quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Os 101 anos de desafios dos IFs



Como bem lembrado pelo professor Roberto Moraes, é necessário celebrar a brilhante iniciativa de Nilo Peçanha na construção desse patrimônio público que é a Rede Nacional de Educação Ciência e Tecnologia, hoje denominada Institutos Federais. Na nossa região, tão carente de instituições e políticas públicas exitosas, a rica trajetória do Instituto Federal Fluminenese (ex-Cefet Campos) torna-se referência civilizatória fundamental da vida coletiva local e regional.

Não por acaso o Governo Lula percebeu a posição estratégica e a capacidade potencial dos Cefets para alavancar e interiorizar o desenvolvimento econômico-social em escala nacional. Por isso, os IFs são mais que um desdobramento natural dos Cefets. Pois, além de contribuir para solucionar a equação educação de qualidade/produtividade econômica, a rede de institutos deve conjungar novos desafios: especialmente o incremento ao desenvolvimento regional e a ampliação da inclusão social cidadã.

Viva!

Um comentário:

Roberto Moraes disse...

Grande Gustavo,

Bem lembrada a correlação entre o IF local/regional, o IF Fluminense, e a política nacional.

É impressionante o papel que esta instituição desempenha cada vez mais fortemente, em meio, ao debate interno e à crescente demanda e confiança da sociedade em nosso trabalho.

Sigamos em frente!

Abs.