandato também possa ter uma agenda regular de reuniões com a Executiva.
Em breve neste blog uma postagem vai esclarecer ainda mais os movimentos do nosso mandato. Aguarde.

9 comentários:

douglas da mata disse...

Fábio,

Ou você mentiu antes, ou depois!

Em nossa conversa ficou claro que a vereadora não havia lhe contatado antes da eleição da mesa diretora, e você me confirmou isso!

Outro aspecto é que não pode se resumir uma questão importante pela informalidade de "conversas telefônicas"!

Se você quer acomodar, ok, eu compreendo, alguém tem que fazer esse papel, mas não falte com a verdade!

Um abraço!

felixmanhaes disse...

Companheiro Fábio, nem todos os dirigentes da Executiva estão de acordo com a iniciativa da Odisseia. Mesmo porque o companheiro Robinho, que representa o bloco de oposição (não a tudo mais a improvisação do grupo do Presidente), não teve oportunidade de se expressar, visto que para tal evento ele não foi convocado. Se o Partido pertence a apenas uma fação da sigla, aí se justifica a ausência de um representante do nosso grupo. Além disso,embora achemos que ocupar uma vaga da Mesa Diretora seja importante, a não ser que a Odisseia pertença à base de apoio ao Governo Municipal, na fiscalização do Executivo, ela sempre será minoria, apesar do cargo que ocupe.

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Caro Douglas,

Eu não menti para você. Conversamos na noite de segunda, dia 23, entre 20 e 22h se não me engano. De fato não havia ainda falado com Odisséia sobre o assunto. Mais tarde, por volta de 23h tive informes da tática construída pela oposição por um interlocutor da parlamentar.
Contudo, na manhã seguinte, na primeira hora, a Vereadora me ligou e conversamos, antes da eleição.
Abs.

douglas da mata disse...

E a decisão, jé tomada! Por óbvio, inclusive, com anúncio, isso é o que importa, e não ficou claro em seu texto!

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Caro Félix,

Muito embora tenha responsabilidade como membro da CEM, creio que por se tratar de uma reunião motivada por acontecimento político extraordinário, não participei da convocação da reunião. Recebi um convite, ou convocação, para o Encontro por parte do Gabinete de nossa Vereadora. Na oportunidade foi falado algo sobre o companheiro Robinho estar em Macaé, não sei se procede. No meu entendimento a presença do grupo de vocês, por ele representado, seria mais que desejável, muito importante, no sentido da democracia e da pluralidade.
Quanto a outro ponto em que concordamos - a ocupação de espaço na mesa diretora - é algo importante para nosso mandato, independente do tamanho da oposição. É possível um só mandato fiscalizar o executivo, denunciar e propor alternativas como já provaram a saudosa Ivete Marins e Antonio Carlos Rangel.
Não obstante, a costura produzida na recente eleição da mesa diretora equilibrou o jogo na direção, além de Odisséia, Mattoso, atual presidente também é da bancada de oposição. Além disso, a tensão interna no PPS, no PSB e no próprio PR fragilizam o governo e favorecem as forças independentes da polarização entre os grupos que vem se alternando no poder.
Precisamos intensificar o debate interno no partido para avançar com unidade num projeto de poder para a cidade.
Abraço.

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Não Douglas.
Ao longo da conversa a Vereadora conduziu as coisas de forma diferente. Se já havia decisão tomada ela foi elegante o suficiente para não fazer um anúncio. Contudo, se foi o caso, como concordamos no que ela enunciou, ficou fácil produzir o consenso.
Abs.

douglas da mata disse...

errado, o anúncio já estava no blog dela, e motivou a ligação do Gustavo Carvalho!

o que vocês digeriram no outro dia, foi só um "goela abaixo", só isso!

alías, a julgar pela sua insistência, nem deve ter sido tão difícil.

agora eu pergunto: pr'á que mesmo? para fazerem o mesmo que fizeram até agora, ou seja, nada?

Anônimo disse...

IBOPE: DILMA 51% X SERRA 27%

'Tchau presidente, até 2014!'

(Operários da refinaria Abreu e Lima, em PE, ao final da visita de Lula; 28-08)

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Caro amigo Douglas,

Eis o que estava no blog da Vereadora antes de nossa conversa na manhã de terça-feira:

"Os vereadores da bancada de oposição, decidiram apoiar a chapa formada por Nelson Nahim para a presidência e Rogério Matoso para vice-presidência na eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes prevista para acontecer amanhã.
A vereadora Odisséia Carvalho afirma que apesar do prefeito em exercício governar com uma postura mais polida e fazer política sem os arroubos de ódio e ataques aos oposicionista, este pertence ao mesmo grupo político da ex-prefeita Rosângela Matheus.
A opção da bancada oposicionista vai manter a postura de independência em relação ao prefeito, que tem prevalecido desde a posse de Nahim como chefe do Executivo Municipal."

Durante nossa conversa horas antes da sessão ela me relatou não ter ainda questão fechada sobre integrar ou não a nova mesa diretora da Casa. Não cabe a mim questionar sua sinceridade. Como pode ser constatado na nota acima citada, não há menção à presença da parlamentar petista na segunda secretaria, o que se concretizaria horas mais tarde, após nosso entendimento.
A decisão da companheira Odisséia podia até já ter sido tomada individualmente, mas, considerando essa hipótese, como já disse, ela foi hábil e elegante o suficiente pra não manifestar que estava me impondo nada "goela abaixo"!
Você bem sabe que historicamente, em anos de militância juntos, a Vereadora não costuma me impor fatos consumados. Assim como há vários episódios em que caminhamos juntos, há outros tantos em que discordamos, onde muitas vezes, mesmo voto vencido, mantive minhas opiniões e críticas a posições majoritárias defendidas pela companheira no PT e no SEPE.
Desta feita, repito, de fato o entendimento foi facilitado por ela ter me convencido da pertinência de sua posição e da desassociação entre a costura interna na composição do Legislativo e a luta política por um novo modelo de gestão para a cidade.
Sobre as iniciativas políticas da direção partidária voltadas para "uma nova governança em Campos", minha responsabilidade é proporcional ao espaço que meu grupo político ocupa no Diretório. Continuo, contudo, disposto a apoiar e cobrar dos grupos hegemônicos ações concretas neste sentido.