quinta-feira, 15 de julho de 2010

Quem somos, afinal?


Mais um capítulo sobre obrigatoriedade do diploma para jornalista segue na Câmara. A comissão especial, responsável pela análise da proposta de emenda, aprovou a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão. Agora precisa ser aprovada pelos deputados antes de ir para o Senado. O presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo, afirmou que a entidade também vai procurar os líderes para garantir a continuidade da proposta. Ele destacou a importância da volta da exigência do diploma: “Nossa profissão não pode ficar do jeito que está. Vivemos uma situação absurda. Hoje não há critério nenhum para ser jornalista. No Distrito Federal, para ser flanelinha é necessário um registro no Ministério do Trabalho. No caso dos jornalistas, nem isso é preciso”.
Sou a favor da exigência do diploma, afinal, estudei quatro anos para isso. Por que não? Somos uma classe tão aviltada que nem merecemos diploma?!! Por acaso é justo que alguém acorde um dia e decida ser jornalista.
Talvez seja porque a grande mídia não precisa de cérebros, mas sim de mão-de-obra, de massa de manobra. Sim!! Afinal, os jornalistas são a massa de manobra da massa de manobra, apesar de muitos se acharem "formadores de opinião". São todos mercenários!! Basta um bom escândalo para vender jornal ou ter ibope. Ou, basta fazer uma pergunta ousada a José Serra para ser defenestrado, afinal, somos muitos, mão-de-obra barata à vontade, esperando para ser trocado pelo próximo da fila. Um bom exemplo dessa indignidade é destacado pelo blog Cloaca News: o candidato Serra manda investigar as vidas pregressas dos jornalistas que o entrevistam: "a assessoria do tucano toma essa medida em todas as cidades que o ex-governador visita." O blog ainda relata que:

O tucano deu um verdadeiro “piti” quando questionado por Mário Carvalho (jornalista do Maranhão) sobre como faria para diminuir sua rejeição no Nordeste, segundo apontam vários institutos de pesquisas.
- Onde você viu essa informação? Você está fazendo campanha para Dilma – irritou-se o presidenciável;

- No Ibope e no Datafolha – respondeu o repórter.

- De qual emissora você é? – quis saber o tucano.

- Da Mirante AM – respondeu o jornalista.

- Não é rádio do Sarney? – quis saber Serra. – Eu não sei onde você viu isso. Vamos fazer uma coisa, você quer fazer propaganda pra Dilma? Eu acho legítimo que sua rádio e você faça campanha para Dilma. Não tenho nada a me opor. Agora não venha falar mentira. Tudo bem, faz a campanha direto (pra Dilma) – completou o tucano já quase aos gritos.

Isso é ser a favor da liberdade de expressão e de imprensa?

Nenhum comentário: