sábado, 14 de agosto de 2010

Maria da Conceição Tavares: 80 anos de luta!


A revista Carta Capital dessa semana presta merecida homenagem à economista guerreira, confira abaixo duas passagens marcantes:

JG: Por que a senhora entrou no PT e qual a sua participação na formação do novo programa que ali estava se construindo?

MCT: Entrei no PT para continuar a luta política pelos meus sonhos de um Brasil novo. Minha participação na formação dos programas que foram se gestando de 1994 em diante foi particularmente intensa no período 1994-2002, quando Lula, ademais de nosso candidato permanente, dirigia o Instituto da Cidadania. Uma ONG na qual participavam ativamente a maioria dos intelectuais de esquerda do Brasil e boa parte dos dirigentes partidários e dos líderes sindicalistas do próprio PT. Foi um período muito rico, uma espécie de universidade aberta para todos. O "aluno"que mais participava, com atenção extrema e perguntas provocadoras, era, sem dúvida, o próprio Lula. Suas ideias a respeito do Brasil e do mundo, sua memória e sua inquietação permanente fazem dele o maior intelectual orgânico do povo brasileiro.

JG: A senhora foi deputada federal. Quais os momentos mais marcantes do mandato?

MCT: Infelizmente, o meu mandato popular foi, sobretudo, de resistência às políticas de desmantelamento da Constituição de 1988 de todo o período FHC. Não fosse a camaradagem com a bancada do próprio PT e do PCdoB, teria "capotado" durante esse período. A nossa transição democrática, na verdade, só começou para valer, no aspecto social, no governo Lula, já que a bancada do PT sempre foi minoritária no Congresso Nacional. Em um regime presidencialista do tipo brasileiro, o peso do chefe do Estado para o destino do nosso país ganha uma importância desmedida. Espero, por isso, que ganhemos as próximas eleições da República para continuar aprofundando a transição democrática e republicana.

Nenhum comentário: