sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A DEMência da oposição

A direita brasileira, que se expressa de modo mais orgânico como militate do DEM (herdeiro do pefelê, PDS e da ARENA), caminha para derrocada final. Como se não bastasse a decadência eleitoral progressiva, a "pá de cal" veio com o escândalo cinematográfico do Governo Arruda no DF. Esse contexto de anomia é agravado pelo tática de avestruz do virtual candidato Serra. Por isso chega a ser divertido ver um dos principais quadros da oposição agonizar na blogsfera. Pois assim fez César Maia no seu blog hoje, ao temer o "senso de oportunidade" do "estadista" FHC ao tratar da complexa questão da descriminalização das drogas. Ao abordar a polêmica dessa forma, ele dá a medida do seu desespero político-eleitoral. Vejam isso:

FHC VAI FAZER GOL CONTRA!
1. FHC é um dos personagens políticos mais importantes desta eleição, queira ou não. Portanto, deve cuidar muito dos próprios passos. Agora, num estilo holandês de ver a vida, decidiu ser o âncora de um filme-documentário propondo que o consumo de drogas, com a maconha como abre alas, corra livre de constrangimento.
2. Uma questão polêmica, de questionável efetividade, dada a rede informal de micro-redistribuidodes/consumidores de droga existente.
3. Mas uma coisa não é polêmica. 85% das pessoas são contra, sendo que entre os mais pobres 94%. Se não bastasse a "populistalização" de Lula entre os mais pobres, se entrar este documentário antes das eleições, terá o efeito que o filme dele não conseguiu: abalar a população, e especialmente os mais pobres.
4. Que FHC reflita bem, que ele está no Brasil e que sua atuação no clube das personalidades mundiais acima do bem e do mal se aplica em fóruns sofisticados, mas não se aplica no Brasil, em especial por veiculação de massa. Rapidamente os momentos mais contundentes serão recortados e cairão em todas as redes de internet, com a chamada que se imagina. Em 2010, isso seria um desastre.

2 comentários:

douglas da mata disse...

Arguta a sua percepção,

Vejam que os DEMOS estão atônitos, e nem conseguem mais calibrar qualquer "tiro".

Critica o FFHHCC pelo que ele teria de melhor(?), que seria a provocação de debates na academia, com possibiliade de reverberação em toda a sociedade, e o que é pior, com ônus para o governo debater, afinal, é governo.

No entanto, esquece-se, propositalmente, César Maia que foi FFHHCC o responsável pela instituição da pena de morte no Brasil, com a instituição da Lei do Abate, durante seu Governo, e que diga-se de passagem, perdura até hoje.

Tudo para acolher as teses do "War on Drugs" dos EEUU, estratégia que já demonstrou ser um rotundo fracasso, quer pelo viés da saúde pública(aumento de usuários), quer pelo aumento e fortalecimento das práticas criminosas vinculadas ao uso de entorpecentes(tráfico, lavagem de dinheiro, corrupção, etc).

Essa contradição, Maia não aponta.

Gustavo Carvalho disse...

Na verdade ele é profundamente coerente com a tradicional demofobia, afinal de contas o Brasil não é a Holanda!? Mas chega a ser ridículo imaginar o impacto eleitoral dessa monta com um tema tão pontual. Será que ele "fumou um" e está paranóico???