sexta-feira, 9 de abril de 2010

Factóide

Com a autoridade de quem se opôs à participação do PT no governo Mocaiber desde o início, posso caracterizar aqui como factóide a tentativa de desmoralizar nosso partido protagonizada por um parlamentar da base do governo municipal na sessão de quarta-feira da Câmara Municipal.
É fato que após a operação Telhado de Vidro o Diretório Municipal do PT rompeu com a gestão de Mocaiber e que seus dirigentes se afastaram dos cargos de confiança (DAS) que ocupavam naquela gestão. Se foi uma decisão tardia, é outra discussão que não cabe ao Vereador Albertinho (PP), que não é filiado ao partido, e que particularmente acho extemporânea. Mas é forçar a barra dizer que a permanência de alguns filiados do PT em funções de prestação de serviço como terceirizados por uma fundação configura apoio político ou participação de um partido em um governo.
A pueril tentativa de comprometer o partido com uma "denúncia" vazia não vai intimidar nossa Vereadora, tampouco prejudicar a nossa unidade e o propósito de cobrar transparência na gestão dos recursos públicos e contribuir na construção um novo momento político na cidade.
Até porque o PT, a despeito de eventuais equívocos pontuais, tem muito menos a explicar que os grupos de mesma origem que, "inimigos íntimos", ao polarizar na disputa política acabam produzindo acusações mútuas sobre suas participações nas gestões municipais dos últimos vinte anos, sugerindo que ambos podem ter razão!

Um comentário:

Brand Arenari disse...

Caro Fábio, assino embaixo de tudo que vc escreveu. Vc tem razão em todos os pontos defendidos.
Mas não podemos esquecer que este é um risco que corremos quando elegemos a “luta contra a corrupção” como única bandeira política. Corremos o risco de cair na areia movediça da troca de acusações, a qual serve, sobretudo, para esvaziar e neutralizar o debate verdadeiramente político.
Esse discurso, de verve udenista, tem aniquilado as possibilidades de debate maduro, ele esvazia a política, coloca todos do mesmo lado, impedindo a população de ver as diferenças. Da mesma maneira que todos berram contra a corrupção, de garotinho à Odisséia, amanha todos são chamados de corruptos, na maior demonstração de esvaziamento político, que serve apenas aos conservadores e oportunistas.
Com isso não quero dizer que a atitude da vereadora não seja louvável, mas apenas lembrar que é muito pouco para uma vereadora do PT. Ficando só neste debate, as dúvidas para onde vai a vereadora continuam de pé. Eu como sou um otimista ainda tenho estas dúvidas.

Um abraço.