terça-feira, 28 de setembro de 2010

Diferença entre Datafolha e Vox Populi

Todos se lembram que até um determinado ponto da campanha eleitoral ou mesmo antes da campanha começar, existiam diferenças absurdas entre o Datafolha e os outros institutos de pesquisa. Só quando a situação punha em risco a "reputação" do instituto é que resolveram ceder e inventaram uma pseudo-razão para o crescimento "repentino" da Dilma.
Agora voltaram à velha tática.
Confiram aqui o post do Roberto Moraes.


Diferença entre Vox Populi e DataFolha


O Vox Populi diário deu ontem um resultado que difere da pesquisa do DataFolha divulgado hoje, pelo jornal Folha de São Paulo. Qual dos dois está correto? Veja a diferença:

Vox Populi - DataFolha:
Dilma - 56% - 51%;
Serra -27,5%- 32%;
Marina-15% - 16%;
Outros - 1,5% - 1%.

PS.: Atualizado às 11:32: Há três novas pesquisas a serem divulgadas entre hoje e quinta-feira: do Ibope, Sensus e outra do próprio Datafolha. O Ibope também já registrou pesquisa de boca-de-urna para divulgar no dia da eleição no fechamento das urnas

3 comentários:

Anônimo disse...

Não aguento mais essa campanha de Dilma para Presidente!

Segundo os dicionários e o próprio
Vocabulário ortográfico da Língua Portuguesa atual (2009) a palavra "presidenta" já pode ser usada como substantivo feminino de "presidente".

presidenta s.f.
Dilma(13) presidentA!

presidenta s.f. 1 mulher que se elege para a presidência de um país 2 mulher que exerce o cargo de presidente de uma instituição.

Fonte: O sistema de busca do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, quinta edição, 2009, contém 381.000 verbetes, as respectivas classificações gramaticais e outras informações conforme descrito no Acordo Ortográfico.

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa(VOLP)
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS!

douglas da mata disse...

Aninha, a sobreposição dos gráficos da "datafalha" sobre os demais dá um movimento chamado boca de jacaré, que agora, depois de se "fechar" quando encontrou os números dos outros institutos, para não cair em total escárnio, agora, no esforço "concentrado" para inventar o 2º turno, o jacaré da folha abra, de novo, a boca, e cumpre sua missão junto aos patrões.

Um abraço.

Ana Paula Motta disse...

Um abraço Douglas e exatamente esse movimento que o artigo aborda, como no primeiro falhou e teve que admitir uma "onda Dilma ascendente vertiginosa" na época para justificar sua mudança repentina de números, onda essa que o outros institutos afirmam não ter ocorrido, ocorreu sim o crescimento gradual da nossa candidata. Agora tenta fabricar um segundo turno.
Anônimo que seja viva nossa futura PRESIDENTA!!!