segunda-feira, 12 de abril de 2010

A Pesquisa das Pesquisas

Gráfico 1: Intenção de voto 2010 Sempre Cenário 1 - Ponto a ponto - atualização 9/4/2010
O cientista político Marcus Figueiredo, autor do clássico A Decisão do Voto e professor do IUPERJ , divulda periodicamente a "Pesquisa das Pesquisas", um estudo sistemático sobre todas as pesquisas de opinião sobre a corrida presidencial (de 2008 até hoje). Veja abaixo suas conclusões sobre a atual conjuntura:


"O momento em que estamos já estabeleceu que a polarização entre Serra e Dilma será a tônica desta campanha. As projeções que fizemos indicam que Dilma está em curva ascendente consistente e Serra, na melhor das hipóteses, se estabilizará na faixa de 30-35%, percentual próximo ao que obteve no 2º turno de 2002 (38%). (Ver gráfico das curvas de tendências) Isto é, a sua passagem pela prefeitura de São Paulo e no governo do estado de São Paulo (2006-09) não lhe acrescentou nada de significativo em termos de voto.


Dilma, ao contrário, entra nesta disputa com 4% de intenções de voto em fevereiro de 2008 e hoje se projeta apontando para cima em vias de passar o Serra em breve.


O cenário construído tem e terá até a eleição o confronto de duas historiais e duas agendas: Serra, com sua história e suas alianças já definidas, herda os 8 anos dos governos FHC e Dilma, com sua história e suas alianças já definidas, herda os 8 anos dos governos Lula.


O eleitorado, mais uma vez, irá perguntar: 'quem são esses caras, de onde vieram, o que oferecem pra cuidar da gente?'".

Nenhum comentário: