sábado, 1 de maio de 2010

As lições de Maria da Conceição

Outra colaboração valiosa do camarada Tadeu 360º.

Passado o merecido oba oba da explorada festa de 80 anos da economista Maria da Conceição Tavares, podemos ver com mais calma este interessante documentário sobre esta combativa intelectual desenvolvimentista. Vigorosamente comprometida com autonomia nacional e o desenvolvimento social, a sua trajetória de vida aliou a atividade intelectual de ensino e crítica com a formulação e a assunção de responsabilidades em vários organizações nacionais e internacionais e com um mandato de deputada federal pelo PT entre 1995-1999. Acompanhar a sua trajetória é uma aula sobre História do Brasil e a sua inserção na globalização subordinante. 

"- Uma velha senhora, otimista!"
Veja o olhar e fala incisivos que não desanimou no enfrentamento com o pensamento das elites econômico-sociais e políticas do país, mobilizando os parcos recursos de que dispõe uma intelectual crítica e professora rebelde. Obrigado, Maria!!

Um comentário:

Norma disse...

Olá Gustavo,
parabéns pela postagem. Amei a entrevista com a Conceição Tavares. É contagiante o otimismo dela. Muita gente deveria ver...
Abraços,
Norma