sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Aécio e a socialdemocracia petista







"Aécio deixará o PSDB - Ex-governador de Minas Gerais pretende fundar um novo partido e comandar uma oposição moderada
Com esta manchete de capa a revista Carta Capital (veja aqui) mostra a hemorragia interna das hostes tucanas. Há tempos Aécio faz os seus gestos de insatisfação com a linha política golpista adotada pelo PSDB e que atinge os seus ápices nas campanhas eleitorais. No vislumbre mais favorável, Aécio capitaniaria a construção de uma oposição democrática e aprofundaria a desidratação dos Tucanos. Fortalecimento da Democracia e um cenário e consolidação da "socialdemocracia" que já foi imaginado aproximando setores do PT, sob a liderança tucana. 

Este otimismo latente me recorda um debate sob eleição presidencial, realizado no CPDOC da Fundação Getúlio Vargas, em 1994. Franciso Weffort, representando a candidatura Lula e o PT, entusiasmado, atribuindo um avanço democrático ao papel central desempenhado pelo PT e  PSDB, simbolizados pelo líder sindical e pelo intelectual.

Naquela ocasião, o grande defensor do PT e da candidatura Lula foi o representante da "ciência política", Wanderley Guilherme dos Santos. Para o cientista político, Lula seria mais do que um símbolo, seria um estadista. Liderou o mais significativo movimento de trabalhadores da História do Brasil em plena ditadura militar, organizou a combativa   Central Única dos Trabalhadores e o maior partido de massas da América Latina o PT. Para o empolgado professor Lula seria já um exemplo de "Grande Estadista".  

A sequência, todos conhecem. Oito anos de aliança DemoTucana, agenda neoliberal, o perverso instituto da reeleição... até a eleição de Lula e as dificuldades de composição de maioria no Congresso, o aprendizado político do PT, a campanha acirrada da imprensa golpista e a avassaladora aprovação popular do Governo Lula.

Hoje, o PSDB opta pelo raivoso udenismo golpista. Dilma a caminho de ser eleita. Uma incipiente oposição, renovada e democrática. E a política brasileira reinaugurando a "socialdemocracia" sob a batuta de um nordestino, operário, líder sindical, "mito" e grande estadista, reconhecido pelo mundo.

Nenhum comentário: