sábado, 15 de maio de 2010

Trabalhador pobre ganhou mais entre 2002 e 2008



Trabalhador pobre foi quem mais ganhou entre 2002 e 2008, diz estudo do Ipea

Os trabalhadores com menor salário e menos qualificação foram os mais beneficiados com aumento da renda, no período 2002/2008, segundo estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e divulgado ontem (13).


“A Evolução Recente dos Rendimentos do Trabalho e o Papel do Salário Mínimo” mostra que os ganhos do salário mínimo, sobretudo a partir de 2004, foram os fatores que mais contribuíram para o aumento da renda. Mostra também que os trabalhadores mais qualificados perderam renda, excetuados aqueles que atuavam em setores favorecidos por investimentos estatais, como infraestrutura e energia.


Num período em que a renda média nacional do trabalho aumentou 7,58%, os pequenos agricultores acumularam ganhos de 21,15%; os salários dos trabalhadores domésticos cresceram 15,36%; os trabalhadores não brancos obtiveram alta de 17,92%; aqueles com até quatro anos de estudo tiveram aumento de 12,39%; os trabalhadores das áreas rurais aumentaram seus ganhos em 28,15%; e os nordestinos passaram a ganhar 19,69% a mais.

Ao contrário destes, os trabalhadores mais qualificados sofreram perdas salariais entre 2002 e 2008. Quem tinha mais de 11 anos de estudo perdeu 12,76%. Professores e profissionais das áreas de ciências biológicas e de saúde foram os que mais perderam. Médicos e enfermeiros, por exemplo, amargaram perdas que somaram 5%. Os professores com formação superior tiveram perda de 2,6%.

“O salário desses profissionais destoa do nível de escolaridade e destoa também do resto. Com isso, conclui-se que não há valorização dos profissionais que cuidam da nossa educação e da nossa saúde”, assinalou Sandro Carvalho, pesquisador do Ipea.

Para o pesquisador, a tendência, no curto prazo, é de que não haja aumento da demanda por profissionais mais qualificados, por causa da atual estrutura da economia do país, voltada para a exportação de commodities, e da desestabilização das economias da Europa e dos Estados Unidos, países compradores de produtos industrializados brasileiros. “As empresas brasileiras não exigem grande qualificação. Tem havido um aumento da oferta, mas não há, em contrapartida, um aumento da demanda por esses profissionais de nível superior”.


Segundo Sandro Carvalho, para que a mão de obra qualificada seja mais valorizada é preciso que o país desenvolva uma política industrial. “Não podemos ficar presos a essa condição de fornecedores apenas de matéria-prima e de serviços com pouca qualificação. É preciso investir na qualificação e, ao mesmo tempo, em uma política para aumentar a demanda por essa qualificação”.


Fonte: Brasília Confidencial

4 comentários:

Anônimo disse...

Caros editores,

Acho que o blog do Núcleo poderia concentrar mais suas forças em nossa cidade e em seus movimentos e ações sociais.
Tudo bem que é importante divulgar os números do ótimo governo Lula, até mesmo para fortalecer a condidatura de Dilma, mas não podemos esquecer do projeto político para esta cidade.
Enfrentamos grandes forças aqui, com grandes canais de mídia e muita influência, por isso, não podemos deixar de concentrar todos os espaços que temos para enfrentá-los, e aí incluo também este blog.
Acredito que muitas ações, pessoas e movimentos sociais de Campos podem nos ajudar e entrar com a gente nesta briga, portanto, vamos abrir espaços para eles falar para eles.

Abs
Paulo Sérgio

Gustavo Carvalho disse...

Caro Paulo Sérgio, reconhecemos tanto a importância estratégica dessa articulação com os movimentos sociais locais como nossa deficiência em fazê-lo. Você teria alguma sugestão concreta para nos propor? Aguardamos retorno.

Anônimo disse...

Caro Gustavo,

Inicialmente, acho que o blog do Núcleo poderia divulgar com mais ênfase todas as ações da vereadora Odisséia, até para que o debate destas ações pudessem ser discutidas abertamente com os internautas, independentemente do blog dela.
Sendo a pauta do blog mais direcionada para os problemas de nossa cidade, a probabilidade das pessoas chegarem para falarem de seus problemas seria imensamente maior. Nestas discussões, vários canais seriam abertos, e como consequência, várias sugestões poderiam aparecer.

Abs,
Paulo Sérgio.

Anônimo disse...

Gustavo,

Continuando...
Explorar temas como o caos no setor de saúde do município; a incompetência e a incapacidade administrativa de vários secretários municipais; funcionários terceirizados; as obras desnecessárias e que gastam rios de dinheiro...
Pessoas especializadas ou envolvidas nestes assuntos poderiam ser entrevistadas por este blog, e a partir destas entrevistas, debates e propostas para a cidade podem surgir, assim como uma articiulação em torno do assunto.

Abs,
Paulo Sérgio