segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Qual interesse?

Escrevi aqui na manhã de sexta sobre o mau funcionamento do Projeto Cidadão - que não se restringe à linha do Farol.
Confesso que ainda considerava a possibilidade de reorientação do Programa, com maior apoio e cobrança junto às empresas concessionárias do transporte coletivo em Campos, de forma a oferecer um melhor serviço público, legal e seguro, aos "cidadãos" campistas.
Essa esperança ficou mais rarefeita após ouvir na manhã de sábado a Prefeita, em seu Programa de rádio na Diário FM, criticar e desautorizar o DETRO na sua ação contra o transporte irregular no município. Sempre utilizando o eufemismo "transporte alternativo", a Prefeita levou ao ar lideranças de "cooperativas" de perueiros e manifestou explicitamente apoio e disposição de "regulamentar" legalmente o transporte clandestino, em detrimento das empresas que pagam impostos, geram emprego e são responsáveis pela segurança dos usuários.
Longe de mim fazer lobby para empresários de ônibus! Mas não dá pra entender a qual interesse - além do agrado político ao "setor" dos envolvidos no negócio das lotadas - serve a disposição da Prefeita. Não acredito que o "transporte alternativo" possa atender de forma segura, organizada e eficiente a demanda da população por transporte de massa. Trata-se de um paliativo frente ao caos que impera há anos no setor do transporte formal e que o governo Rosinha e o seu Projeto cidadão não conseguiu reverter. Será que o projeto estratégico do governo municipal para solucionar o problema do transporte em Campos tem como cerne as lotadas? Acho que não terei escolha. Vou procurar uma auto-escola, me habilitar e colocar mais um veículo particular rodando com um único usuário no já caótico trânsito da cidade...

Nenhum comentário: